como preparar o corpo para o Carnaval
como preparar o corpo para o Carnaval

Exercite-se: como preparar o corpo para o Carnaval

por Redação
em 16 de fevereiro de 2017

Para entrar na folia sem o risco de não aguentar o ritmo dos quatro dias com o samba no pé, é preciso estar com a condição cardiorrespiratória em dia e a musculatura treinada e bem aquecida. Por isso, nestes dias que antecedem a festa, invista em exercícios para preparar o físico para o Carnaval.

“Mas lembre-se de nunca exagerar, observe seu corpo e as respostas dele”, orienta o educador físico da L&L Espaço Vida ao Corpo, Felipe Cruz. “Caso perceba que está muito cansado e fraco, descanse. Afinal, não dá para chegar tão exausto na sexta-feira de Carnaval e daí nem aguentar a brincadeira.

Correr acelera o metabolismo e fortalece os ossos (foto: istock)

Correr acelera o metabolismo e fortalece os ossos (foto: istock)

Dicas de exercícios para preparar o físico para o Carnaval

Exercícios aeróbicos e musculação podem fazer com que seu organismo esteja mais preparado para os esforços dos quatro dias da festa mais popular do Brasil. Veja as dicas do educador físico Felipe Cruz.

Aeróbicos: atividades aeróbicas farão com que você suporte as horas pulando sem comprometer seu sistema fisiológico. O melhor é apostar em exercícios como corrida, caminhada, pedalar de bicicleta, natação.

LEIA MAIS
Pilates: equilíbrio e consciência corporal

Tanto a corrida como a caminhada são esportes fáceis e práticos: só exigem um par de tênis confortável para os pés e disposição para dar os primeiros passos. Elas vão acelerar o metabolismo, melhorar a qualidade do seu sono, fortalecer seus ossos e diminuir o estresse para que seu Carnaval seja cheio de energia e sem irritações ou dores.

Já a natação, considerada um esporte completo, auxilia na formação da postura, ajuda na concentração, na respiração, na recuperação de lesões e, inclusive, proporciona a sensação de bem-estar. Se tiver uma piscina por perto, não perca a chance de mergulhar.

Natação é considerada o esporte mais completo (foto: istock)

Natação é considerada o esporte mais completo (foto: istock)

Pedalar é o que todo mundo já sabe: dá aquela energia, fortalece pernas e quadril e ainda garante o prazer de curtir a cidade mais de perto e sem o barulho de motores. Um ensaio para acompanhar os trios elétricos.

Musculação: para a musculatura, o ideal é fazer atividades de força e resistência, como o crossfit, o pilates ou mesmo a hidroginástica.

O pilates fortalece todo o conjunto de musculaturas, das superficiais às mais profundas

O pilates fortalece todo o conjunto de musculaturas, das superficiais às mais profundas (foto: istock)

No crossfit, como as séries não são pré-definidas e os elementos usados em cada treino quase nunca se repetem, você desenvolve força e resistência sem ficar entediado.

O pilates vai te ajudar a alongar e fortalecimento o corpo todo, uma vez que trabalham todo o conjunto de musculaturas, desde as mais superficiais até as mais profundas.

Por fim, a hidroginástica pode contribuir no aumento da flexibilidade muscular, um incentivo e tanto para você conseguir acompanhar os bloquinhos do início ao fim dos quatro dias de folia.

Sugestão Jasmine

Gostou das nossas dicas de exercícios para preparar o físico para o Carnaval? Acompanhe o blog da Jasmine para ler outras matérias sobre a prática de exercícios físicos. Confira também os demais conteúdos sobre Carnaval, com dicas de alimentação para aguentar a folia com saúde e para desintoxicar o corpo após a festa.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!