exercícios mindfulness
exercícios mindfulness

Exercícios Mindfulness: O estado de atenção plena ajuda até a emagrecer

por tatiana.barros
em 30 de junho de 2017

Temos muitas demandas ao longo do dia e vivemos em um mundo que nos pede uma agilidade fora do normal. Quantas vezes paramos para nos concentrar em apenas uma atividade? É comum responder a e-mails enquanto almoçamos, repassar mentalmente no banho pontos de uma reunião  e falar ao telefone ao mesmo tempo em que praticamos uma atividade física. Esses hábitos parecem bem práticos e inofensivos, mas nos impedem de focar no tempo presente, o que prejudica diretamente a qualidade de vida e o autoconhecimento. Para nos ajudar a viver bem o momento, existem os exercícios Mindfulness, uma técnica milenar voltada para o estado de atenção plena.

O que é o Mindfulness?

Ninguém entende mais de bem-estar e  consciência mental do que os orientais. Não por acaso, a técnica Mindfulness nasceu no oriente e é parte da cultura budista.  Os exercícios pregam a necessidade de se conectar a uma única atividade, o que gera mais produtividade e ajuda a combater problemas da vida moderna, como a ansiedade e o estresse.

LEIA MAIS
Ayurveda: a medicina indiana que une saúde física e emocional
LEIA MAIS
Conheça os principais tipos de Yoga e suas diferenças

Embora a meditação e o Mindfulness sejam constantemente comparados, são práticas bem diferentes. Enquanto a primeira técnica é focada em visualizações, a segunda é voltada a exercícios mais objetivos, para que a consciência reconheça o presente e consiga lidar melhor com os problemas.

Exercícios Mindfulness

A técnica pode parecer difícil de ser colocada em prática, mas alguns exercícios básicos ajudam a se familiarizar com o Mindfulness. Conheça alguns:

Ao tomar banho

O banho é uma das atividades mais relaxantes do nosso dia. E potencializar esse momento é simples. O segredo é se concentrar em cada etapa, estímulo e sensação que o banho proporciona. Sinta a água caindo, a temperatura e o movimento que as gotas fazem no seu corpo, assim como os aromas e as texturas dos produtos que utiliza. Concentre-se apenas nessa atividade e esforce-se para voltar a atenção ao que está fazendo mesmo que seus pensamentos tentem fugir desta situação.

Ao respirar

A respiração é uma atividade tão automática que nem prestamos atenção nela. Mas saiba que isso é um erro. É essencial focar nesse movimento, em como o ar entra e sai, no tempo que leva cada inspiração e expiração e na temperatura do ar. Esse é um exercício que ajuda a pessoa a se reconectar consigo e é uma das atividades mais eficientes para aliviar crises de estresse e ansiedade.

Ao escovar os dentes

Sempre que cumprir essa tarefa, atente-se para o sabor da pasta dental e para os movimentos que faz com a escova, sinta o ardor em alguns pontos das suas papilas gustativas, gengiva e a língua.

Ao lavar a louça

É possível aplicar a técnica Mindfulness até nas atividades domésticas. Ao lavar a louça, por exemplo, sinta o contato com a água, a textura da esponja e da espuma, o movimento que faz ao esfregar e ao enxaguar as peças.

Ao arrumar a cama

Preste atenção em cada movimento, como dobrar os cobertores, estender o lençol e afofar os travesseiros. Sinta as diferenças entre os itens que compõem a cama, aproveite os aromas e observe a mudança que essa organização trouxe ao ambiente.

Ao se exercitar

Enquanto pratica uma atividade física, experimente abrir mão de música, TV e conversas. Concentre-se nos movimentos, na contração dos músculos e na respiração.

Mindful Eating

Os princípios do Mindfulness podem ajudar até a emagrecer. O Mindful Eating é a prática da alimentação consciente, com foco total no momento da refeição. Para os especialistas, a técnica também ajuda a reduzir a compulsão alimentar.

Para atingir esses resultados, nada de usar o momento da refeição para ler notícias, ouvir rádio ou mexer no celular. Reserve sua atenção unicamente para o ato de sentir aromas, texturas e sabores que o alimento oferece. Concentre-se também na mastigação, sem ter pressa, e, se puder, feche os olhos para ampliar os outros sentidos.

O Mindful Eating também ajuda a identificar se a fome é física ou emocional:

Fome física: É aquela que cresce gradualmente, é sentida no estômago e mais fácil de ser saciada.
Fome emocional: É aquela que surge de repente, é um desejo mental e mais difícil de ser saciada. Para eliminá-la, procure fazer alguma atividade que ajude a muda o foco e relaxar.

Mude aos poucos a forma como realiza cada atividade do seu dia. Quanto mais aplicar a técnica, mais benefícios você irá sentir na sua rotina. E até os hábitos mais banais, que parecem tão entediantes, poderão ter um novo significado para você.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!