3 principais tendências fitness para 2017

por Redação
em 24 de janeiro de 2017

Um novo ano se inicia e voltamos aos nossos afazeres diários. Mas, isso não significa que a rotina deve continuar na mesmice de sempre, não é mesmo? Para começar o ano a todo vapor, nada melhor do que praticar esportes para aumentar a disposição e ter um ritmo de vida mais saudável. Quer algumas dicas?

Principais tendências fitness para 2017

Confira as indicações feitas pelo relatório anual do American College of Sports Medicine (ACSM), com detalhes sobre cada categoria explicados pela educadora física Sammia Smirna.

1. Calistenia

É a prática de exercícios físicos utilizando apenas o peso do próprio corpo, para testar a resistência e adquirir músculos. Sabia que essa metodologia era usada com soldados em guerra que precisavam de alternativas para condicionar o corpo para as possíveis adversidades? Pois é!

Características e benefícios:

O objetivo da Calistenia é o fortalecimento muscular, ganho de habilidade motora e aumento de força da massa magra. Os exercícios têm um caráter mais acrobático, com parada de mãos, caminhada de ponta cabeça e pranchas suspensas, por exemplo. Nessa modalidade, o praticante condiciona o físico trabalhando unicamente com o peso do corpo. Não é voltada à perda de peso.

LEIA MAIS
5 motivos para praticar exercícios funcionais
LEIA MAIS
4 trocas saudáveis para melhorar o resultado do treino

2. Treinamento Funcional

É um método de condicionamento físico mais dinâmico que os treinos convencionais. É uma prática abrangente, que trabalha todo o corpo e não apenas uma parte dele.

Características e benefícios:

Essa modalidade é caracterizada pela junção de diferentes capacidades físicas em um único exercício. Os movimentos exploram a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. O treinamento funcional promove um gasto energético maior, dada a complexidade dos movimentos e a necessidade de envolver várias capacidades físicas. Isso favorece o emagrecimento e aumenta a autoestima.

3. Treinamento em circuito

O método em circuito consiste em realizar vários exercícios, subdivididos em “estações”, dentro de um determinado tempo, ou com um número específico de repetições.

Características e benefícios:

A modalidade se caracteriza pela união de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, podendo ser utilizada para trabalhar qualquer sistema energético. Os circuitos com foco anaeróbico devem ser executados com esforço máximo e em pouco tempo. Já os circuitos com foco aeróbico devem ter intensidades baixas, porém de longa duração. Ainda que não seja o método ideal para se desenvolver uma única capacidade física ao máximo, a possibilidade de a desenvolver, torna o método muito útil, principalmente quando há pouco tempo e precisa-se de resultados rápidos.

Dica: todos os métodos listados acima podem ser praticados em grupo, o que pode proporcionar mais motivação durante os treinamentos. Então, pode chamar os amigos para participar com você!

Sugestão Jasmine

É claro que, no meio de um exercício ou outro, vai bater aquela fome. Por isso, na hora de fazer um lanche, o ideal é optar por alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, como: Barrinhas de Cerais de Granola, SuperFrutas ou Frutas Crocantes, Sementes ou Mix de Sementes. Conheça todos os nossos produtos!

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!