Como preparar um escalda-pés relaxante para o fim do dia

por tatiana.barros
em 29 de novembro de 2017

Para fazer uma atividade aparentemente simples, como andar ou correr, o nosso corpo utiliza nada menos do que 650 músculos. Dá para imaginar como nossos pés ficam sobrecarregados diante da missão de ser a base de sustentação para que toda essa movimentação aconteça. Por isso, eles precisam – e muito – de cuidados especiais.

Além de cuidar dessa parte esquecida do corpo, ao dedicar um momento para realizar um escalda-pés você ainda proporciona um equilíbrio físico e emocional completo.

LEIA MAIS
Day Spa Caseiro: dicas para aproveitar o antes e o depois
LEIA MAIS
SPA caseiro: 5 tratamentos para cuidar da cabeça aos pés

Como preparar um escalda-pés em casa

Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia exaustivo e reservar alguns minutos para relaxar. Pensando nisso, selecionamos algumas receitas simples para você preparar um escalda-pés revigorante no fim do dia.

Escalda-pés de lavanda

Ferva 3 litros de água e, no recipiente escolhido, acrescente duas gotas de óleo essencial de lavanda, meia xícara de sal grosso e várias bolinhas de gude.

Benefícios: A lavanda e o sal reduzem o inchaço dos pés, enquanto as bolinhas de gude proporcionam um efeito relaxante que ajuda a amenizar o estresse diário.

Escalda-pés contra dores

No recipiente de sua escolha, coloque 3 litros de água quente, meia xícara de sal refinado, pétalas de rosas, três gotas de óleo essencial de gerânio e uma gota de óleo essencial de ripestre.

Benefícios: Os óleos servem para prevenir a retenção de líquidos e o inchaço, enquanto o sal e as pétalas de rosas proporcionam relaxamento. Essa receita é especialmente indicada para mulheres que ficam o dia todo de salto alto ou estão com os pés doloridos.

Escalda-pés refrescante

Coloque no recipiente de sua escolha uma quantidade de água em temperatura ambiente que seja suficiente para cobrir os pés. Acrescente cinco gotas de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã maceradas com sal marinho.

Benefícios: A hortelã é responsável por trazer um frescor, que relaxa as tensões.

Esfoliação

Outro “presente” que você pode dar aos seus pés é fazer uma esfoliação uma vez por semana. Esse processo elimina as células mortas, deixando a pele mais hidratada e macia.  Misture 4 colheres de sopa de açúcar mascavo com 8 colheres de óleo de amêndoas. Em seguida, aplique sobre os pés, sempre massageando com movimentos circulares e para cima. Em seguida, enxágue bem e faça o escalda-pés da sua preferência.

Hidratação

Após realizar o escalda-pés, um último passo: passe o hidratante nos pés, envolva-os com um saco de plástico transparente e deixe agir por dez minutos. Retire o plástico, faça uma massagem e depois, se desejar, retire o creme.

Para que essas práticas tenham realmente o efeito que se espera, é preciso escolher um ambiente tranquilo. Para deixar a atmosfera ainda mais agradável, vale acender velas aromáticas e colocar uma música ambiente.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!