Fale Conosco
natação
natação

5 dicas para nadar com saúde

por jasmine
em 18/08/2015

Já pensou em incluir a natação como atividade física regular em seu dia a dia? Além de ser considerada um esporte completo, a natação também se destaca por ser uma prática de baixo impacto. O que, consequentemente, oferece um menor risco quanto ao desenvolvimento de lesões. Mas isso não significa que você pode começar a nadar de uma hora para outra, sem tomar nenhum cuidado. Desta forma, conversamos com a profissional de educação física, Manuela Dias Vieira, e selecionamos algumas dicas para você aproveitar todos os benefícios do esporte com saúde e segurança. Confira!

5 dicas para nadar com saúde

1. Orientação Profissional

A prática de toda e qualquer atividade física deve ter o acompanhamento de um especialista, objetivando o seu melhor aproveitamento de acordo com o ritmo de possibilidades de cada um. “A natação é um esporte que, teoricamente, não possui impacto, já que a água reduz em até 70% o peso corporal. Porém, o uso repetitivo e exagerado dos membros superiores pode acarretar em Lesões por Esforço Repetitivo (LER),” alerta Manuela. “Além disso, todo esporte tem seu risco de lesão, se for realizado incorretamente. Desta forma, é de suma importância que a prática conte com a orientação e a supervisão do profissional de educação física em qualquer idade”, reitera a profissional.

2. Higiene

Para praticar a natação, existe uma recomendação básica de higiene: passar pela ducha antes de entrar na água. Também se recomenda evitar o uso de cremes de cabelo, óleos e hidratantes corporais antes de pular na água. Outro ponto importante é o uso do chinelo de borracha para circular na área da piscina, evitando levar a sujeira para a água, além de ajudar a prevenir acidentes.

3. Alongamento e Aquecimento

Sempre, antes de iniciar a prática, é importante realizar alongamentos que priorizam os grandes grupos musculares e exercícios para aquecer as grandes articulações. Já o aquecimento deve ser feito na água e de forma lenta, para que o sistema cardiorrespiratório comece a sentir os primeiros efeitos da atividade física.

4. Equipamentos Básicos

Recomenda-se o uso de roupas de banho adequadas, tais como o maiô “nadador” para mulheres, e a sunga para os homens. Além disso, o uso de acessórios como touca e óculos de mergulho também são fundamentais, pois auxiliam a prática do exercício, melhorando o campo de visão sem irritar os olhos.

5. Alimentação

Apesar de ser uma prática de baixo impacto, nadar exige muita energia! Por isso, e para garantir um melhor desempenho e recuperação, antes e depois da prática, é essencial cuidar da alimentação e montar um cardápio saudável. Afinal, cerca de 30 a 60 minutos antes de nadar é preciso fazer uma alimentação leve e rica em nutrientes. O mais indicado é o consumo de frutas, verduras e legumes que possam garantir energia para praticar a atividade com sucesso. Já depois de nadar, o ideal é consumir alimentos ricos em proteínas, que auxiliam na recuperação dos músculos.

LEIA MAIS
O que comer no pré e pós-treino

Sugestão Jasmine

Como a natação é um esporte que exige máximo desempenho e força, combinado com leveza, que tal incluir as nossas opções de Snacks Saudáveis no cardápio? Você pode escolher entre as Sementes, o Mix de Sementes, o Soytoast e o Trail. Além disso, você também pode garantir energia com os Grain Flakes Granola Integral, com as Frutas Crocantes e as Superfrutas, e melhorar a recuperação dos músculos com o Levedo de Cerveja. Confira!

Fonte: Manuela Dias Vieira – Profissional de Educação Física do Complexo Aquático da Unisul.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade