natação
natação

5 dicas para nadar com saúde

por Redação
em 18 de agosto de 2015

Já pensou em incluir a natação como atividade física regular em seu dia a dia? Além de ser considerada um esporte completo, a natação também se destaca por ser uma prática de baixo impacto. O que, consequentemente, oferece um menor risco quanto ao desenvolvimento de lesões. Mas isso não significa que você pode começar a nadar de uma hora para outra, sem tomar nenhum cuidado. Desta forma, conversamos com a profissional de educação física, Manuela Dias Vieira, e selecionamos algumas dicas para você aproveitar todos os benefícios do esporte com saúde e segurança. Confira!

5 dicas para nadar com saúde

1. Orientação Profissional

A prática de toda e qualquer atividade física deve ter o acompanhamento de um especialista, objetivando o seu melhor aproveitamento de acordo com o ritmo de possibilidades de cada um. “A natação é um esporte que, teoricamente, não possui impacto, já que a água reduz em até 70% o peso corporal. Porém, o uso repetitivo e exagerado dos membros superiores pode acarretar em Lesões por Esforço Repetitivo (LER),” alerta Manuela. “Além disso, todo esporte tem seu risco de lesão, se for realizado incorretamente. Desta forma, é de suma importância que a prática conte com a orientação e a supervisão do profissional de educação física em qualquer idade”, reitera a profissional.

2. Higiene

Para praticar a natação, existe uma recomendação básica de higiene: passar pela ducha antes de entrar na água. Também se recomenda evitar o uso de cremes de cabelo, óleos e hidratantes corporais antes de pular na água. Outro ponto importante é o uso do chinelo de borracha para circular na área da piscina, evitando levar a sujeira para a água, além de ajudar a prevenir acidentes.

3. Alongamento e Aquecimento

Sempre, antes de iniciar a prática, é importante realizar alongamentos que priorizam os grandes grupos musculares e exercícios para aquecer as grandes articulações. Já o aquecimento deve ser feito na água e de forma lenta, para que o sistema cardiorrespiratório comece a sentir os primeiros efeitos da atividade física.

4. Equipamentos Básicos

Recomenda-se o uso de roupas de banho adequadas, tais como o maiô “nadador” para mulheres, e a sunga para os homens. Além disso, o uso de acessórios como touca e óculos de mergulho também são fundamentais, pois auxiliam a prática do exercício, melhorando o campo de visão sem irritar os olhos.

5. Alimentação

Apesar de ser uma prática de baixo impacto, nadar exige muita energia! Por isso, e para garantir um melhor desempenho e recuperação, antes e depois da prática, é essencial cuidar da alimentação e montar um cardápio saudável. Afinal, cerca de 30 a 60 minutos antes de nadar é preciso fazer uma alimentação leve e rica em nutrientes. O mais indicado é o consumo de frutas, verduras e legumes que possam garantir energia para praticar a atividade com sucesso. Já depois de nadar, o ideal é consumir alimentos ricos em proteínas, que auxiliam na recuperação dos músculos.

LEIA MAIS
O que comer no pré e pós-treino

Sugestão Jasmine

Como a natação é um esporte que exige máximo desempenho e força, combinado com leveza, que tal incluir as nossas opções de Snacks Saudáveis no cardápio? Você pode escolher entre as Sementes, o Mix de Sementes, o Soytoast e o Trail. Além disso, você também pode garantir energia com os Grain Flakes Granola Integral, com as Frutas Crocantes e as Superfrutas, e melhorar a recuperação dos músculos com o Levedo de Cerveja. Confira!

Fonte: Manuela Dias Vieira – Profissional de Educação Física do Complexo Aquático da Unisul.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!