rotina de treinos
rotina de treinos

Dicas para retomar a rotina de treinos depois das férias

por tatiana.barros
em 2 de agosto de 2017

Para a grande maioria das pessoas, as férias são sinônimo de relaxamento e hora de fugir dos compromissos do dia a dia. E isso vale também para a alimentação regrada e para a rotina de treinos. Quando as folgas acabam, no entanto, vem a culpa e a dificuldade para retomar o ritmo dos exercícios físicos.

Como voltar à rotina de treinos na academia

Agosto chegou, é hora de dizer adeus às férias e retomar as atividades físicas. Nem sempre é fácil voltar ao ritmo, porque o corpo perde condicionamento, força, resistência e flexibilidade mesmo com poucos dias de repouso.

LEIA MAIS
4 trocas saudáveis para melhorar o resultado do treino
LEIA MAIS
Pré e pós-treino: 5 dicas de dieta para quem malha

É comum ainda perceber que quem treina com regularidade tem uma tendência maior de ganhar peso durante as férias. Isso acontece porque essas pessoas têm o metabolismo mais acelerado por causa do esporte. No período de descanso, o metabolismo diminui e o excesso de calorias ingeridas é transformado em gordurinhas.

Mas nada de desespero. Seguindo algumas dicas, é possível voltar com tranquilidade à forma e ao ritmo dos treinos.

Vá com calma

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Vá com calma. Acelerar e pegar pesado só irá causar lesões e fadiga. A dica é usar cargas menores e fazer mais repetições.

Cuide da alimentação

Como sabemos que é normal abrir mão da alimentação equilibrada nas férias, é importante retomar o cardápio balanceado pelo menos uma semana antes de voltar aos treinos. Evite excesso de açúcar, sal e álcool.

Para hipertrofia muscular

Para quem quer ganhar massa magra, fica a dica: as células musculares não diminuem no período em que você fica sem treinar. Por isso, após alguns dias de retorno, os músculos recuperam a força e o condicionamento.

Alongue-se

Antes de iniciar cada atividade, alongue-se bem para evitar lesões.

Escute o seu corpo

Mesmo se você tem uma rotina de treinos em casa, onde faz exercícios aeróbicos, a dica é a mesma: respeite o seu ritmo. Cada pessoa sentirá uma evolução diferente. Aposte em um treinamento funcional mais leve.

Dica para o ano todo

Durma bem. Esse momento de descanso da mente e do corpo é essencial para a recuperação. Além disso, lembre-se de ingerir bastante água.

Nada de frustrações

Deixe o foco em resultados de lado nesse início. O mais importante é recuperar o ritmo. Como é comum se sentir mais desmotivado ao retomar o treino, é importante usar recursos que aumentem o ânimo. Preparar uma playlist animada, treinar em um local diferente e chamar alguém para acompanhar são ótimas ideias. E nada de usar aparelhos que avaliem o desempenho nesse período.

Com essas dicas, será muito mais fácil voltar ao ritmo de treinos. Mas não se esqueça: especialmente depois de ficar um tempo parado, é essencial procurar um médico para uma avaliação e contar com a ajuda de um profissional de educação física. Bom retorno!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!