Dia do Atleta: conheça a história de Taynara Bonetti

por Redação
em 21 de dezembro de 2015

Tem atleta por profissão, atleta por paixão, atleta por recomendação médica. E tem quem se encaixe nesses três perfis. A atleta Taynara Bonetti é um exemplo disso. Começou a praticar natação aos quatro anos de idade para resolver problemas respiratórios. Da água para as pistas foi um pulo, quando, com apenas nove anos, ela teve contato com o Triathlon. De lá para cá, a paixão foi ficando cada vez mais séria e hoje Taynara é uma atleta profissional, superdedicada. Dedicação, aliás, é o que não falta na rotina de quem se entrega ao esporte com paixão e seriedade. “Treino todos os dias. São cerca de quatro horas de treino, sendo duas modalidades por dia. Aos sábados, simulado de triathlon e, aos domingos, longo de ciclismo. Dizem que quando você faz o que gosta não trabalha. Então, para mim é tranquilo, porque amo o que faço”, conta Taynara.

Inspiração no Dia do Atleta

Aproveitando que no dia 21 de dezembro é comemorado o Dia do Atleta no Brasil, perguntamos para Taynara quem é a inspiração dela nessa área. “Inspiro-me muito na Fernanda Keller e em algumas atletas internacionais”, conta.

O Dia do Atleta foi criado em 1961 pelo ex-presidente Jânio Quadros como uma forma de celebrar os brasileiros que enaltecem o nome do país em competições pelo mundo afora. Também foi uma forma de estimular as pessoas a praticarem alguma atividade física, em benefício da saúde física e mental.

LEIA MAIS
Receita de Sopa da Triatleta
LEIA MAIS
8 benefícios da corrida para o seu corpo e mente

Muitas vezes, o que começa de forma amadora pode acabar tornando-se algo mais sério e até mesmo uma profissão, como aconteceu com Taynara. Mas a atleta reforça que é preciso persistir no objetivo: “o caminho é longo, mas uma hora chega-se ao destino final. Ser atleta hoje no Brasil não é fácil, mas nada é impossível para quem tem um objetivo a ser alcançado”.

Alimentação

Independente da atividade física praticada, a alimentação é uma grande aliada na busca por bons resultados. “Todo atleta tem que ter seu plano alimentar adequado ao seu tipo de atividade e cada pessoa tem um tipo de alimentação. Não adianta pegar ‘dieta’ de fulano ou ciclano porque isso é muito pessoal e envolve diversos fatores, tanto o gasto calórico de cada pessoa, até a frequência e carga de exercícios que ela pratica na semana”, alerta Taynara. Por isso é fundamental consultar um nutricionista antes de fazer qualquer dieta ou adaptação alimentar.

“A Jasmine Alimentos está desde o começo comigo e o resultado dessa parceria é uma alimentação completa e equilibrada. Tenho uma vida saudável graças aos produtos deliciosos da marca. Isso auxilia muito no dia a dia e, principalmente, nos treinos”, conta Taynara. “Alimentação saudável é primordial hoje, já que vivemos em um mundo onde o fast food predomina. A Jasmine também é meu patrocinador, o que é fundamental para o atleta conseguir manter-se no esporte”, explica a triatleta.

Tríada do atleta

Taynara também afirma que o atleta profissional precisa contar com três elementos essenciais: foco, persistência e objetivo. “É como em um ciclo. Se estiver faltando algum desses elementos, as coisas desandam. Quando você quer, você tem que ter um objetivo. Se você tem um objetivo, você tem que estar focado. E se você estiver focado, vai ser persistente até conseguir alcançar o seu objetivo”, ensina.

O próximo objetivo de Taynara como atleta é participar do Ironman, um desafio e tanto na sua carreira. “Adoro um desafio. Em minha opinião, para um atleta ter um bom desempenho, precisa suar muito a camisa e levar a sério o que faz, sem ligar para a opinião alheia. Seus méritos são seus e isso ninguém tira. E, principalmente, é preciso gostar do que faz. Não adianta fazer por fazer porque assim não vai sair nada direito”, aconselha a atleta.

Amador ou profissional, não importa. Neste Dia do Atleta aproveite para celebrar a saúde, a boa alimentação e a qualidade de vida. Taynara dá o recado final: “desejo boa sorte na jornada de todos e persistência! É importante seguir os sonhos e não desanimar. Ultrapassar as dificuldades, devagar e sempre. Um feliz Dia do Atleta para todos os praticantes, de todas as modalidades, amador ou profissional. E vamos que vamos!”.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!