comportamento alimentar
comportamento alimentar

Comportamento alimentar: O que seu jeito de comer diz sobre você

por tatiana.barros
em 19 de outubro de 2017

Você provavelmente já escutou a frase “você é o que você come”. A máxima vai além das escolhas alimentares e passa por questões comportamentais, que podem mostrar muito da personalidade. Isso é o que defende a especialista em comportamento alimentar Juliet Boghossian.

Comportamento alimentar

Em entrevista ao Huffington Post, Juliet defende que os “hábitos relacionados com a alimentação podem, de fato, revelar facetas da personalidade e das tendências comportamentais de um indivíduo”. De que forma isso é possível? A pesquisadora listou alguns hábitos à mesa e os relacionou com características e comportamentos das pessoas. Confira e veja se você se encaixa em alguma das categorias.

LEIA MAIS
Conheça o lowsumerism, nova tendência de consumo
LEIA MAIS
Slow Food: Movimento para uma alimentação mais consciente

Quem come devagar

Sempre tem alguém que, não importa quantas pessoas estejam à mesa, é o último a terminar a refeição. Indivíduos com esse hábito gostam de estar no controle das situações e de apreciar bem a vida. Outra característica típica da personalidade de quem come devagar é ser confiante. Para quem deseja perder peso, esse é um ótimo hábito para adotar: sabe-se que o cérebro leva alguns minutos para “dizer” ao corpo que está saciado e, em uma refeição mais lenta, a pessoa come menos.

Quem come rápido

Já pessoas que limpam o prato antes de todo mundo costumam também ser rápidas nas realizações de diferentes tarefas e fazer várias coisas ao mesmo tempo. O raciocínio rápido é outra característica de quem come rápido, assim como o hábito de colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar. Pessoas com esse perfil costumam não ter tempo para si mesmas.

Quem organiza a comida no prato

Você é do tipo que mistura bem a comida no prato antes de comer ou gosta de cada item bem separado? Se você se encaixa no segundo grupo, saiba que organização é sua palavra de ordem. Em geral,  são pessoas metódicas e até se destacam no ambiente de trabalho por causa dessa característica. A dica para que isso não vire uma compulsão e motivo de estresse é ser mais flexível no dia a dia. Tudo bem se as coisas saírem do lugar de vez em quando.

Quem gosta de experiências gastronômicas

Todo mundo tem um amigo que gosta de frequentar restaurantes caros, que quando viaja passa longe de fast foods e gosta de experimentar a gastronomia local. Isso é típico de quem não gosta de rotina e está sempre aberto ao novo e sempre se joga em novas aventuras e desafios.

Quem escolhe aquilo que come

Sabe aquela pessoa que cata o que come no prato? Que é cheio de restrições em relação ao que gosta de comer? Esse hábito é típico de quem tem paladar infantil. Alguns estudos mostram que pessoas assim costumam sofrer de ansiedade e de instabilidade emocional.

Quem come item por item

Esse é um comportamento raro! Pessoas assim comem cada tipo de comida do prato separadamente. Por exemplo: come todo o arroz e só depois passa para o feijão e assim por diante. Esse é um perfil de quem é extremamente organizado e pensa bem antes de tomar qualquer decisão ou atitude. Outra característica é não conseguir deixar nada inacabado.

Em qual dessas características você mais se enquadra?


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!