como escolher uma academia
como escolher uma academia

Como escolher a melhor academia para malhar

por tatiana.barros
em 14 de dezembro de 2017

Ano novo, metas novas. Se você já começou 2018 disposto a apostar em uma vida mais saudável e investir na prática de uma atividade física, esse é o momento perfeito para deixar a preguiça de lado e se matricular em uma academia. Nada como o clima agradável do verão para dar uma motivação extra para colocar a roupa de malhar e se mexer para garantir um corpo em forma e a saúde em dia.

LEIA MAIS
Atividades físicas para quem não curte academia
LEIA MAIS
Mitos e verdades sobre atividade física

Mas, antes de tudo, é preciso escolher uma boa academia para isso e essa pode ser uma missão mais complicada do que parece. Por quê? Bem, é preciso considerar alguns pontos que farão toda diferença e serão determinantes para que você consiga manter uma regularidade nos treinos e alcançar os objetivos desejados.

Como escolher uma academia completa

Para te ajudar a acertar nessa decisão, confira quais os critérios mais importantes que você deve levar em consideração na hora dessa escolha:

Localização

Esse é o primeiro ponto a ser considerado, para garantir que você mantenha a frequência. Certifique-se de que a academia seja perto do seu trabalho ou da sua casa, sendo fácil a locomoção.

Infraestrutura

Não adianta ter pressa ao visitar a academia que pretende se matricular. Vá com olhar atento e bem crítico. Verifique se os equipamentos são modernos e te atendem, como é a iluminação e a ventilação, se os vestiários são grandes e contam com armários, além de se certificar sobre a higiene de todo o ambiente, incluindo os aparelhos.

Profissionais

Certifique-se que a academia conta com profissionais capacitados, que possam não apenas criar um programa de acordo com suas necessidades e objetivos, como também tenham disponibilidade para acompanhar o seu treino de perto. Isso é essencial para evitar dores e lesões e conseguir atingir melhor e mais rápido os seus objetivos.

Aulas

É cada vez mais comum academias oferecerem planos que incluem aulas coletivas, como dança, yoga, jump, zumba, entre outras diversas. Confira quais opções disponíveis te interessam e se os horários batem com os seus. Essa pode ser uma ótima chance para testar novas atividades.

Valores

O custo-benefício deve ser levado em consideração. Além de não pesar o orçamento, é preciso analisar se o plano que irá fechar atende os seus horários, o tempo de duração de cada aula e quais modalidades estão inclusas no pacote. Compare com outras academias para ter certeza de que irá fechar um bom negócio. E dica importante: ao escolher planos semestrais ou mensais, verifique bem as regras de cancelamento para não ter dor de cabeça e prejuízo, caso decida parar.

Programa individual

Desconfie de academias que entregam um programa padrão, sem considerar suas dificuldades, objetivos e necessidades. É fundamental que o local monte um planejamento personalizado e sem qualquer tipo de imposição.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!