como dormir bem
como dormir bem

Como dormir bem: a importância dos exercícios físicos

por tatiana.barros
em 10 de julho de 2017

Se uma noite mal dormida significa um dia todo de cansaço e falta de energia, imagine as consequências de várias noites em claro. A insônia faz tão mal à saúde física e mental que pode até ser causa de depressão. Alguns hábitos ajudam quem tem dificuldade de descansar as oito horas necessárias para que o corpo recupere as energias. Praticar atividade física é uma das principais atitudes que contribuem para uma boa noite de sono.

Para dormir bem: Benefícios de praticar atividades físicas

Ao praticar exercícios físicos, o corpo libera endorfina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. A substância também contribui para uma boa noite de sono e é um dos motivos por que pessoas que se exercitam têm mais facilidade para dormir do que as sedentárias. A atividade física também traz benefícios ao sistema respiratório e auxilia no combate de problemas como ronco e apneia.

LEIA MAIS
Conheça os principais tipos de Yoga e suas diferenças
LEIA MAIS
Exercícios físicos que ajudam a melhorar a memória

Exercitar-se traz ainda outros benefícios. Quem coloca exercícios físicos na rotina tem o sono mais profundo e menos fragmentado e acorda mais relaxado. Percebe ainda melhora na concentração e memória e mais rendimento no trabalho e nos estudos. É claro que tudo isso melhora a qualidade de vida.

Mas é bom reservar um horário para a atividade física até quatro horas antes de ir para a cama, para que o esporte não interfira no sono. Quem gosta de se exercitar à noite deve escolher uma modalidade moderada. Um esporte intenso perto da hora de dormir dá a falsa sensação de que o corpo cansado relaxará mais facilmente. O hábito, no entanto, pode interferir no fluxo do sono e impedir que o processo de reparação ocorra de forma adequada.

Atividades que ajudam a dormir bem

Caminhada ou corrida: Quem sofre de insônia costuma ter crises de ansiedade antes de dormir. Alguns estudos mostram que a prática regular de atividades aeróbicas, como a caminhada, reduz os níveis de estresse e ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Pilates: A modalidade desenvolvida por Joseph Pilates fortalece os músculos e é sempre recomendada por especialistas para quem sofre de dores nas costas. Mas todos podem se beneficiar do pilates. A prática proporciona relaxamento, gera maior sintonia entre corpo e mente e, assim, ajuda a combater a insônia.

Yoga: A Yoga é uma prática milenar que ajuda na respiração e melhora a concentração. A prática regular ainda confere mais força, energia, equilíbrio e promove a sensação de relaxamento. Esses benefícios certamente ajudam a ter uma noite tranquila.

Natação e hidroginástica: Atividades na água não apenas promovem relaxamento muscular como também são importantes para melhorar a circulação sanguínea.

Relaxamento muscular progressivo: É uma atividade calmante e que pode ser feita pouco antes de dormir. Devagar, contraia os seus músculos por alguns segundos e, em seguida, relaxe-os lentamente. Comece com os dedos dos pés e suba para outros músculos do corpo progressivamente.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!