como dormir bem
como dormir bem

Como dormir bem: crie o ambiente ideal para uma noite de sono

por tatiana.barros
em 26 de junho de 2017

Depois de um dia exaustivo e cheio de compromissos, tudo o que você deseja é chegar em casa, deitar na sua cama e ter uma longa noite de descanso. Mas, por mais que o seu corpo e sua mente estejam cansados, você ainda sente dificuldade de dormir. Gira de um lado a outro da cama, e nada.

LEIA MAIS
Para relaxar: alimentos que são calmantes naturais
LEIA MAIS
Conheça os principais tipos de Yoga e suas diferenças

Isso acontece porque o cansaço e a vontade de dormir nem sempre são suficientes para que você engate um sono rápido e reparador. Em alguns casos, é mesmo uma questão de buscar ajuda médica. Mas, em outros, pode ser que criar um ambiente mais propício pode ajudar a criar o clima apropriado para o descanso merecido.

Como preparar um bom ambiente para dormir

Não sabe como criar um ambiente que passe a mensagem para o seu corpo de que é hora de dormir? Confira alguns itens que são determinantes para isso:

Reduza as luzes

Da mesma forma que a claridade é um sinal de que é hora de despertar, manter o quarto escuro, com as cortinas fechadas, é um aviso para o cérebro de que é hora de descansar. Faça isso cerca de uma hora antes do seu horário de dormir. Se você tiver aparelhos que emitem luzes no quarto, como relógios de LED ou aparelhos de TV, tire-os da tomada.

Só vá para o quarto quando for hora de dormir

Você é do tipo que passa horas do dia no quarto e usa o local para trabalhar, estudar e assistir televisão? Esse pode ser um dos pontos que atrapalham o seu sono. A sua mente precisa associar o seu quarto como um ambiente para descansar. Por isso, reserve esse espaço apenas para atividades relaxantes, como meditação, leitura, orações e, é claro, namoro.

Veja se é hora de trocar o colchão

Se você se revira muito durante a noite e acorda com dores, é sinal que o momento de investir em um novo colchão chegou. O indicado é que se troque esse item a cada seis anos. A dica é testar antes de comprar e analisar qual o melhor modelo para o seu perfil, especialmente se sofrer com problemas nos quadris ou nas articulações. Considere ainda que a sua coluna deve estar alinhada quando você estiver deitado.

Um bom travesseiro também faz diferença

O segredo é escolher um travesseiro de acordo com a posição em que você dorme. Se você fica de lado, prefira um modelo alto, que permita que o seu pescoço fique alinhado com a coluna. Vale ainda usar um travesseiro entre as pernas, para seu quadril ter um apoio. Já se você costuma se deitar de barriga para cima, prefira um baixo, para que a cabeça não fique mais alta e posicione outro travesseiro sob as pernas. Quem dorme de bruços pode abrir mão do travesseiro. O indicado é trocar o modelo quando perceber que ele já está apresentando deformidades ou causando incômodos.

Aposte em ruídos brancos

Barulhos de ar condicionado, alertas do celular, músicas agitadas ou televisão são prejudiciais ao sono. Por outro lado, aparelhos de ruídos brancos são ótimos aliados. Algumas dessas máquinas emitem sons de ventos ou ondas do mar que acalmam o cérebro e ainda bloqueiam sons externos que possam te despertar.

Aromas que relaxam

Sabia que a lavanda ajuda a acalmar e até reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial na hora do sono? Esse e outros aromas suaves, como jasmin, baunilha e camomila, melhoram seu humor e podem ajudá-lo a relaxar. Não é a toa que é possível encontrar protetores de olhos com esse cheirinho calmante.

Temperatura ideal

Outro item que ajuda a ter um sono mais relaxante é uma temperatura agradável, o que, segundo especialistas, deve estar entre 16 e 23 graus Celsius. A ideia é que esse ambiente seja mais fresco do que o restante da casa. Vale ainda deixar uma janela aberta para que o ar fresco se renove, o que beneficia até mesmo a respiração.

Abandone os eletrônicos

Quem nunca ficou atualizando as redes sociais deitado na cama? Esse hábito aparentemente inofensivo é um perturbador potente do sono. Pesquisas mostram que a luz azul do celular, do computador e da televisão podem interromper a produção de melatonina, conhecido como o hormônio do sono. Por isso, a dica é desligar esses aparelhos quando estiver no quarto.

Vista um pijama

Um banho quentinho antes de dormir é extremamente relaxante. Após esse ritual, não deixe de vestir uma roupa de dormir adequada. O hábito de vestir roupas usadas no dia a dia não é algo recomendado.

Mantenha o quarto organizado

Um ambiente bagunçado causa ansiedade e agitação. Por isso, mantenha o quarto sempre organizado e limpo. Uma sugestão é arrumar a cama todas as manhãs: isso faz com que a mente associe esse local como um espaço que transmite tranquilidade.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!