Fale Conosco

Como aliviar o estresse no seu dia a dia

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 16/11/2017

O estresse é um dos grandes males do mundo moderno. Difícil achar alguém que não seja atingido pela pressão, correria e excesso de informações que fazem parte da nossa rotina. Embora seja comum, é um problema que não pode ser negligenciado, pois está relacionado a doenças sérias como diabetes, colesterol alto e hipertensão, ansiedade, depressão, entre tantas outras.

Lidar com o estresse pode parecer um grande desafio. Por isso é bom saber que hábitos simples podem ajudar – e muito – a prevenir ou a controlar esse quadro.

Antes de tudo, é preciso saber identificar o estresse. Os principais sinais são:

  • Alterações de apetite
  • Insônia
  • Alterações bruscas de humor
  • Tensão muscular
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Falta de concentração e memória
  • Problemas digestivos
  • Pressão arterial alta
  • Deficiência imunitária
  • Perda de libido
  • Problemas de pele
LEIA MAIS
Alimentos que combatem a ansiedade
LEIA MAIS
Suco Antiestresse

Como aliviar o estresse

Saiba o que fazer  para controlar esses sintomas.

Consuma cereais integrais

Tenha uma dieta variada, composta por cereais integrais, legumes, frutas e vegetais. Esses alimentos são fontes de nutrientes importantes para o controle do estresse. Inclua ainda fontes de ácidos graxos essenciais (como salmão, abacate e linhaça), que são gorduras boas essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Evite cafeína e açúcar

Deixe de lado as bebidas ricas em cafeína (como alguns chás, café e refrigerante) e álcool, que podem agravar os sintomas e aumentar a ansiedade.  Reduza ainda o consumo de açúcar, pois ele colabora para as alterações de humor.

Inclua atividades relaxantes na rotina

Quando sentir que está apresentando os primeiros sinais de estresse, pare e dedique-se a alguma atividade que relaxe, como exercícios de respiração, música, leitura, ou o que mais ajude a lidar com a situação.

Organize-se

Uma rotina ou um ambiente desorganizado pode colaborar para a ansiedade e outras situações de estresse. Mantenha seu quarto e sua mesa de trabalho em ordem, com a menor quantidade de coisas possíveis. Crie ainda uma agenda ou planner para organizar os seus compromissos diários.

Exercite-se

Exercícios físicos são essenciais para liberar endorfina, um dos hormônios do prazer, e assim evitar problemas como estresse, ansiedade e depressão. Invista em uma atividade que, acima de tudo, dê prazer e reserve ao menos trinta minutos diários para ela.

Abrace

Isso mesmo. O simples fato de abraçar pessoas que você ama é uma das melhores formas de liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Essa sensação de bem-estar manda o estresse para longe.

Durma bem

Uma noite de sono completa e tranquila é essencial para que o corpo se recupere e tenha energia para o dia seguinte. É impossível manter o mesmo humor e disposição depois de passar a noite em claro.

Respire

Exercícios de respiração são uma ótima maneira para reduzir a frequência cardíaca e relaxar. Inspire e expire lentamente, sempre que sentir que está em um ritmo mais acelerado do que aguenta.

Identifique a causa do problema

Saiba quais são os gatilhos para as suas crises de estresse. Faça uma lista dos fatores que desencadeiam esses sintomas e procure formas de eliminá-los ou de, pelo menos, atenuá-los no seu dia a dia. Pese a importância dessas obrigações e tire aquilo que for desnecessário.

Não deixe para amanhã

Evite procrastinar. Esse hábito leva ao acúmulo de tarefas, o que gera mais ansiedade e estresse. Se sentir que há muito o que fazer, aprenda a delegar tarefas. Você não precisa controlar tudo ao seu redor.

Reserve tempo para lazer

Tenha momentos livres na sua agenda. É essencial ter algumas horas para fazer o que quiser, seja caminhar, meditar, assistir a alguma série, curtir a família ou simplesmente dormir. Coloque como prioridade esse tempo e você se sentirá mais leve e produtivo.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade