Como aliviar o estresse no seu dia a dia

por tatiana.barros
em 16 de novembro de 2017

O estresse é um dos grandes males do mundo moderno. Difícil achar alguém que não seja atingido pela pressão, correria e excesso de informações que fazem parte da nossa rotina. Embora seja comum, é um problema que não pode ser negligenciado, pois está relacionado a doenças sérias como diabetes, colesterol alto e hipertensão, ansiedade, depressão, entre tantas outras.

Lidar com o estresse pode parecer um grande desafio. Por isso é bom saber que hábitos simples podem ajudar – e muito – a prevenir ou a controlar esse quadro.

Antes de tudo, é preciso saber identificar o estresse. Os principais sinais são:

  • Alterações de apetite
  • Insônia
  • Alterações bruscas de humor
  • Tensão muscular
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Falta de concentração e memória
  • Problemas digestivos
  • Pressão arterial alta
  • Deficiência imunitária
  • Perda de libido
  • Problemas de pele
LEIA MAIS
Alimentos que combatem a ansiedade
LEIA MAIS
Suco Antiestresse

Como aliviar o estresse

Saiba o que fazer  para controlar esses sintomas.

Consuma cereais integrais

Tenha uma dieta variada, composta por cereais integrais, legumes, frutas e vegetais. Esses alimentos são fontes de nutrientes importantes para o controle do estresse. Inclua ainda fontes de ácidos graxos essenciais (como salmão, abacate e linhaça), que são gorduras boas essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Evite cafeína e açúcar

Deixe de lado as bebidas ricas em cafeína (como alguns chás, café e refrigerante) e álcool, que podem agravar os sintomas e aumentar a ansiedade.  Reduza ainda o consumo de açúcar, pois ele colabora para as alterações de humor.

Inclua atividades relaxantes na rotina

Quando sentir que está apresentando os primeiros sinais de estresse, pare e dedique-se a alguma atividade que relaxe, como exercícios de respiração, música, leitura, ou o que mais ajude a lidar com a situação.

Organize-se

Uma rotina ou um ambiente desorganizado pode colaborar para a ansiedade e outras situações de estresse. Mantenha seu quarto e sua mesa de trabalho em ordem, com a menor quantidade de coisas possíveis. Crie ainda uma agenda ou planner para organizar os seus compromissos diários.

Exercite-se

Exercícios físicos são essenciais para liberar endorfina, um dos hormônios do prazer, e assim evitar problemas como estresse, ansiedade e depressão. Invista em uma atividade que, acima de tudo, dê prazer e reserve ao menos trinta minutos diários para ela.

Abrace

Isso mesmo. O simples fato de abraçar pessoas que você ama é uma das melhores formas de liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Essa sensação de bem-estar manda o estresse para longe.

Durma bem

Uma noite de sono completa e tranquila é essencial para que o corpo se recupere e tenha energia para o dia seguinte. É impossível manter o mesmo humor e disposição depois de passar a noite em claro.

Respire

Exercícios de respiração são uma ótima maneira para reduzir a frequência cardíaca e relaxar. Inspire e expire lentamente, sempre que sentir que está em um ritmo mais acelerado do que aguenta.

Identifique a causa do problema

Saiba quais são os gatilhos para as suas crises de estresse. Faça uma lista dos fatores que desencadeiam esses sintomas e procure formas de eliminá-los ou de, pelo menos, atenuá-los no seu dia a dia. Pese a importância dessas obrigações e tire aquilo que for desnecessário.

Não deixe para amanhã

Evite procrastinar. Esse hábito leva ao acúmulo de tarefas, o que gera mais ansiedade e estresse. Se sentir que há muito o que fazer, aprenda a delegar tarefas. Você não precisa controlar tudo ao seu redor.

Reserve tempo para lazer

Tenha momentos livres na sua agenda. É essencial ter algumas horas para fazer o que quiser, seja caminhar, meditar, assistir a alguma série, curtir a família ou simplesmente dormir. Coloque como prioridade esse tempo e você se sentirá mais leve e produtivo.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!