purifica
purifica

Purifica produz bebidas vegetais nutritivas e saborosas

por aretha.yarak
em 1 de novembro de 2017

Criada em 2015, a Purifica nasceu de um desejo do casal Paloma Blanc e Rafael Ferro de incentivar a alimentação saudável e o consumo consciente e sustentável. “Sempre fui uma militante da educação nutricional e queria ajudar as pessoas a experimentar produtos mais artesanais”, comenta Paloma. Atualmente, eles produzem uma bebida vegetal em três sabores, que pode substituir o leite animal no consumo e na culinária. A empresa é uma das nove selecionadas para participar do programa Jasmine Open Table de aceleração.

Formada em nutrição e gastronomia, Paloma trabalhou gerenciando um bistrô na cidade do Rio de Janeiro por bastante tempo. “Gostava do que fazia, mas não via mais perspectivas de crescimento”, comenta. Assim como ela, Rafael também estava insatisfeito com o emprego. Formado em administração, ele atuava na área de logística em uma empresa, mas pediu demissão e foi fazer um intercâmbio de um ano na Ásia. “Tínhamos ótimos empregos e salários, mas resolvemos redirecionar nossas carreiras”, diz.

purifica

Purifica produz leite vegetal

Adepta da alimentação natural, Paloma havia começado a produzir leite vegetal e biomassa para consumo próprio no curso de gastronomia. Durante o período em que o marido estava no exterior, ela começou a visitar com uns amigos feiras de produtores locais no Rio de Janeiro. “Esses meus amigos estavam nesse mesmo momento de começar a empreender, eu fiquei bem animada com o negócio deles”, lembra.

LEIA MAIS
Legurmê produz antepastos orgânicos, saudáveis e saborosos
LEIA MAIS
Mandala Comidas Especiais: sem glúten nem alergênicos

A volta de Rafael ao Rio era o viés administrativo que faltava para o casal lançar de vez a Purifica. Com produção totalmente artesanal, o primeiro produto comercializado por eles foi o smoothie à base de leite vegetal. “No Rio faz muito calor, então queríamos uma bebida que fosse refrescante e saudável”, comenta Paloma. A aceitação foi imediata e os pedidos começaram a aparecer.

Como os clientes queriam também o leite vegetal que era produzido para o preparado da vitamina, a bebida acabou entrando no portfólio da empresa e passou a ser vendida em garrafas retornáveis de 300 ml ou de 1 litro.

Produtos veganos Purifica

Atualmente, a empresa carioca vende também creme de cacau, biomassa de banana verde orgânica e suchás. O leite vegetal, no entanto, se transformou no carro-chefe da Purifica e é vendido nos sabores coco, castanha-de-caju e amêndoas. Ele é indicado para alérgicos à proteína do leite de vaca e aos intolerantes à lactose e pode ser usado como um substituto do leite animal em todas as suas formas de consumo e de preparações culinárias. Na sua composição não entra conservantes, açúcares nem outros complementos, como soja e arroz.

Em setembro deste ano, Paloma e Rafael abriram sua primeira smootheria fixa, instalada dentro da unidade do Barra Shopping do empório vegetariano Veganza. Ali, as bebidas são produzidas na hora e o cliente pode escolher entre os sabores Verde, Morango com Baunilha ou Tropical.

Desafios para expansão

Como todo o portfólio Purifica é feito de maneira artesanal e não tem conservantes nem outros aditivos, a produção é realizada apenas sob demanda. “O prazo de validade ainda é um ponto importante que precisa ser controlado para melhorar a produção”, comenta Rafael.

LEIA MAIS
Liga da Vitamina contra a obesidade infantil
LEIA MAIS
Jasmine Open Table: Ideias inovadoras em alimentação saudável

Além disso, o casal prioriza o uso de matéria-prima de produtores locais, como uma forma de estimular o consumo consciente e sustentável. Mas expandir o negócio mantendo essa filosofia pode gerar alguns entraves. Por isso, eles contam com a ajuda dos mentores da Jasmine para estruturar a melhor forma de começar a vender em outros estados. “Uma ideia inicial seria montar novas cozinhas, mas vamos estudar junto dos mentores a melhor forma de expandir a produção”, comenta Rafael.

Sobre o Jasmine Open Table

A Jasmine aposta na capacidade transformadora da alimentação saudável. Com o programa Jasmine Open Table, uma plataforma de aceleração para projetos inovadores, ela fomenta o desenvolvimento de produtos e de conteúdos que ajudem as pessoas a ter uma vida mais ativa, saudável e consciente. A primeira edição do programa teve 50 inscritos e nove projetos foram selecionados para participar das 12 semanas de mentoria intensivas, formuladas em parceria com a Corporate Garage.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!