Atividade física no inverno
Atividade física no inverno

Atividade física no inverno: benefícios de se exercitar em dias frios

por tatiana.barros
em 26 de junho de 2017

É só as temperaturas começarem a cair que vem aquela vontade instantânea de se encolher embaixo do edredom, assistir a um bom filme e comer delícias calóricas. Mas o friozinho não pode ser desculpa para o sedentarismo prevalecer. Pelo contrário! Praticar atividade física no inverno tem várias vantagens. Confira alguns motivos para abandonar o pijama e vestir a roupa de malhar.

LEIA MAIS
5 dicas de alimentação saudável para o inverno
LEIA MAIS
Pré e pós-treino: 5 dicas de dieta para quem malha

Vantagens de se exercitar no inverno

Mantém a temperatura corporal

No frio, o corpo precisa se movimentar para manter a temperatura estável, já que a tendência é que o metabolismo fique mais lento. Uma boa opção é investir em atividades aeróbicas, que proporcionam um maior gasto calórico e melhoram o condicionamento físico.

Prepara o corpo para o verão

É o verão chegar que as academias ficam lotadas, mas essa é uma atitude bem equivocada. Como, em média, o corpo leva três meses para sentir os resultados do treino, o treino precisa começar já no inverno.

Mantém o condicionamento físico

Quando você deixa de treinar no inverno, todos os benefícios sentidos dos meses em que se exercitou regularmente são rapidamente perdidos, como a força, o tônus muscular e o rendimento. A consequência é rapidamente sentida na volta.

Favorece a prática de atividades intensas

O calor forte torna desagradável a prática de atividades muito intensas ou ao ar livre. Aproveite pra apostar nesses exercícios em dias mais frios. Só tome cuidado para escolher roupas e acessórios adequados para a temperatura.

Como ter uma prática de exercícios regrada no inverno?

Mesmo a par de todos os benefícios que se exercitar na época mais fria do ano proporciona, não é mesmo fácil enfrentar o inverno. Algumas atitudes podem ajudá-lo no desafio. Confira:

Organize-se:  Coloque em sua agenda semanal e estabeleça uma meta fácil de ser cumprida. Ao organizar os horários e definir essa prática como parte da sua rotina obrigatória, fica mais fácil manter o foco.

Arrume uma companhia: Vencer a preguiça acompanhado pode ser mais fácil. Por isso, combine com um amigo animado e que tenha foco. O incentivo mútuo certamente vai facilitar a tarefa nos dias gelados.

Escolha o melhor horário: Como as temperaturas estão mais baixas durante o início da manhã e à noite, quem tiver uma agenda flexível pode malhar nos momentos mais quentinhos do dia. Em alguns casos, vai dar até para sentir um calorzinho.

Teste novas atividades: Um novo desafio pode ser o que falta para que você saia debaixo do cobertor. Aproveite a época para experimentar uma nova modalidade!  Além de ser bom para o corpo, pode fazer um grande bem para a sua saúde emocional. Só lembre-se de se consultar com um profissional antes para certificar-se de que a atividade escolhida é recomendada para você!

Prepare a playlist: Tudo com música fica mais agradável, não é mesmo? Por isso, prepare aquela playlist bem animada e mexa-se.

Cuidados extras para a prática de atividades no inverno

  • No inverno, a tentação de atacar pratos calóricos cresce conforme cai a temperatura ambiente. Nada de usar essa desculpa para sair da dieta! Privilegie refeições balanceadas e diversificadas, ricas em carboidratos, proteínas e gorduras.
  • Não é porque sentimos menos sede durante o inverno que o consumo de água deve cair. A necessidade do corpo continua a mesma e, por isso, mantenha-se hidratado. Outra boa dica é aplicar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, para evitar ressecamento.
  • Se for exercitar-se, é essencial fazer exercícios de aquecimento antes do treino para evitar lesões, que são mais comuns no frio. Não deixe ainda de fazer o alongamento antes e depois da atividade física.
  • A escolha da roupa também é importante. Evite o uso de muitos casacos para não causar superaquecimento corporal. Opte por tecidos leves e agasalhos que possam ser facilmente tirados, caso você sinta calor.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!