Fale Conosco
alimentos-que-nao-podem-faltar-na-sua-despensa
alimentos-que-nao-podem-faltar-na-sua-despensa

9 alimentos que não podem faltar na despensa

por Redação
em 9 de dezembro de 2019

Ter uma boa alimentação depende de fazer boas escolhas, mas também é uma questão de organização. E como nem sempre podemos ir ao supermercado todos os dias, é importante estar abastecido com os alimentos que não podem faltar na despensa.

Além disso, existem alguns ingredientes que são básicos no preparo de diversas receitas e pratos rápidos. Por isso, ter esses itens sempre à sua disposição torna o dia a dia muito mais prático.

Confira nossa lista de alimentos que não podem faltar na despensa:

1. Farinha de trigo

A farinha de trigo é um dos ingredientes mais básicos da nossa alimentação, pois ela é a base para o preparo de panquecas, bolos, pães, biscoitos, massas, tortas e mais uma infinidade de receitas.

Além da farinha de trigo branca (refinada), vale a pena sempre ter em casa um pacote de farinha de trigo integral, que oferece mais nutrientes, como o ferro, e tem uma quantidade maior de fibras.

2. Açúcar

Assim como a farinha de trigo, o açúcar é um dos principais ingredientes no preparo de diversas bebidas e pratos consumidos no dia a dia, como o cafezinho, chás, sucos, bolos e sobremesas.

Para não exagerar na dose, é bom ter na despensa alternativas mais saudáveis desse produto, como o açúcar mascavo ou o açúcar fit.

alimentos-que-nao-podem-faltar-na-sua-despensa

3. Arroz

O arroz é um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros – e também é um dos mais fáceis de preparar. Além disso, por ser muito versátil, ele pode ser utilizado no preparo de diversos pratos, como arroz de forno, risoto, carreteiro, sopas, bolinhos e até sobremesas.

Assim como acontece com a farinha de trigo, as pessoas que desejam ter uma alimentação saudável podem optar pelo arroz integral, que tem muito mais fibras, vitaminas e sais minerais do que o arroz branco.

4. Feijão

O feijão forma uma dupla imbatível com o arroz, e não é apenas uma questão de paladar. Além de saborosa, essa combinação é muito benéfica para a saúde: como os aminoácidos do feijão e do arroz se complementam, essa mistura oferece proteínas de alto valor biológico para o nosso organismo.

5. PTS (proteína de soja)

A PTS, ou proteína texturizada de soja, é uma excelente opção para substituir a carne em dietas veganas ou vegetarianas. Contudo, ela também pode fazer parte da alimentação de quem não segue esse tipo de dieta, pois é muito prática e nutritiva.

Além de não ter colesterol (diferente da carne), ser rica em fibras, combater os sintomas da menopausa e reduzir o risco de diversos tipos de câncer, a soja é um ingrediente versátil que pode participar de diversos pratos.

Como a PTS substitui a carne em tiras ou a carne moída, você pode preparar receitas como hambúrguer, estrogonofe, escondidinho, bolinhos, quibe, almôndega, molho à bolonhesa, refogados e picadinhos, entre outros.

6. Macarrão

Ter um pacote de macarrão em casa pode ser a salvação do jantar naqueles dias que você não tem energia para preparar nada muito elaborado.

Basta colocar na panela para cozinhar, escorrer e misturar o molho. Em poucos minutos, você terá uma refeição saborosa e sem ter muito trabalho.

7. Molho de tomate

Para ter ainda mais praticidade no seu dia a dia, é essencial ter molho de tomate pronto na despensa. Afinal, é só abrir a embalagem e adicionar esse complemento saboroso em pratos como macarrão, panqueca, carnes, frango, estrogonofe e tortas, entre outros.

alimentos-que-nao-podem-faltar-na-sua-despensa

Se você busca uma alimentação saudável, saiba que estão disponíveis versões mais interessantes desse ingrediente, como o molho de tomate orgânico, que é preparado com tomates cultivados sem agrotóxico.

8. Granola

A granola é uma mistura de cereais integrais com ingredientes como frutas secas, castanhas e especiarias que acrescenta sabor e saúde à alimentação diária.

Rica em fibras, vitaminas e minerais, a granola é uma opção prática e nutritiva para complementar o consumo de frutas, iogurtes e mingaus, além de poder ser utilizada como ingrediente de bolos e biscoitos.

9. Cookies e biscoitos integrais

Seja no café da manhã ou na hora do lanche, é importante ter à sua disposição alimentos saudáveis que não exigem nenhum preparo, como os cookies e biscoitos integrais.

Como esses alimentos contêm mais fibras e menos açúcares do que as versões tradicionais, eles ajudam a prolongar a sensação de saciedade e oferecem mais benefícios ao organismo mesmo nos momentos mais corridos do dia a dia.

Conhecendo esses alimentos que não podem faltar na despensa, fica mais fácil organizar suas refeições e planejar sua próxima ida ao supermercado para sempre manter os armários bem abastecidos.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!