alimentos que fazem bem para a pele
alimentos que fazem bem para a pele

10 nutrientes bons para a pele

por Redação
em 23 de fevereiro de 2017

Sabe aquela expressão “você é o que você come?” Pois é, se existe uma verdade em relação à saúde da pele, está expressa nessa frase. Mais do que cosméticos ou maquiagens, é o cardápio nosso de cada dia que transparece no rosto e no restante do corpo.

LEIA MAIS
Nutricosméticos: como fazer o uso correto das pílulas da beleza
LEIA MAIS
Dicas de alimentação para uma pele mais bonita no inverno

E se parece fácil saber o que evitar – gorduras, massa em demasia, entre outros quitutes -, nem sempre é fácil saber no que caprichar. Para isso, segue abaixo uma lista de nutrientes importantes para a pele e a indicação dos alimentos em que eles são encontrados. As indicações foram feitas pela dermatologista Estrela D’Aurea Machado e pela nutricionista Bruna Cutait.

Confira quais são os nutrientes bons para a pele

Veja quais nutrientes você precisa ter para garantir mais elasticidade e vigor à pele do corpo todo, às unhas e até ao cabelo.

Vitamina C: alimentos ricos em Vitamina C – como acerola, goiaba, pimentão vermelho e kiwi – possuem um grande poder antioxidante, com efeito rejuvenescedor, além de auxiliar no processo de desintoxicação corporal, eliminando toxinas que causam danos ao organismo.

Diversifique, mas sempre mantenha frutas ricas em vitamina C na fruteira de casa (foto: istock)

Diversifique, mas sempre mantenha frutas ricas em vitamina C na fruteira de casa (foto: istock)

Colágeno: é uma proteína que auxilia a estrutura, firmeza e elasticidade da pele, cabelo e unhas, além de diminuir o aparecimento de estrias, e evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão. Boas fontes desse nutriente são as carnes vermelhas e brancas e a gelatina.

Vitamina E: alimentos como semente de abóbora, ovo cozido, salmão, pêssego e uva passa possuem ação antioxidante extremamente eficiente que ajuda a remover os famosos radicais livres.

Vitamina A: responsável pela integridade da parede intestinal, a vitamina A aumenta a qualidade da absorção de nutrientes, o que se reflete diretamente na integridade da pele. Ovo de galinha, ricota, peixe branco e atum fresco são boas fontes do nutriente.

O ovo, por muito tempo considerado vilão da dieta, é um aliado da saúde da pele (foto: istock)

O ovo, por muito tempo considerado vilão, é um aliado da saúde da pele (foto: istock)

Selênio: presente na semente de girassol, no farelo de trigo, no cogumelo e na amêndoa, o selênio tem uma forte ação antioxidante. Ele combate o estresse oxidativo e, portanto, auxilia no rejuvenescimento celular da pele.

Zinco: Ostras, semente de abóbora, carne vermelha, castanha de caju, amendoim e amêndoa são alimentos ricos em zinco. Esse mineral impede a ação das bactérias causadoras de acne além acelerar o processo de cicatrização e diminuir estrias durante a gestação.

As amêndoas ajudam tanto no combate à estria como no desaparecimento de acne (foto: istock)

As amêndoas ajudam tanto no combate à estria como no desaparecimento de acne (foto: istock)

Probióticos: diminuem alergias que causam dermatite atópica e fortificam a modulação da imunidade, o que reduz as inflamações. As melhores fontes de probióticos são os iogurtes, as coalhadas e os derivados da soja.

rye bread with cream cheese on wood table, rustic food

Os probióticos presentes na colhada aumentam a imunidade do organismo (foto: istock)

Ômega 3: é um potente anti-inflamatório que combate o aparecimento de acne. Como boa escolha para o consumo de ômega 3 apresentam-se a semente de chia e linhaça, o salmão e o atum.

Salmon fish on white plate

Salmão é rico em Ômega 3, antioxidante poderoso (foto: istock)

Betacaroteno: é uma substância que proporciona pigmentação natural à pele, além de ser um potente antioxidante que auxilia na imunidade, fortalece as unhas e contribui para a elasticidade da pele. Acerola, manga, cenoura e tomate são boas fontes de betacaroteno.

Resveratrol: tem ação antioxidante que auxilia na renovação celular, proporcionando um efeito rejuvenescedor à medida em que melhora a aparência de rugas e contribui na firmeza da pele. São fontes deste nutriente a uva e o vinho.

Pouring red wine into the glass against wooden background

Vinho ajuda a rejuvenescer a pele (foto: istock)

Sugestão Jasmine

Gostou das nossas dicas de alimentos que fazem bem para a pele? Acompanhe o site da Jasmine para ler outros conteúdos que mostram como a beleza é construída de dentro para fora do nosso organismo. No nosso portfólio de produtos contamos com a Semente de Girassol, o Farelo de Aveia, Chia e Linhaça, que são fontes de nutrientes essenciais para a saúde e beleza da pele.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!