alimentação saudável durante uma viagem
alimentação saudável durante uma viagem

Dicas para manter a alimentação saudável durante uma viagem

por tatiana.barros
em 3 de outubro de 2017

Uma viagem de férias é a oportunidade não apenas de conhecer destinos diferentes como também de viver experiências que não fazem parte do nosso dia a dia. Tudo isso é prazeroso e até saudável, mas não quer dizer que precisa sair completamente da rotina em relação à alimentação. É claro que é normal sair um pouco da dieta e experimentar novos sabores, especialmente se o local visitado apresenta uma cultura bem diferente. Mas é possível  aproveitar a culinária sem abrir mão da saúde.

Como comer de forma saudável durante uma viagem

Confira algumas dicas para ajudar a manter a alimentação parecida com a de casa, sem deixar de aproveitar tudo o que a viagem oferece.

LEIA MAIS
Lanches integrais: Por que investir em pequenas refeições durante o dia?
LEIA MAIS
Alimentação infantil saudável durante as férias

Invista em um café da manhã completo

Não é novidade que a primeira refeição do dia também é a mais importante. Afinal, depois de horas de repouso, o corpo precisa de fontes de energia. Durante uma viagem isso é ainda mais importante, para que o organismo fique bem e seja possível aproveitar todas as atividades programadas. Escolha alimentos ricos em fibras, como frutas e cereais, que fornecem a energia necessária e propiciam uma maior saciedade. Assim, você sentirá menos vontade de experimentar besteiras na rua.

Prepare lanchinhos

Essa é a principal dica para evitar petiscos cheios de açúcar e gordura. Antes de sair do hotel, prepare uma lancheira, com alguns itens que ajudam na hora da fome entre as grandes refeições. Algumas opções são: frutas secas, barra de cereal, snacks, smoothies, cookies integrais, pipoca, sanduíches naturais ou castanhas.

Evite exageros

É claro que é normal exagerar em uma ou outra refeição, especialmente se for conhecer um restaurante que serve uma deliciosa comida típica. Você não precisa se privar desses prazeres. O que vale é o equilíbrio! Se você comer muito no almoço, invista em algo mais leve à noite. Isso vai evitar aquele sentimento de culpa e a sensação de estômago pesado.

Hidrate-se

Dica que parece óbvia, mas muita gente ainda deixa de lado. Não se esqueça de beber água durante todo o dia. Esse hábito, além de evitar a desidratação, garante mais energia e até prolonga a saciedade.

Exercite-se

Não estamos falando de ir à academia durante sua viagem, e sim algo muito mais simples: caminhar. Essa é uma maneira de deixar o corpo ativo e eliminar as calorias ingeridas. Sem falar que é a melhor forma de conhecer o lugar que está visitando, apreciar os costumes do povo e participar da rotina dos locais.

Não exagere no álcool

Moderação é a palavra chave para tudo e não poderia ser diferente em relação ao álcool também nas férias. Quer beber? É claro que não tem problema, mas não exagere na quantidade, evite ingerir bebidas alcoolicas com o estômago vazio e intercale com goles de água. Essas atitudes ainda evitarão uma desagradável ressaca no dia seguinte, que poderá comprometer parte da viagem.

Aposte no Slow Food

Como já dissemos, conhecer um lugar novo inclui experimentar sua gastronomia. A dica é dar preferência para restaurantes com uma atmosfera mais caseira, que invista em ingredientes mais saudáveis. Esqueça grandes redes e, claro, as cadeias de fast-food. Essa é uma ótima oportunidade de colocar em prática algumas das ideias do movimento Slow Food: investir na culinária local e que privilegie pequenos produtores, além de sentar-se à mesa e degustar o prato sem pressa.

Sugestão Jasmine

Não sabe o que levar de lanche durante a viagem? A Jasmine conta com diversas opções saborosas e nutritivas, como Mix de sementes e frutasSmoothies, Cookies integrais e Pipoca. Vale a pena conhecer também o Biscoito de Arroz, um lançamento perfeito para sempre ter na bolsa.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!