Fale Conosco
Exercicio com criança em casa
Exercicio com criança em casa

5 dicas de atividade física para fazer com crianças em casa

por Forte Apache
em 16 de abril de 2021

Para cada desafio do seu dia tem uma Jasmine. Hoje, vamos dar algumas sugestões de atividades físicas para fazer as crianças gastarem energia e aprenderem coisas novas!

Cuidar de crianças é ter um trabalho em tempo integral. Com a pandemia, a rotina de quem tem criança em casa ficou ainda mais intensa. Agora, é preciso equilibrar o tempo para dar atenção aos filhos, trabalhar, cuidar da casa, da saúde mental,  praticar atividade física, além de, claro, ter um tempo para descansar. Equilibrar tudo isso de uma forma que funcione é difícil. Nós sabemos. 

Mas você já conhece aquele ditado: corpo são mente sã, não é? Pois bem, um estudo feito pela USP Ribeirão mostra que pessoas que realizam atividades físicas conseguem lidar melhor com a ansiedade e o estresse. 

A pesquisa feita pelo Year in Sport, divulgado pelo Strava, mostra que no Brasil houve um aumento de 43,8% no número de mulheres que começaram a praticar atividade física durante a pandemia. 

Se esse é seu caso, possivelmente deve estar pensando na dificuldade em conseguir se exercitar enquanto cuida dos filhos, não é? É por isso que separamos 5 dicas de atividades físicas para fazer com crianças em casa. Confira:

PULAR CORDA EM CASA

1. Pular corda

O ideal para que você consiga treinar, é incentivar a criança para que ela também faça atividade física. Procure exercícios animados, como pular corda. Está liberado arrastar o sofá para o lado e abrir espaço na sala para que vocês possam se divertir juntos. 

Essa é uma atividade que as crianças gostam de praticar e que tem alto gasto energético quando comparado a outras modalidades como corrida, dança e caminhada.

Para você, a sugestão é começar devagar, respeitando os limites do corpo. Com 5, 10 ou no máximo 20 repetições com um tempo para que seu corpo possa recuperar o fôlego. Também é preciso cuidar com o impacto, por isso, evite pular colocando os calcanhares no chão, ficando sempre na pontinha dos pés.

Já para as crianças, a menos que ela seja muito sedentária ou esteja muito acima do peso, a corda é liberada sem limite de tempo ou de obrigação de repetições. Por terem um corpo mais adaptável, elas têm um nível de recuperação muito mais rápido e uma tolerância maior ao stress do movimento. Com certeza, vocês vão se divertir.

Ah, em tempo: cuidado com lâmpadas e outros objetos que estejam próximos ao local onde estiver pulando.

atividades diárias com crianças

2. Lista de atividades físicas diárias

Já é comum criar para as crianças uma lista de atividades diárias a serem feitas. Então, que tal incluir nessa lista alguns exercícios? Exemplos de algumas atividades: fazer 100 polichinelos durante o dia ou dar 30 pulos o mais alto que conseguir, sentar no sofá e levantar com uma só perna 10 vezes por perna e assim por diante. Varie as atividades e deixe que a criança descubra o que ela mais gosta.

alongamento para crianças

3. Rotina de alongamento

Uma atividade que poucas crianças sabem que gostam até fazerem são alongamentos. Há milhares de rotinas disponíveis na internet, desde protocolos de yoga, de dança, malabarismo e até o próprio Cirque de Soleil tem um canal no Youtube ensinando rotinas de alongamentos. 

A dica aqui é encontrar algo leve e que não necessite de acessórios. As crianças normalmente começam a perceber como têm um bom alongamento e pegam gosto pela brincadeira.

meditação com criança

4. Meditação

Talvez você estranhe a meditação estar nessa lista, mas a verdade é que ela oferece diversos benefícios para adultos e crianças, como redução do estresse e ansiedade, crescimento das emoções positivas e melhora na memória e no foco. Se você nunca meditou, hoje existem diversos especialistas que atendem no formato online. É também possível encontrar guias na internet, que te ajudarão a colocar a meditação na sua vida e na do seu filho.

atividades para crianças - caça ao tesouro

5. Caça ao tesouro

Essa é pra quem quer deixar a criança gastar energia mas não quer ter muito trabalho. Coloque espalhado pela casa algum tipo de “tesouro” escondido. Diga para a criança o que ela tem que achar. Aqui, você tem duas opções: deixar em lugares fáceis de achar e dar um tempo limite para ela pegar (fazendo ela correr) ou esconder um pouquinho melhor e permitir que ela gaste mais tempo buscando os tesouros.

É importante lembrar que você deve seguir os limites do seu corpo. A atividade física deve ser algo gostoso de se fazer. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), crianças de 3 e 4 anos podem se exercitar 180 minutos por dia, com atividades leves e moderadas. Já os de 5 a 11 anos, estão liberados para exercícios moderados por 60 minutos, três vezes por semana. 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando a Jasmine que sempre tem dicas para melhorar sua vida.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!