Fale Conosco

O papel do nutricionista em nossa saúde

por Jasmine
em 22 de agosto de 2020

No dia 31 de agosto de 1949 foi criada a Associação Brasileira dos Nutricionistas. A data é considerada um marco na profissão e por essa razão foi escolhida para celebrar o dia desses profissionais que cada vez mais têm importância no cotidiano da nossa sociedade.

É papel do nutricionista estudar os alimentos e entender quais são os efeitos deles em nosso organismo. Se você busca uma alimentação mais adequada, visando um estilo de vida mais saudável e com menos riscos de desenvolvimento de doenças, começar deixando a sua dieta aos cuidados desses profissionais é o primeiro passo.

Nutrição no Brasil: oito décadas de avanços

O primeiro curso de Nutrição no Brasil foi criado em outubro de 1939, mais precisamente na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. As disciplinas eram ministradas em tempo integral e o curso tinha duração de um ano. 

Dez anos depois foi criada a Associação Brasileira dos Nutricionistas, entidade que posteriormente foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), entidade que juntamente com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) regula a profissão no país.

O tempo de duração dos cursos de Nutrição foi ampliado na década de 60 para 3 anos e na década de 70 a grade curricular passou para 4 anos. Em 24 de abril de 1967 a Lei 5.276 regulamentou a profissão de nutricionista no Brasil. Hoje, podemos dizer que a importância do segmento é plenamente difundido junto à população.

As áreas de atuação do profissional de nutrição

São várias as áreas nas quais o profissional formado em nutrição pode atuar. Se engana quem pensa que o trabalho deles se limita ao atendimento ao público nos consultórios, por meio da chamada Nutrição Clínica. Há profissionais no segmento esportivo, na nutrição funcional e também na nutrição hospitalar.

Indústrias alimentares, como a Jasmine Alimentos, empresas de suplementação, hotéis, companhias que fornecem refeições e setores voltados à gastronomia, todos têm espaço para profissionais dessa área. Eles são responsáveis por definir cardápios e realizar avaliações sobre os produtos que serão oferecidos para o público.

Como a alimentação têm um papel fundamental na manutenção e no desenvolvimento do organismo, seguir o conselho desses profissionais, reeducando-se para ter uma dieta mais saudável, é de suma importância para quem deseja manter um estilo de vida com maior qualidade.

Plano alimentar: o papel do nutricionista na adoção de hábitos saudáveis

O nutricionista é o profissional capacitado para ajudar pacientes de todas as idades a terem uma alimentação saudável ou mais apropriada para as suas necessidades. Por exemplo, um jovem atleta tem necessidades específicas de alimentos para desempenhar melhor a sua atividade do que um idoso com a saúde debilitada.

Após uma análise do histórico do paciente, o papel do nutricionista é preparar um plano alimentar, oferecendo o que há de mais adequado em termos de alimentos visando suprir deficiências, minimizar riscos à saúde e proporcionar melhor qualidade de vida. Não se trata de ditar regras, mas sim de auxiliar, por meio da reeducação alimentar.

Empresas como a Jasmine Alimentos ressaltam ainda mais a importância dos profissionais de nutrição. Há mais de três décadas nosso objetivo é transformar as pessoas por meio da alimentação saudável. É por isso que nossa linha de produtos prioriza itens de qualidade, integrais, orgânicos, sem glúten ou sem açúcar, mostrando que é possível conciliar sabor e saúde em alimentos nutritivos e perfeitos para toda a família. 

Tudo isso, é claro, supervisionado e aprovado por nutricionistas, visando sempre oferecer ao consumidor produtos nutricionalmente ricos e benéficos para a saúde de pessoas de todas as idades.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!