Fale Conosco
Novembro Azul
Novembro Azul

NOVEMBRO AZUL: CUIDADOS COM A SAÚDE MASCULINA

por Forte Apache
em 8 de novembro de 2021

Este mês é marcado pelo Novembro Azul, uma campanha de conscientização sobre as doenças masculinas, principalmente para prevenção e luta contra o câncer de próstata. Vamos falar mais sobre esse assunto tão importante?

 

COMO SURGIU O NOVEMBRO AZUL?

No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. O principal objetivo disso tudo é conseguir mudar alguns costumes que muitos homens têm em relação à procura pela prevenção e tratamento de doenças. Isso porque, a maioria deles evita ao máximo ir aos serviços de saúde, e só procura quando já não está se sentindo bem.

No início, o Novembro Azul abordava apenas o câncer de próstata. Mas, devido ao grande apoio das empresas e instituições, a campanha foi crescendo cada vez mais e chamando a atenção sobre o cuidado geral com a saúde do público masculino.

 

CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, este é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina. Ele representa 29% dos diagnósticos da doença no país, afetando, principalmente, homens acima de 55 anos, com excesso de peso. 

COMO SE PREVENIR DESSA E DE OUTRAS DOENÇAS?

Não apenas em novembro, mas durante todo o ano, é fundamental cuidar da saúde e adotar hábitos cada vez mais saudáveis para ter maior qualidade de vida. Confira algumas dicas que preparamos para cuidar de você:

 

1º) Pratique exercícios físicos

A atividade física é, de certa forma, o melhor regulador do organismo que existe. Com ele, o sistema circulatório funciona de forma mais regulada, o tempo de trânsito gastrointestinal é menor, os músculos mais ativos e o organismo mais resistente. A prática de atividades físicas equilibra os níveis de hormônio e ajuda na manutenção e controle do peso.

Para saber mais sobre os benefícios de atividades físicas, clique aqui.

 

2º) Não fume

É uma unanimidade que mesmo os poucos tipos de cânceres que não são causados pelo cigarro têm seu efeito potencializado pelo hábito de fumar. Cigarros liberam também diversas substâncias tóxicas no organismo, que conseguem propagar seus malefícios não apenas aos fumantes como aos fumantes passivos.

 

3º) Tenha uma alimentação saudável

Lembra dos poucos tipos de cânceres que não são causados pelo cigarro? Pois bem, eles são causados ou potencializados pelo combustível que colocamos no nosso corpo. Por isso, a dica é simples: expanda ao máximo o possível o seu cardápio. Quanto mais colorida sua alimentação, melhor. Abuse sem medo das frutas, legumes, vegetais e, claro, os alimentos da Jasmine, que são completos e saudáveis.

Acesse nosso site e conheça nossa linha completa para uma alimentação mais saudável. Aliás, lá você também encontra várias receitas para se inspirar: confira aqui.

saúde do homem

4º) Incentive seus amigos 

Sabe a melhor forma de manter-se motivado em cultivar hábitos saudáveis? Estando cercado de pessoas que tenham objetivos parecidos com os seus! 

Então, explique a todos como é importante cuidar da saúde para prevenir vários tipos de doenças. Passe essas informações adiante! Quebre os preconceitos com relação ao cuidado da saúde masculina e cuide dos seus amigos.

 

5º) Faça consultas e exames regularmente

“Prevenir é melhor que remediar”. Quem nunca ouviu essa frase, que atire a primeira pedra. Mas agora, é hora de colocar em prática esse hábito de prevenção. Não deixe para procurar o serviço de saúde apenas quando estiver se sentindo mal. Realize consultas e exames preventivos!

Importante: a partir dos 45 anos, é fundamental ir ao urologista anualmente para avaliação e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Seja um homem de atitude: cuide da sua saúde, cuide de você!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!