Fale Conosco
dieta citogênica
dieta citogênica

Mais cautela: atente-se aos riscos da dieta cetogênica

por Forte Apache
em 16 de agosto de 2021

A dieta cetogênica ficou popular nos EUA ano passado. Porém, especialistas listaram os efeitos e os riscos que envolvem essa dieta tão restritiva. Lembrando que, para manter uma vida saudável, o mais indicado é ter uma alimentação equilibrada, com a presença de produtos integrais e orgânicos em sua dieta.

Fique por dentro desse assunto!

O QUE É A DIETA CETOGÊNICA?

Esse plano alimentar consiste no baixo consumo de carboidrato para uma perda de peso mais rápida. 

Nessa dieta, a alimentação deve ser composta de, aproximadamente, 80% de gordura, 15% de proteína e apenas 5% de carboidrato. Com isso, a cetose é desencadeada. Ou seja, depois que o corpo queima o carboidrato consumido, ele passa a utilizar a gordura corporal para manter a energia e o funcionamento.

O alto teor de gordura e baixo teor de carboidrato geram alguns efeitos colaterais no organismo que podem ser muito perigosos para a saúde. Conheça alguns dos riscos que os especialistas encontraram nessa dieta:

MAU HUMOR

Em uma dieta com baixa ingestão de carboidrato, o corpo deixa de ter a capacidade de produzir adequadamente a serotonina, que é o hormônio que regula o humor. Com isso, podem ocorrer alterações de humor.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Uma substância química chamada de neuropeptídeo-Y pode ser liberada pelo cérebro quando há o corte dos carboidratos, intensificando desejos alimentares que aumentam os riscos de padrões como a compulsão alimentar.

DIARREIA

Alimentos ricos em gordura fazem com que o fígado trabalhe mais e aumente a liberação de bile, que é responsável por acelerar as fezes. Esse fato pode levar a um quadro de diarreia.

MAU ODOR

Durante a cetose, o corpo produz cetonas. Essas cetonas são liberadas pela expiração e, com isso, alteram principalmente o hálito.

DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO

O cérebro precisa de carboidrato para obter energia e, quando não há quantidade suficiente, a concentração fica comprometida.

EFEITO SANFONA

No início da dieta cetônica, pode haver a sensação de um emagrecimento rápido. Isso ocorre porque os carboidratos retêm mais água do que proteína e gordura, então, quando não são consumidos, a água extra é liberada pela urina, diminuindo o peso na balança. A maior dificuldade é manter a restrição alimentar pois, caso retorne à antiga alimentação, o peso também volta.

dieta cetogênica

cuidado com a dieta citogênica

NÃO ARRISQUE A SUA SAÚDE

A longo prazo, a dieta cetônica pode ocasionar graves problemas para a saúde, por isso, não devemos arriscar e iniciar uma mudança radical por conta própria.

O melhor é procurar um nutricionista para realizar um acompanhamento e indicar uma dieta equilibrada com alimentos integrais e orgânicos, que são opções para que seja mantida a saúde e o bem-estar do organismo.

Também é fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada com o gosto de viver bem que só a Jasmine tem!

Acesse o nosso site e conheça os produtos ideais para trazer mais saúde ao seu dia a dia:  www.jasminealimentos.com/produtos


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!