Fale Conosco
dieta citogênica
dieta citogênica

Mais cautela: atente-se aos riscos da dieta cetogênica

por Forte Apache
em 16/08/2021

A dieta cetogênica ficou popular nos EUA ano passado. Porém, especialistas listaram os efeitos e os riscos que envolvem essa dieta tão restritiva. Lembrando que, para manter uma vida saudável, o mais indicado é ter uma alimentação equilibrada, com a presença de produtos integrais e orgânicos em sua dieta.

Fique por dentro desse assunto!

O QUE É A DIETA CETOGÊNICA?

Esse plano alimentar consiste no baixo consumo de carboidrato para uma perda de peso mais rápida. 

Nessa dieta, a alimentação deve ser composta de, aproximadamente, 80% de gordura, 15% de proteína e apenas 5% de carboidrato. Com isso, a cetose é desencadeada. Ou seja, depois que o corpo queima o carboidrato consumido, ele passa a utilizar a gordura corporal para manter a energia e o funcionamento.

O alto teor de gordura e baixo teor de carboidrato geram alguns efeitos colaterais no organismo que podem ser muito perigosos para a saúde. Conheça alguns dos riscos que os especialistas encontraram nessa dieta:

MAU HUMOR

Em uma dieta com baixa ingestão de carboidrato, o corpo deixa de ter a capacidade de produzir adequadamente a serotonina, que é o hormônio que regula o humor. Com isso, podem ocorrer alterações de humor.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Uma substância química chamada de neuropeptídeo-Y pode ser liberada pelo cérebro quando há o corte dos carboidratos, intensificando desejos alimentares que aumentam os riscos de padrões como a compulsão alimentar.

DIARREIA

Alimentos ricos em gordura fazem com que o fígado trabalhe mais e aumente a liberação de bile, que é responsável por acelerar as fezes. Esse fato pode levar a um quadro de diarreia.

MAU ODOR

Durante a cetose, o corpo produz cetonas. Essas cetonas são liberadas pela expiração e, com isso, alteram principalmente o hálito.

DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO

O cérebro precisa de carboidrato para obter energia e, quando não há quantidade suficiente, a concentração fica comprometida.

EFEITO SANFONA

No início da dieta cetônica, pode haver a sensação de um emagrecimento rápido. Isso ocorre porque os carboidratos retêm mais água do que proteína e gordura, então, quando não são consumidos, a água extra é liberada pela urina, diminuindo o peso na balança. A maior dificuldade é manter a restrição alimentar pois, caso retorne à antiga alimentação, o peso também volta.

dieta cetogênica

cuidado com a dieta citogênica

NÃO ARRISQUE A SUA SAÚDE

A longo prazo, a dieta cetônica pode ocasionar graves problemas para a saúde, por isso, não devemos arriscar e iniciar uma mudança radical por conta própria.

O melhor é procurar um nutricionista para realizar um acompanhamento e indicar uma dieta equilibrada com alimentos integrais e orgânicos, que são opções para que seja mantida a saúde e o bem-estar do organismo.

Também é fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada com o gosto de viver bem que só a Jasmine tem!

Acesse o nosso site e conheça os produtos ideais para trazer mais saúde ao seu dia a dia:  www.jasminealimentos.com/produtos


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade