Benefícios da dança para a saúde física e emocional

por Redação
em 1 de novembro de 2016

Confira os benefícios que a dança oferece e quais os tipos mais praticados nas academias!

Não é de hoje que sabemos que a prática de atividades físicas proporciona benefícios para o bom funcionamento do organismo, principalmente quando associada a uma dieta saudável e à hidratação. Agora, praticar atividades físicas através da dança pode ajudar a melhorar não somente a saúde do corpo, mas também a emocional.

Segundo a professora de dança Renata Dipp, dançar gasta calorias de uma forma alegre, descontraída e divertida. Por isso, quem dança muitas vezes acaba não percebendo o tempo passar em aulas que misturam exercícios aeróbicos com músicas animadas.

Como a dança estimula a saúde física e emocional?
Para a saúde física, a dança melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade, trabalhando membros inferiores, tais como: coxas, glúteos, pernas, abdômen e braços.

Em relação a saúde emocional, a sensação de bem-estar durante a prática do exercício provoca a liberação de endorfina, que melhora o humor e a autoestima.

“Em pouco tempo, às vezes já na primeira aula, as pessoas que fazem dança já saem diferentes, mais alegres e felizes”, afirma a professora Renata.

Tipos de dança
São várias os tipos e estilos de dança para praticar no dia a dia. Confira os mais praticados nas academias e escolha o seu!

Zumba
Uma das modalidades mais conhecidas para queimar calorias, a Zumba é inspirada em coreografias latinas. O ritmo é superenergizado e trabalha os braços, as pernas e os glúteos.

Ballet Fitness
Esta modalidade combina o Ballet Clássico com movimentos fitness, trabalhando com o peso do próprio corpo. O ritmo do Ballet Fitness ajuda a queimar calorias, aumentar a oxidação de gordura, melhorar a postura, alongar os músculos, entre outros benefícios.

Além do Ballet Fitness, também existe a modalidade Balletball, que junta a prática do Ballet Clássico com a bola suíça, trabalhando flexibilidade, coordenação, força e postura.

Pular também é dançar
É só calçar os sapatos suíços Kangoo Jumps e pular muito no ritmo das músicas mais animadas. Esse tipo de exercício ajuda a melhorar a resistência e o condicionamento cardiovascular.

Sh’Bam
Nessa categoria você vai dançar muito no ritmo das divas e divos do pop. É uma modalidade boa para dançar ao som de vários tipos de músicas e não cair na mesmice. Você pode queimar muitas calorias com rock, pop, pagode, disco e hip-hop.

Sugestão Jasmine
Para aproveitar ainda mais os benefícios que a dança pode proporcionar à sua saúde física e emocional, uma alimentação saudável é primordial para superar as expectativas desejadas na prática de exercícios. Então, segue a nossa sugestão de produtos Jasmine para você incluir na sua alimentação diária: Arroz Integral, Grain Flakes, SuperFrutas e Frutas Crocantes, Barras de Cereais e Ativos Jasmine. Conheça todos os nossos produtos!

Leia também
Balletball: novo exercício une força e elegância
4 trocas saudáveis para melhorar o resultado do treino
Dicas de exercícios físicos que ajudam a melhorar a digestão
Conheça os benefícios do Ballet Fitness

Saiba onde encontrar os nossos produtos.

Fonte: professora de dança Renata Dipp, academia Swimex.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!