Fale Conosco
cereais
cereais

Cereais integrais e sua influência na saúde

por jasmine
em 23/01/2017

Alguns tipos de alimentos são essenciais no nosso dia a dia para ajudar no bom funcionamento do organismo. Entre eles estão os cereais integrais, alimentos em grãos e, na maior parte gramíneas, ricos em nutrientes, fibras e vitaminas. Saiba mais sobre todos os benefícios dos grãos integrais e dicas de consumo sugeridas pela nutricionista Marilia Stefani Netto.

Quando um grão é considerado integral?

Para que um grão seja considerado integral, é preciso que ele esteja completo, ou seja, possua três camadas: o farelo, mais conhecido como casca; o endosperma, porção intermediária; e o gérmen, que é a semente. Ou seja, os cereais integrais são todos aqueles grãos que não passaram pelo processo de refinamento na indústria.

Nutrientes e vitaminas dos cereais integrais

Os grãos que fazem parte da família dos cereais integrais contêm nutrientes como: vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais (selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio, potássio e fósforo). Além disso, são ricos em carboidratos complexos e fibras, apresentando um baixo teor de gorduras. Também apresentam componentes adicionais chamados fitoquímicos ou fitonutrientes, que são compostos encontrados em vegetais que têm efeitos benéficos na saúde e um papel ativo na melhora do estado de indivíduos com enfermidades.

LEIA MAIS
Como consumir quinoa? Saiba tudo sobre esse supergrão rico em ferro e cálcio
LEIA MAIS
O que é que os 7 Grãos têm?

Benefícios para a saúde

As fibras dos cereais integrais exercem um papel importante no bom funcionamento do nosso organismo. Elas promovem a saciedade, garantem o funcionamento adequado do intestino, controlam a glicemia, reduzem o colesterol e até mesmo a absorção de gorduras dos alimentos.

Dicas de consumo de grãos

• Aveia: utilizada tanto em flocos como em farelos, pode ser adicionada em vitaminas, mingaus, polvilhada em frutas e até usada em pratos salgados.
• Cevada: tem um sabor adocicado que o torna um suplemento interessante nos pratos que vão ao forno e nas saladas.
• Trigo para quibe: consiste em caroços de trigo integral quebrados e torrados. Pode ser usado na preparação de quibes, tabule ou recheios, ou combinado com grão-de-bico, passas e nozes.
• Arroz integral: alimento rico em vitaminas do complexo B, que proporciona pequenas quantidades de cálcio e fósforo.
• Milho: é a base de uma grande variedade de alimentos como pipoca, cereais em flocos, xarope de milho, polenta, tortilhas, pão de milho e canjica.
• Quinoa: rica em aminoácidos, vitaminas e minerais. Contém fibras e costuma ser encontrada integral na forma de farinha, flocos, macarrão ou grão. Pode ser cozida e usada como substituta do arroz, em saladas, ou até mesmo batida em vitamina.
• Amaranto: contém alto teor de proteínas e quantidades importantes de lisina. Assim como a quinoa, pode ser utilizado cozido, como substituto do arroz, em saladas, ou batido em vitamina.

Sugestão Jasmine

Grande parte dos alimentos citados pela nutricionista Marilia, que propiciam bem-estar e diversos benefícios para saúde, estão entre os produtos Jasmine, como: Aveia, Arroz Integral, Quinoa e Amaranto. Quer ver mais? Conheça toda a nossa linha!

Saiba onde encontrar os alimentos Jasmine na sua região.

Fonte: nutricionista Marilia Stefani Netto – CRN: 347.078


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo