Fale Conosco
bicicleta
bicicleta

8 benefícios de andar de bicicleta

por jasmine
em 13/02/2017

Basta uma olhadela na rua para perceber que as magrelas estão se multiplicando. Se até há algum tempo a bicicleta era vista como brinquedo de criança ou como instrumento esportivo para atletas paramentados com roupas especiais e bikes de velocidade, o cenário tem mudado. A própria discussão sobre mobilidade urbana tem feito muita gente se dar conta de que a bicicleta é um meio de transporte viável, inclusive nas grandes cidades. Além da economia de grana e tempo, pedalar também é o jeito mais saudável de se deslocar por aí. Veja abaixo os principais benefícios de andar de bicicleta, listados por Rodrigo Poli, instrutor de educação física.

Benefícios de andar de bicicleta:

1. Melhora a saúde cardiovascular: como estimula a circulação sanguínea, promove a saúde do coração e dos pulmões, dentre outros órgãos.

2. Diminui a pressão arterial: Pedalar, mesmo que de maneira suave, porém com frequência, deixa o coração mais “eficiente”. Ou seja, é necessário menos esforço para bombear o sangue, o que diminui assim a pressão arterial.

3. Acelera o metabolismo: Andar de bicicleta pode ser uma excelente atividade física aeróbica, responsável por um gasto energético significativo. O metabolismo acelera a partir do momento em que aumenta a massa muscular.

4. Reduz o colesterol: Estudos mostram que ciclistas eliminam o colesterol ruim (HDL) até cinco vezes mais rápido, pois as partículas que transportam o HDL se metabolizam com maior velocidade.

5. Tem baixo impacto físico: Não existem sobrecargas de peso nas articulações; é importante, porém, estar atento ao terreno: se houver muitas irregularidades no trajeto, pode fazer mal às articulações.

6. Fortalece os músculos: Pedalar ajuda a fortalecer os músculos das pernas e do quadril, mas isso só acontece se o exercício for realizado ao menos três vezes por semana e em um trajeto de 30 a 40 minutos.

7. Auxilia na perda de peso: Apesar de a dieta ser o principal fator a ser levado em conta na briga com a balança, colocar o corpo em movimento sobre as duas rodas da bike é um excelente aliado contra o sobrepeso e a obesidade. Uma hora de pedal faz com que uma pessoa de 70 kg perca de 180 a 300 calorias, a depender do nível de esforço.

8. Diminui o estresse: Pedalar estimula a liberação de hormônios como a endorfina, que provoca o relaxamento, e a serotonina, que ajuda a manter o bom humor. Para se ter uma ideia, estudos mostram que pedalar entre 30 e 60 minutos por dia reduz em até 50% os riscos da depressão.

Como começar a andar de bicicleta

Apesar de as pedaladas serem recomendadas em qualquer idade, o professor de educação física, alerta que pessoas cardiopatas, com labirintite, ou com lesões nas articulações, coluna e joelhos, devem ficar atentas.

“A bicicleta é saudável como meio de transporte, lazer ou manutenção do condicionamento físico, mas, como toda atividade física, antes de começar é indicado uma avaliação médica e física para atestar a aptidão à prática”, explica Poli.

LEIA MAIS
Ciclismo esportivo: aposte nesta prática para viver bem!
LEIA MAIS
Mountain Bike: exercícios e aventura sobre duas rodas!

SUGESTÃO JASMINE

Para pedalar é preciso energia e, para isso, você pode contar com as várias opções de produtos do nosso portfólio. São várias opções de Cookies, Barras de Cereais, Granolas, e Complementos Alimentares que vão deixar você com força total para as pedaladas. Confira!

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo