Vinagre de maçã: cabelos e peles mais bonitos e saúde em dia

por tatiana.barros
em 30 de março de 2018

É normal ver diversas receitas caseiras para os cabelos e para a pele que possuem, em comum, um ingrediente em especial: o vinagre de maçã. Seu poder nesse quesito é conhecido há tanto tempo que reza a lenda até mesmo Cleópatra já fazia seu uso. Mas o que esse produto tem de especial que o torna opção saudável, tanto para a alimentação, quanto para os cuidados com a beleza?

Benefícios do vinagre de maçã

Feito a partir da fermentação da maçã, esse vinagre conta com uma poderosa substância chamada ácido acético que, entre diversas ações, bloqueia a absorção de amidos e açúcar, o que colabora para a perda de peso. Por fazer com que a glicose seja liberada de forma mais lenta no sangue, esse ainda é um aliado na prevenção da diabetes.

LEIA MAIS
Como ter uma pele perfeita com a ajuda dos alimentos
LEIA MAIS
Alimentos para o cabelo crescer mais rápido e forte

Como acontece com a maioria dos alimentos benéficos à nossa saúde, o vinagre de maçã possui ação antioxidante e, por isso, melhora a imunidade e ajuda a reduzir sintomas de inflamação e alergia.

Confira outros benefícios desse produto para a manutenção da saúde:

Promove a saúde cardiovascular

Estudos mostram que o consumo regular desse vinagre faz com que haja uma redução nas taxas do colesterol ruim (LDL). Ele ainda impede a formação de coágulo, que são causados pelo depósito de gordura nos vasos sanguíneos. Tudo isso é determinante para prevenir doenças como infarto, hipertensão e outras cardiovasculares.

Desintoxica

Os ácidos presentes no vinagre promovem um melhor funcionamento do fígado. O resultado disso é uma maior produção de enzimas e a eliminação de toxinas que geram o acúmulo de gorduras.

Garante pele mais bonita

Pois é. O vinagre realmente tem efeito benéfico para a pele. O que acontece é que ele tem ação antisséptica, o que faz com que as bactérias que causam a acne sejam eliminadas. Outra vantagem é que trata-se de um produto que tem o pH semelhante ao da pele. Isso faz com que o ácido do ambiente natural da flora bacteriana da pele seja mantido,o que inibe o crescimento de bactérias que resultam nas espinhas. Isso é especialmente benéfico para peles oleosas.

Para usar é simples: basta diluir uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de 300 ml de água. Aplique sobre a pele e deixe agir, reduzindo a oleosidade cutânea.

Hidrata os cabelos

Se você sofre com fios quebradiços ou oleosos, o uso do vinagre de maçã pode ser bem útil para deixar seus cabelos mais fortes e brilhosos. Isso porque, por possuir um pH ácido, ele age nos fios alcalinos, conferindo um equilíbrio necessário para sua recuperação. O produto faz com que as cutículas do cabelo se fechem e, assim, reduz aqueles indesejáveis frizz.

Como usar: misture uma colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de água filtrada morna. Lave os fios com shampoo normalmente e, em seguida, aplique o creme de tratamento que você costuma utilizar e deixe agir por cinco minutos. Por fim, enxágue todo o cabelo usando a mistura de água com vinagre.

Como usar o vinagre de maçã na cozinha

Essa é boa opção de tempero para saladas, molhos e até sucos, mas a principal dica é usar a versão orgânica, que é muito mais saudável. O vinagre de maçã também pode ser utilizado em receitas que precisam ir ao fogo, pois suas propriedades são mantidas em altas temperaturas.

Se você preferir tomar o vinagre de maçã, uma dica importante: não consuma-o puro, pois isso pode causar irritação no esôfago, devido à sua elevada acidez. Dilua o produto em água, antes de beber. Duas colheres de vinagre ao dia já são suficientes para obter todos os sus benefícios que o alimento tem a oferecer.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!