spirulina
spirulina

Spirulina: conheça os benefícios da cianobactéria rica em proteínas

por tatiana.barros
em 21 de setembro de 2017

Seu nome é um pouco estranho, mas seus benefícios foram descobertos por civilizações antigas e chegaram até no espaço. Muitos acham que é uma alga, mas a spirulina é, na verdade, uma cianobactéria, que vive em lagos e é rica em nutrientes.

Benefícios da spirulina

Essa é uma bactéria que foi descoberta pelos povos astecas e, há alguns anos, seu cultivo foi incentivado pela NASA, para que astronautas em missões espaciais de longa duração pudessem consumi-la. Mas o que essa pseudoalga, que é consumida em comprimidos, cápsulas e pó, tem de tão especial? Saiba mais.

 

Para começar, a spirulina concentra mais proteínas do que a carne vermelha, com todos os aminoácidos essenciais, o que faz dela uma ótima opção para vegetarianos e veganos. É fonte de carboidratos, fibras, ácidos graxos ômegas 6 e 3 e minerais, como cobre, ferro e manganês. Também fornece riboflavina, tiamina e niacina.

Todos esses nutrientes fornecem diferentes benefícios para o nosso corpo. Veja os principais.

Ganho de massa

Como se sabe, as proteínas são responsáveis pela construção e reparação celular, o que resulta na hipertrofia (ganho de massa magra) para quem pratica atividades físicas que buscam esse objetivo. Como a spirulina é um produto de alto valor proteico, é um poderoso suplemento para o pós-treino. Ela ainda ajuda a evitar a fadiga, por aumentar a resistência e a força muscular.

Prevenção de doenças cardiovasculares

O consumo regular desse produto ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e a controlar a pressão arterial. Isso é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame.

Controle do diabetes

A spirulina é uma aliada para reduzir também os níveis de glicemia no sangue, o que é especialmente benéfico para portadores de diabetes do tipo 2.

LEIA MAIS
Proteínas: importância para o organismo e alimentos indicados
LEIA MAIS
Tipos de vegetarianos: do vegano ao crudívoro, entenda as diferenças

Combate à anemia

A anemia é causada pela diminuição da hemoglobina no sangue, responsável por levar oxigênio para todo o corpo. Estudos mostram que a ingestão de spirulina eleva os níveis de hemoglobina e ainda fortalece o sistema imunológico.

Ação antimicrobiana

Para mulheres que costumam sofrer de candidíase, a spirulina é especialmente benéfica. Isso porque ela tem ação antimicrobiana e estimula o crescimento da flora intestinal. Além disso, ela ajuda a fortalecer o sistema imune, o que é essencial para barrar a ação de fungos, vírus e bactérias.

Alívio da rinite

Quem possui rinite alérgica, causada por poeira, pelos de animais, perfumes e outros fatores, costuma sofrer com corrimentos, espirros e congestão nasal constantes. Algumas pesquisas mostram que a ingestão de spirulina ajuda a reduzir esses sintomas.

Desintoxicação do organismo

A cianobactéria ainda tem o poder de eliminar substâncias tóxicas do corpo. Com isso, até mesmo a pele sente os benefícios desse produto.

E se você ficou curioso para testar todas essas vantagens da spirulina, mas não faz ideia de como utilizá-la, confira a receita de pudim de chia e spirulina.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!