smoothies
smoothies

Smoothies: opção refrescante e saudável para as crianças

por Redação
em 24 de fevereiro de 2017

O cenário muda, mas o roteiro é sempre o mesmo: no início da introdução alimentar, dá gosto ver o bebê se deliciando com as frutinhas amassadas. A cada novo sabor, vem aquela caretinha de estranhamento e, logo em seguida, a boquinha aberta de quem adorou a novidade. Seria lindo, se durasse pra sempre. Mas não dura.

LEIA MAIS
7 dicas de alimentação infantil para uma vida mais saudável
LEIA MAIS
Receita de picolé de frutas e chia

Conforme os bebês crescem, tornam-se mais seletivos e, principalmente após experimentarem produtos adocicados, a maioria deles começa a recusar aqueles alimentos que faziam tanto sucesso um tempo atrás. A partir daí, fazer com que as crianças consumam as porções indicadas de frutas vira um desafio. Nessa briga, é que os smoothies podem atuar como bons aliados. Sempre em parceria, claro, com as frutas oferecidas in natura, condição em que mantêm a integridade dos nutrientes.

smoothies

Para as crianças, o melhor é oferecer smoothies que levem apenas uma fruta Foto: Istock/Getty Images

O que são os smoothies?

Os smoothies são bebidas refrescantes à base de diferentes frutas, que podem ainda levar leite, iogurtes naturais e até sorvetes. Graças a esses ingredientes, eles se tornam fontes de energia, ricos em vitaminas e minerais e com pouca gordura.

A nutricionista Camilla Estima explica que a melhor forma de preparar os smoothies para os pequenos é optando por receitas que levam apenas uma fruta por vez. “Ao misturar sabores, a criança não reconhece cada fruta. Procure cada dia fazer um diferente”.

Para quem for preparar a bebida com leite, a recomendação é usar sempre o leite integral. “Ele contém vitaminas e nutrientes que não existem no desnatado. A restrição só deve ser feita em caso de crianças obesas, mas, ainda assim, é preferível retirar a gordura de outros alimentos e deixar o leite integral na dieta”, explica a nutricionista.

smoothies

Crianças costumam rejeitar manga e abacaxi in natura, mas essas frutas caem muito bem em smoothies Foto: Istock/Getty Images

Mas atenção: para que o smoothie seja uma bebida saudável, é importante não acrescentar açúcar, uma vez que as frutas já são doces naturalmente. Se em vez do leite for utilizado o sorvete, opte sempre por aqueles com baixas calorias.

Receitas de smoothies saudáveis para as crianças

Smoothie de morango

8 morangos
1 copo de leite ou 1 iogurte natural
6 cubos de gelo (opcional)

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador ou no mixer até obter uma consistência aveludada. Adicione gelo e triture até que eles se desfaçam. Sirva em seguida.

Smoothie de banana

1 banana
1 copo de leite ou 1 iogurte natural
2 colheres de sopa de água
4 cubos de gelo (opcional)

Modo de preparo:

No liquidificador ou mixer, triture a banana com o leite até criar uma mistura homogênea; junte a água e misture até obter uma consistência aveludada. Se desejar, adicione os cubos de gelo e bata mais um pouco.

Smoothie de manga

1 manga madura descascada e cortada
1 iogurte natural
1 copo de leite
1 colher de chá de mel

Modo de preparo:

Triture a manga no mixer ou liquidificador até ficar completamente desfeita; adicione o iogurte, o leite e o mel e bata até obter a consistência desejada. Se desejar, acrescente gelo.

SUGESTÃO JASMINE

Gostou das receitas de smoothies? Vale a pena inserir na rotina alimentar da sua casa essa opção saudável, refrescante e saborosa! Em nosso portfólio de produtos temos cinco opções de smoothies que oferecem a você todo o sabor e benefícios das frutas em embalagens práticas de transportar e consumir, sem prejudicar suas propriedades naturais. Produzidos com polpas naturais, sem adição de açúcares, as unidades de 90 gramas do produto suprem a necessidade de uma das três porções diárias de frutas recomendadas para consumo pela Organização Mundial da Saúde.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!