sinergia alimentar
sinergia alimentar

Combinação de alimentos: o que tem sinergia

por tatiana.barros
em 18 de julho de 2017

Uma boa combinação de alimentos resulta em ótimas receitas e causa aquela “explosão de sabor”. Mas algumas duplas não são apenas saborosas:  a união de alguns ingredientes pode ser considerada um casamento nutricional perfeito. Um exemplo clássico é a dupla mais famosa da culinária brasileira: o feijão com arroz. Quando dois alimentos se completam dessa forma, acontece o que é chamado de sinergia alimentar.

13 combinações de alimentos saudáveis

Quando dois ou mais ingredientes se interagem durante a digestão e facilitam a absorção de todos os nutrientes envolvidos, ocorre a sinergia alimentar.  Dessa forma, os benefícios ao organismo são muito mais amplos e completos do que quando os alimentos são ingeridos isoladamente. Não deixa de ser uma grande harmonização gastronômica!

Quer entender na prática como isso funciona? Conheça algumas combinações ideais de alimentos.

Arroz com feijão

Não é exagero dizer que não há dupla alimentar mais saudável.. Isso acontece porque, juntos, eles oferecem uma combinação riquíssima de aminoácidos essenciais ao organismo. Enquanto o feijão é rico em lisina, por exemplo, o arroz é fonte de metionina.

Tomate e Abacate

Prato típico da culinária mexicana, o guacamole é delicioso e traz uma combinação muito rica de ingredientes. Por que esses alimentos se completam? A gordura boa do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenoides do tomate, entre eles o licopeno, um bom antioxidante. Isso confere diversos benefícios para o nosso corpo, como a prevenção do envelhecimento precoce.

Laranja e feijão

Já parou para pensar por que alguém teve a brilhante ideia de colocar a laranja como complemento da feijoada? Não se sabe foi apenas pelo sabor, mas o fato é que a fruta é rica em vitamina C, que ajuda a potencializar a absorção do ferro presente no feijão. A fruta também ajuda na digestão e, com isso, a evitar aquela sensação de desconforto estomacal após comer uma bela feijoada.

Omelete e couve

O cálcio presente nesse vegetal verde é importante para fortalecer os ossos e evitar casos de osteoporose, especialmente em mulheres. E a vitamina D dos ovos ajuda na absorção desse mineral.

Aveia e suco de laranja

Quem não abre mão de um café da manhã completo já incluiu esses dois alimentos na refeição. É uma dupla perfeita para manter as artérias limpas, uma vez que os grãos integrais são ricos em fibras e substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o sistema cardiovascular. Já a laranja contém vitamina C, que ajuda a controlar os níveis de colesterol.

sinergia alimentar

Foto: Istock/Getty Images

Frango e lentilha

A proteína da carne ajuda o organismo a absorver melhor o ferro presente na lentilha. Isso é especialmente importante para prevenir casos de anemia, geralmente causada pela deficiência desse mineral.

Peixe e vinho

Essa não é apenas uma combinação saborosa e sofisticada. A uva é rica em polifenóis, que são importantes para melhorar a absorção do ômega 3, um ácido graxo muito presente em peixes de água fria, como sardinha e salmão.

Queijo com goiabada

Combinação conhecida por muitos como “Romeu e Julieta”, essa sobremesa não poderia ser mais saudável. Isso porque a proteína do queijo torna mais lenta a absorção dos carboidratos da goiabada,  prolongando a saciedade e contribui para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Abacaxi e carne

Você já assou essa fruta no fim do churrasco ou com carne de porco? São ótimas práticas, porque o abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão da carne.

Cenoura e soja

A cenoura é rica em vitamina A, que atua na saúde dos olhos e melhora o sistema imune. Sua absorção é ainda mais eficiente quando combinada com a vitamina E, presente em abundância na soja.

Maçãs e uvas

Incluir esses ingredientes na salada de frutas é uma ótima pedida para a saúde do coração. A quercetina da maçã, em combinação com a catequina das uvas roxas, diminui o risco de formação de coágulos no sangue.

Cereais e mamão

Outro elemento que ajuda na absorção da vitamina A é o zinco. E, por isso, essa combinação também é ótima para a saúde. O mineral presente nos cereais integrais reforça a assimilação da vitamina presente no mamão – a fruta servida com granola compõe um lanche bem inteligente. O resultado são células mais protegidas contra os radicais livres, que causam doenças e envelhecimento precoce.

Vegetais verde-escuros e limão

Assim como no caso da laranja com o feijão, a vitamina C presente no limão potencializa a absorção do ferro presente em vegetais como espinafre, couve e agrião.

 3 combinações de alimentos para emagrecer

LEIA MAIS
16 alimentos termogênicos que ajudam na perda de peso

Chá verde com limão ou pimenta

O chá verde possui catequinas, poderosos antioxidantes que tem sua ação potencializada pelo limão. Já a pimenta possui uma substância chamada capsaicina que, em contato com as catequinas do chá verde, aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso.

 Frango e pimenta

O frango é rico em proteínas, importante para a reconstrução muscular. Já a pimenta é um termogênico que acelera o metabolismo e colabora para transformar a comida em energia.

Atum e gengibre

Esse tipo de peixe é rico em ômega 3, um ácido graxo que evita o acúmulo de gorduras, especialmente na região abdominal. Já o gengibre é termogênico e importante para o bom funcionamento do intestino.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!