sementes
sementes

Os benefícios das sementes para a saúde

por Redação
em 23 de maio de 2016

Engana-se quem pensa que sementes são embriões de plantas e nada mais. Segundo um estudo publicado no jornal americano The New York Times, por exemplo, a semente de abóbora é a parte mais nutritiva do fruto. Outra reportagem, só que da revista Exame, mostra que a Chia é rica em ômega 3, proteína, antioxidantes e fibras.

LEIA MAIS
Fibras para que te quero!
LEIA MAIS
Entenda as diferenças entre chia e linhaça

No site do portal inglês BBC, a semente de girassol aparece como fonte de ferro e cálcio. De acordo com a nutricionista Amanda Cruz, muitas sementes auxiliam no combate de doenças cardiovasculares, diabetes, envelhecimento, melhoram o trânsito intestinal e ajudam até na redução de peso. “Elas são ótimas opções para enriquecer a alimentação”, completa.

As 5 melhores sementes 

Para dar aquele “upgrade” no cardápio e na saúde, a nutricionista Amanda nos ajudou a criar uma lista com algumas dessas sementes nutritivas. Confira!

Chia

Rica em fibras solúveis, pode auxiliar no processo de redução de peso porque intensifica a sensação de saciedade, além de ajudar a prevenir e controlar o diabetes. É rica em ômega 3, que está relacionado ao controle de colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. Por conter antioxidantes, também pode oferecer efeito desintoxicante.

Semente de abóbora

Por conter fibras, auxilia na manutenção do trânsito intestinal. Além disso, contém vitaminas antioxidantes que podem ajudar no combate ao envelhecimento.

Semente de linhaça

Rica em lignanas (substâncias semelhantes ao estrógeno, chamadas de fitoestrógenos), tem ação semelhante aos hormônios femininos. Se consumida regularmente, pode ser utilizada como um complemento na prevenção dos sintomas da menopausa. Também é fonte de ômega 3 e ômega 6, responsáveis por auxiliar no controle dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL), e podendo favorecer o colesterol bom (HDL). Por conter fibras, pode ajudar na manutenção do bom funcionamento do intestino.

Gergelim

É uma semente oleaginosa de excelente sabor e valor nutricional, muito utilizado na culinária natural para enriquecer e enfeitar diversos pratos. É fonte de minerais como ferro, fósforo, magnésio e contém ácidos graxos insaturados, importantes para uma dieta equilibrada.

Sugestão Jasmine

Que tal deixar suas refeições muito mais nutritivas com as nossas Sementes de Abóbora e Girassol, a Chia em Grãos, a Farinha de Chia Estabilizada, a Linchia, a Linhaça em Grãos, a Farinha de Linhaça, o Gergelim e os nossos Cookies Integrais Light com Sementes Nobres? É muito sabor e muita saúde para qualquer hora do dia. Conheça toda a nossa linha de produtos!

 

Fontes: Nutricionista Amanda Cruz, CRN: 9088-8; The New York Times; BBC; Revista Exame.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!