Fale Conosco
Saladas
Saladas

Saladas: alimentação saudável o ano todo

por jasmine
em 20/01/2015

Investir no consumo diário de saladas garante a ingestão de nutrientes essenciais para o organismo

Uma vida saudável pede uma alimentação mais leve, com muitas frutas, verduras, legumes, folhas verdes e a ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é ingerir pelo menos cinco porções de vegetais por dia. E, para ajudar nessa tarefa, investir no preparo e consumo de saladas é fundamental.

Segundo a nutricionista Carolina Carnevalli, o consumo de saladas é indispensável para quem busca uma alimentação saudável, pois, além de contribuir para a hidratação do corpo, elas também possuem nutrientes essenciais que garantem o bom funcionamento do organismo, assim como fibras, vitaminas e minerais.

“As fibras desempenham importante papel no funcionamento do intestino, ajudando na formação do bolo fecal. Além disso, elas também aumentam a saciedade durante e depois das refeições. Já as vitaminas e os minerais são nutrientes envolvidos em todas as reações químicas do organismo, incluindo funcionamento do metabolismo, imunidade e a formação de tecidos”, explica a nutricionista. “Comer uma salada durante as principais refeições garante o consumo desses nutrientes, por isso, esse hábito é essencial para uma alimentação equilibrada”, completa.

Montando a Salada

Para preparar uma boa salada, a dica de ouro é fugir da rotina e apostar na variedade. “Não adianta comer o mesmo tipo de verdura ou legume todos os dias, pois o organismo precisa de uma variedade de nutrientes. Por isso, é bom escolher alimentos diferentes todos os dias, sempre procurando incluir hortaliças, legumes e raízes”, comenta a nutricionista.

Carolina ainda lembra que é possível completar a salada acrescentando fontes de proteínas como ovo; ovo de codorna; frango desfiado ou em cubos; atum; sardinha; carpaccio de salmão e leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja. Além de fontes de carboidratos integrais como torradas integrais, macarrão integral, aveia, cevadinha, quinoa, trigo, entre outros.

Tempero saudável

Na hora de temperar as saladas, invista em temperos naturais e fique longe dos molhos e temperos prontos para salada. “Os molhos para salada normalmente contém uma quantidade grande de aditivos como excesso de sódio, glutamato monossódico e outros que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, o excesso de aditivos artificiais pode causar retenção hídrica, sobrecarregar o organismo e até mesmo causar dores de cabeça e alergias”, alerta a nutricionista Carolina.

Segundo Carolina, a dica é misturar sempre um tipo de tempero de cada grupo.

• Um tipo de óleo, que pode ser de oliva, linhaça, abacate.
• Um tipo ácido, como limão, vinagre, aceto balsâmico ou laranja.
Sal marinho ou outro sal especial.
• Ervas frescas e secas, como orégano, sálvia, tomilho, coentro.

“Outra opção é acrescentar alho, cebolinha, gengibre, mostarda etc, vai depender do gosto e preferência de cada um”, finaliza.

LEIA MAIS
Entenda a diferença entre sal refinado e sal marinho
LEIA MAIS
Receita de Suco Verde

Sugestão Jasmine
Na nossa linha de produtos temos várias opções para deixar a sua salada ainda mais gostosa e nutritiva, assim como a Farinha de Linhaça Estabilizada, a Farinha de Chia e a Chia em Grãos, a Linhaça Dourada em Grãos, além das Sementes, com as opções de Mix de Sementes e o Soytoast.

Confira também uma deliciosa Receita de Salada de Lentilha e Receita de Salada de Soja.

Fonte: Carolina Carnevalli – Nutricionista | CRN 3 20256 e OMS – Organização Mundial da Saúde


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade