o que é constipação
o que é constipação

O que é constipação e a importância das fibras na prevenção

por tatiana.barros
em 31 de agosto de 2017

A constipação pode gerar mal-estar e desconforto. Quem nunca se sentiu mal por ficar muito tempo sem ir ao banheiro? Se o problema é ocasional, não há razão para se preocupar. Mas, se a situação é crônica ou ocorre com muita frequência, é preciso prestar atenção e procurar tratamento adequado.

O que é constipação?

É uma síndrome caracterizada pela redução do número de evacuações, que pode gerar dor no sistema gastrointestinal e outros problemas. Conheça os principais sintomas:

  • Dificuldade para evacuar
  • Sensação de evacuação incompleta
  • Alteração no calibre das fezes
  • Perda de peso sem explicação
  • Sangramento no ânus
LEIA MAIS
Fibras alimentares: ajudam no emagrecimento e na digestão
LEIA MAIS
Hidrate-se: Os benefícios de beber água

Quais as principais causas da constipação?

Alguns fatores que podem ocasionar a síndrome são:

Dieta pobre em fibras

Esses elementos são responsáveis por regular o trânsito intestinal e promover o bom funcionamento do sistema digestivo. As fibras ainda conferem maior saciedade e ajudam no controle dos níveis de colesterol. Uma dieta rica em fibras deve incluir a ingestão de frutas, folhas verde-escuras e cereais integrais.

Pouco líquido

O baixo consumo de bebidas também é outra causa da constipação. Deve-se beber bastante água ao longo do dia, especialmente ao ingerir alimentos ricos em fibras.

Emoções

Problemas emocionais, como estresse e ansiedade, também podem desencadear o problema.

Sedentarismo

A prática regular de atividades físicas também colabora para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Já a vida sedentária contribui para a constipação.

Laxantes

O uso excessivo de remédios que estimulam o trânsito intestinal também pode levar à constipação, trazer danos ao intestino grosso e impedir sua contração muscular. Só faça uso desses produtos se forem recomendados pelo médico.

Ignorar sinais

O ideal é ir ao banheiro assim que sentir que o intestino está funcionando. Deixar para depois também é uma causa de intestino preso.

Remédios

A constipação pode ser efeito colateral de alguns medicamentos, como antidepressivos, tranquilizantes, analgésicos, antiespasmódicos, suplementos alimentares, entre outros.

Doenças

Doenças de cólon ou no assoalho pélvico e afecções do sistema nervoso (como esclerose múltipla, doença de Parkinson, paralisias secundárias, derrame ou trauma de coluna) podem afetar o funcionamento do intestino.

Gravidez

O aumento dos níveis do hormônio progesterona deixa o intestino mais preguiçoso. À medida que o bebê cresce, o intestino é comprimido e tem dificuldade para funcionar direito.

Tratamento e diagnóstico

Primeiro, analisa-se há quanto tempo os sintomas persistem, o número de evacuações semanais, a consistência das fezes, os hábitos alimentares, a intensidade do esforço para evacuar, o uso de medicamentos e a possível ocorrência de sangramento. Se o especialista achar necessário, pode ser realizado o exame proctológico completo.

Na grande maioria dos casos, o problema é resolvido apenas com uma mudança no estilo de vida e na alimentação. Por isso, é fundamental:

  • Ter uma dieta rica em frutas, verduras e cereais;
  • Manter-se hidratado;
  • Praticar atividades físicas;
  • Procurar um médico especialista em casos de prisão de ventre;
  • Investigar causas de sangramento pelo ânus;
  • Procurar um coloproctologista, caso os sintomas da constipação persistam por muito tempo.

Sugestão Jasmine

Quer aumentar o consumo de fibras na sua dieta? A Jasmine conta com diversas opções de produtos ricos nesses nutrientes. O Grain Flakes Tradicional é uma granola integral rica em fibras, que contém flocos de aveia, flocos de milho, melado de cana, uva-passa, óleos vegetais, flocos de arroz e germe de trigo, entre outros ingredientes. A Chia em grãos Jasmine vem pronta para consumo, auxilia na redução de peso e pode ser consumida de diversas formas. E a Aveia Orgânica Jasmine é um cereal rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e do coração.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!