refeição com a família
refeição com a família

Por que a refeição com a família e os amigos faz bem?

por Redação
em 2 de dezembro de 2016

Fazer refeições em família ou mesmo com os amigos pode parecer algo comum ao dia a dia, mas traz uma série de benefícios para a saúde. Afinal, por trás de momentos descontraídos como esses são liberadas importantes substâncias no cérebro: as mesmas que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar.

A importância dos amigos na hora da refeição

“A alimentação faz parte de uma experiência. E a experiência, diferente de produtos, diferente de ganhar alguma coisa, ela tem uma ‘ressaca’ mais tardia. E quando a compartilhamos com os outros, nós somos capazes de reviver aquele momento e fazer com que todos o sintam também, provocando uma sensação de bem-estar e de prazer por conta das substâncias geradas pelo nosso cérebro”, explica o psicólogo Thiago Gomes de Lima.

Conheça experiências práticas

Sabe aquele dia em que você decide preparar um prato para surpreender toda a família? No mesmo momento em que o saber culinário é compartilhado entre mães, pais, filhos e irmãos, são liberadas as substâncias no cérebro.

Outro exemplo acontece durante os tradicionais almoços de domingo. Neles, os vínculos entre familiares se apresentam de modo mais claro. É quando pais e filhos almoçam juntos ou, ainda, quando aqueles velhos amigos se reúnem para um almoço diferenciado.

LEIA MAIS
Ecogastronomia: alimentação saudável, natural e gostosa
LEIA MAIS
Você sabe o que é Comfort Food?

Vínculos criados pela alimentação

Segundo o psicólogo, a comida estabelece vínculos, não apenas entre familiares, mas também entre amigos e vizinhos. E a cozinha é sempre lembrada como uma atividade realizada para os outros. Alguns estudos apontam que as refeições, especialmente os almoços, são momentos de sociabilidade e no comer junto também aparecem individualidades como gostos, sabores e opiniões.

E tão importante quanto o comer junto, é o que se come, como, onde e quando. São essas as variáveis de um sistema alimentar, segundo especialistas. “Os pesquisadores afirmam que a interação entre os aspectos neurais, fisiológicos, endócrinos e comportamentais no processo da fome e saciedade estão intimamente relacionados ao comportamento alimentar”, explica Lima.

Sugestão Jasmine

Assim como o psicólogo Thiago Lima citou, além da importância de reunir a família e os amigos à mesa, o que nós comemos também ajuda a despertar prazer e bem-estar. Por isso, as nossas dicas de alimentos para ajudar você a preparar pratos deliciosos e saudáveis são: Arroz Integral, Farinhas Integrais, Ativos Jasmine, Germe e Fibra de Trigo, entre outros produtos da nossa linha Orgânicos ou Gourmet Integral. Conheça todos os nossos produtos!

Saiba onde encontrar os nossos produtos.

Fonte: Psicólogo Thiago Gomes de Lima – CRP 05-50.85


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!