Fale Conosco
receitas-saudaveis-com-quinoa-para-a-ceia-de-natal-e-ano-novo
receitas-saudaveis-com-quinoa-para-a-ceia-de-natal-e-ano-novo

3 receitas saudáveis com quinoa para a ceia de Natal e Ano-Novo

por Redação
em 13 de dezembro de 2019

A quinoa é um alimento cheio de benefícios que tem se tornado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Se antes ela ficava restrita ao mundo fitness, agora ela faz parte do cardápio de todo mundo que deseja ter uma alimentação saudável.

Classificada como um pseudocereal, a quinoa leva vantagem por ser muito bem equilibrada em termos nutricionais, oferecendo carboidratos bons, proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais na medida certa.

Benefícios da quinoa

Você sabia que a quinoa é considerada um superalimento? Além de ser livre de glúten, ela oferece diversos benefícios para a manutenção do organismo e a prevenção de doenças. Confira:

Construção dos músculos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a quinoa tem uma quantidade de proteínas comparável à do leite. Além disso, esse alimento oferece proteínas de alto valor biológico, o que faz dele uma excelente fonte de proteínas vegetais.

Assim, um dos benefícios da quinoa é a construção e a manutenção dos músculos, que necessitam dos aminoácidos provenientes da alimentação para se desenvolver corretamente.

Fortalecimento dos ossos

A quinoa é um alimento rico em cálcio, o principal mineral envolvido na formação dos ossos. Com o avanço da idade, o tecido ósseo perde esse mineral e se torna mais suscetível a fraturas e à osteoporose, especialmente no caso das mulheres.

A melhor forma de prevenir esses problemas é consumindo cálcio durante toda a vida, reforçando a importância da quinoa na alimentação.

Bom funcionamento do sistema nervoso

A quinoa é uma excelente fonte das vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B1, B2, B3 e B6, que são necessárias para a transmissão das mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento de todo o sistema nervoso.

Proteção da saúde do coração

Rica em fibras solúveis e insolúveis, a quinoa atua diretamente no intestino e traz diversos benefícios para a saúde. Além de estimular o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, as fibras reduzem a velocidade de absorção das gorduras provenientes da alimentação, incluindo o colesterol ruim (LDL).

Outro efeito das fibras presentes na quinoa é que elas favorecem a utilização do colesterol LDL pelo fígado na produção dos ácidos biliares, removendo essas moléculas do sangue. Dessa forma, o nível de colesterol ruim na corrente sanguínea diminui, reduzindo o risco da formação de placas de gordura nos vasos e protegendo a saúde cardiovascular.

Alimento sem glúten

Diferente do trigo, a quinoa não contém glúten em sua composição, o que faz dela uma alternativa segura para pessoas com doença celíaca ou para quem opta por seguir uma dieta sem esse elemento.

receitas-saudaveis-com-quinoa-para-a-ceia-de-natal-e-ano-novo

 

A quinoa em grãos pode ser consumida cozida em diversas receitas, mas esse pseudocereal também pode ser utilizado para a fabricação de farinha, que por sua vez pode ser empregada na produção de pães, massas, biscoitos e outros alimentos.

Receitas saudáveis com quinoa para a ceia de Natal e Ano-Novo

Com tantos benefícios, nada mais justo do que servir pratos deliciosos com quinoa nas festas de fim de ano, não é mesmo? Por ser muito versátil, esse alimento pode fazer parte da salada, do prato principal e até da sobremesa.

Confira nossas dicas de receitas saudáveis com quinoa para a ceia de Natal e Ano-Novo:

1. Salada de Natal com quinoa, maçã, nozes e cranberries

Lave e escorra as folhas verdes e distribua em uma travessa para servir. Lave as maçãs e corte em fatias finas no formato de meia-lua. Regue com meia colher de sopa de suco de limão para não escurecer, misture bem e arrume por cima das folhas verdes.

Em uma tigela, misture a quinoa cozida, o mix de sementes e nuts, as cranberries e o gorgonzola e salpique por cima das folhas e das fatias de maçã.

receitas-saudaveis-com-quinoa-para-a-ceia-de-natal-e-ano-novo

Em um recipiente à parte, misture o restante do suco de limão, o azeite, o vinagre de maçã, o mel, o sal e a pimenta. Você pode regar a salada com esse molho ou servir separadamente.

2. Risoto de quinoa com frutas vermelhas e limão-siciliano

  • 350 gramas de Quinoa Real em Grãos Jasmine cozida em água com sal
  • 1 pacote de Red Berries Jasmine
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de cebola-roxa em cubinhos
  • 2 dentes de alho amassados
  • Suco de 1 limão-siciliano
  • 150 ml de creme de ricota light
  • 130 gramas de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 100 gramas de amêndoas torradas em lascas
  • Manjericão fresco picado a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Aqueça o azeite em uma panela média e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente a quinoa cozida e refogue por mais 2 minutos. Junte o creme de ricota, misture bem e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos.

Adicione as red berries, o suco de limão-siciliano, o queijo parmesão e a manteiga e mexa bem. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino a gosto. Desligue o fogo e finalize com as amêndoas torradas em lascas e o manjericão picado para servir.

3. “Arroz-doce” de quinoa

  • 1 xícara de chá de Quinoa Real Mista em Grãos Jasmine
  • ½ xícara de chá de coco ralado
  • 1 litro de leite desnatado
  • 1 caixa pequena de leite condensado light
  • Canela em pó

Coloque a Quinoa Real Mista em Grãos Jasmine, o coco ralado e o leite em uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 25 a 30 minutos mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Acrescente o leite condensado e deixe ferver por mais 5 minutos. Polvilhe a canela em pó por cima para servir.

Por ser um alimento muito versátil, a quinoa pode substituir diversos ingredientes dos pratos mais clássicos na ceia de Natal e Ano-Novo. Use sua criatividade para aproveitar todos os benefícios!

Fonte(s): Globo Esporte, Mundo Boa Forma, Minha Vida e BBC


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!