sustentabilidade
sustentabilidade

O que é sustentabilidade e sua importância para o planeta

por Redação
em 26 de junho de 2015

Quando se fala em sustentabilidade, o que vem à sua mente? Coleta seletiva, reciclagem, economia de água e energia talvez sejam as situações mais associadas. Mas, a verdade é que o termo sustentabilidade abrange muito mais áreas e segmentos, assim como também está presente nas mais diversas situações do dia a dia, incluindo a alimentação.

O Que é Sustentabilidade?

A sustentabilidade é um conceito baseado em alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Ou seja, ser sustentável é respeitar o meio ambiente, suprindo as necessidades da atual geração, sem comprometer o seu sustento e o das futuras gerações. É buscar alternativas que possibilitam a preservação do meio ambiente, como é o caso da diminuição de resíduos e do uso de agrotóxicos em plantações. Além disso, a sustentabilidade também busca alternativas econômicas viáveis e a justiça social, com o objetivo de diminuir a desigualdade social e de promover o respeito e o equilíbrio entre os diferentes povos e culturas.

O que a sustentabilidade tem a ver com a alimentação?

Adotar pequenas atitudes no dia a dia pode fazer a diferença para uma sociedade mais equilibrada e justa. Preferir alimentos naturais e orgânicos, por exemplo, ajuda na preservação do solo, do ar, da água e principalmente da saúde. Isso porque, esse tipo de alimentação prioriza o consumo de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos, como fertilizantes artificiais, pesticidas e herbicidas, que são nocivos à saúde e podem causar a degradação do meio ambiente.

LEIA MAIS
Como ter uma alimentação saudável e sustentável
LEIA MAIS
10 motivos para consumir produtos orgânicos

A sustentabilidade aplicada à alimentação se enquadra na sustentabilidade ambiental, pois tem foco não apenas na saúde humana, mas principalmente na preservação do solo, da água e do ar, que podem ser contaminados com o uso de agrotóxicos. Ou seja, valorizar a alimentação orgânica ajuda a cuidar do planeta, prolongando a vida útil dos recursos naturais e garantindo uma melhor qualidade de vida a todos.

Conheça os tipos de sustentabilidade

Sustentabilidade Empresarial

É baseada em três fatores: o ambiental, o social e o econômico. Uma empresa sustentável é aquela que busca o equilíbrio entre as atividades que ela exerce e o meio ambiente, buscando alternativas sustentáveis que promovam uma melhora na rentabilidade financeira.

Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social tem como base a igualdade social e o conceito de harmonia e equilíbrio de todas as camadas que formam uma sociedade, como educação, cultura e renda, sempre considerando a influência que as ações da sociedade hoje, podem exercer nas gerações futuras.

Sustentabilidade Ambiental

É a vertente que deu origem ao termo sustentabilidade. Ela se baseia na preservação dos recursos naturais, favorecendo o consumo consciente e a redução dos resíduos que podem afetar a qualidade do meio ambiente.

Sustentabilidade Cultural

A sustentabilidade cultural se baseia no respeito e na preservação das tradições e costumes dos diferentes povos. Ela é aliada da sustentabilidade espacial que visa o equilíbrio entre a sociedade rural e a urbana, respeitando o meio ambiente característico de cada tipo de sociedade, sejam elas agrícolas ou grandes cidades.

Sugestão Jasmine

Todos os nossos produtos são desenvolvidos com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, respeitando as pessoas e o meio ambiente. Por isso, oferecemos produtos naturais e também contamos com uma linha especial de produtos orgânicos, livre de aditivos químicos e sementes transgênicas. Conheça a nossa linha completa de produtos!

Para saber mais sobre como aplicar os conceitos da sustentabilidade na alimentação diária, leia a matéria: Alimentação Saudável e Sustentável.

Fontes: Site Atitudes Sustentáveis; SerSustentável.org; SWU


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!