Para relaxar: alimentos que são calmantes naturais

por Redação
em 18 de maio de 2017

Nem toda a correria resolve: quem dá conta de cumprir tudo o que tinha se proposto para o dia? Além da canseira, não conseguir resolver a lista sem fim de atividades traz consequências para a saúde. Se você comumente reclama de estresse, ansiedade ou insônia, saiba que não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% das pessoas sofrem de insônia e aproximadamente 43% continuam cansadas durante o dia.

Se aumentar o número de horas do dia e fazer caber os compromissos é impossível, ao menos vale saber que há jeitos de minimizar o sofrimento e as consequências dessa sensação de impotência que deixa muita gente irritada e sem sono.

Alguns nutrientes são capazes de desacelerar o estresse, promover uma sensação de bem-estar e estimular o repouso. Confira quais são os alimentos que ajudam a acalmar os sentidos e prepare a sua cozinha zen.

Alimentos que ajudam a relaxar

Aveia

Possui dois nutrientes que ajudam a reduzir o estresse. O primeiro é o triptofano, um aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro, o que reduz a atividade do organismo, relaxa o corpo e facilita um sono mais tranquilo. A aveia é ainda um dos poucos cereais que contém melatonina, hormônio que estimula o repouso. Alguns estudos mostram que crianças que consomem mingau de aveia no café da manhã ficam mais calmas durante o dia.

Linhaça

A linhaça é fonte rica em ômega 3, um ácido graxo que auxilia na regulação dos neurotransmissores. O resultado disso é uma melhor qualidade do sono e redução na ansiedade, na irritabilidade e, até mesmo, na depressão.

Maracujá

Quem nunca ouviu que deveria tomar um suco de maracujá para relaxar? Mas, na verdade, é a folha da fruta que possui propriedades calmantes. Nela, estão presentes duas substâncias chamadas alcalóides e flavonóides, que atuam no sistema nervoso como analgésicos e relaxantes musculares.

LEIA MAIS
Oleaginosas: benefícios e diferenças entre castanhas, nozes e amêndoas
LEIA MAIS
Cacau: benefícios do principal ingrediente do chocolate

Gergelim

Na semente de gergelim é encontrada uma grande quantidade de vitamina B6, nutriente que é importante na conversão do triptofano em serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. O gergelim também auxilia na formação da melatonina, que estimula o sono.

Arroz integral

É fonte de carboidrato de boa qualidade, importante para regulação de serotonina e melatonina. Por isso, o consumo de arroz integral ajuda no relógio biológico, o que confere sono à noite e disposição pela manhã.

Banana

Uma das frutas mais populares do país é também uma aliada para quem deseja relaxar. A banana possui um conjunto de minerais que promovem o relaxamento muscular e diminui a atividade cerebral, o que favorece o sono.

Castanha-do-Pará

É fonte do mineral selênio, que possui propriedades antioxidantes. Isso faz com que o grão seja importante no combate à depressão e à ansiedade.

Chocolate amargo

Não é psicológica aquela sensação de prazer que o chocolate promove. A versão amarga (que possui, pelo menos, 70% de cacau na composição) é fonte de serotonina, o hormônio da felicidade. Por isso, o alimento é considerado boa opção para quem sofre com os sintomas indesejados da TPM.

E fica a dica: embora situações estressantes elevem o nível de cortisol, o que faz com que aumente a ânsia por carboidratos e doces, não se renda a essa tentação. Esses alimentos só aumentam o estresse e pioram o humor. Além disso, contribuem para o ganho de peso e podem ainda desencadear problemas como diabetes e doenças cardíacas. Invista sempre em alimentos naturais e nutritivos para uma melhor qualidade de vida!

Receitas Jasmine

Pãezinhos de Gergelim

Risoto de Arroz Integral, aspargos e cranberry

Paçoca de gergelim com linhaça dourada

SUGESTÃO JASMINE

Quer investir em alimentos saudáveis que promovam o relaxamento? A Jasmine conta com alguns produtos que ajudam nesse objetivo. A Aveia Orgânica, cereal importante para o bom funcionamento do organismo e manutenção do peso e bem-estar. A Linhaça Dourada Jasmine possui ômegas 3 e 6, que são ácidos graxos essenciais à dieta humana, e é fonte de fibras solúveis e insolúveis.

O Arroz Agulhinha Integral Orgânico Jasmine preserva intacto o germe, a camada interna e a externa do grão, onde se concentram a maior parte dos nutrientes.  E o Gergelim Branco, que fornece fibras, proteínas e minerais, contém ácidos graxos insaturados importantes para uma dieta equilibrada.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!