Fale Conosco
Reaproveitamento dos alimentos
Reaproveitamento dos alimentos

Menos desperdício e mais saúde: confira benefícios das partes descartadas dos alimentos

por jasmine
em 30 de maio de 2017

Dezenove milhões. Esse é o número de pessoas que poderiam ser alimentadas com as 40 mil toneladas de alimentos que são desperdiçados diariamente no Brasil, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Grande parte de todo esse desperdício poderia ser evitada com uma maior conscientização sobre a riqueza nutricional jogada no lixo ao se descartar sementes e cascas, entrecascas, folhas e talos dos alimentos.

O aproveitamento integral contribui não apenas para o enriquecimento nutricional da dieta diária das pessoas e para a redução do detrito orgânico, como também proporciona uma maior variedade nas preparações dos pratos, economia no orçamento familiar e colabora para preservação do planeta.

Aproveitar o alimento por completo pode ser muito mais simples do que aparenta e ainda é uma forma de descobrir um novo jeito de aperfeiçoar a arte de cozinhar. Tem dúvidas de como fazer isso? Confira algumas sugestões:

Talos das hortaliças: contêm teores de polifenóis mais altos que a parte que costuma ser consumida. Vale aproveitá-los de diferentes formas. O talo de agrião, por exemplo, tem sabor picante e pode acompanhar carnes ou ser recheio de bolinhos e pastel. Já os talos de brócolis e de couve podem rechear pizza ou pastel ou serem preparados como purê ou creme.

Casca e semente de abóbora: a casca de abóbora é rica em fibras, vitamina C e em uma proteína chamada Pr-2, que tem um poderoso efeito antifúngico. Para utilizar essa parte, basta fervê-la bem antes. Uma boa alternativa é usar a casca para enriquecer o arroz e em saladas. Já a semente de abóbora é rica em fibras, proteínas, potássio e lipídios. Ela pode acompanhar saladas ou ser consumida como aperitivo.

Casca de banana: Uma das frutas mais populares e consumidas pelo brasileiro, a banana ainda possui um trunfo pouco valorizado: sua casca, que contém até duas vezes mais vitaminas A e C e potássio do que a poupa, além de vitaminas do complexo B e fósforo. A casca pode ser utilizada na produção de bolos ou geleias.

Reaproveitamento-dos-alimentos

Foto: Istock/Getty Images

Casca de maracujá: Sabe aquela parte branca do maracujá que normalmente é descartada? Ela é rica em uma fibra solúvel chamada pectina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Também é fonte dos minerais como ferro, cálcio e fósforo. A casca da fruta também tem utilidade: pode ser usada para fazer uma farinha que é ótima para quem deseja emagrecer, pois confere saciedade, além de ajudar a prevenir a diabetes tipo 2.

Casca de laranja: é um bom aromatizante de arroz, além de poder ser usada em molhos e na preparação de doces. A casca da laranja é fonte de fósforo, cálcio, fibras e carboidratos.

Folha de beterraba: Sabia que essa parte que descartamos possui 17 vezes mais vitamina C do que a polpa do legume? Usá-la é fácil: pode ser consumida até mesmo crua em saladas.

Rama de cenoura: Parte rica em vitamina C, carotenóides, ferro e cálcio, pode ser ingrediente de molhos para massas, além de ser consumida cozida.

Sugestões de receitas:

Salada de casca de abóbora

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de casca de abóbora
  • 1 xícara (chá) de tomate picado
  • ½ xícara (chá) de cebola picada
  • Sal marinho Jasmine a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Lave a abóbora em água corrente, descasque e rale a casca. Coloque em uma panela e ferva bem. Depois de cozida, escorra a água e deixe esfriar. Junte o tomate, a cebola, o sal e o azeite. Sirva fria.

Salada com semente de abóbora e de melão

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de semente de abóbora
  • ½ xícara (chá) de semente de melão
  • 1 colher (chá) de sal marinho Jasmine
  • 1 tomate
  • 1 repolho fatiado
  • 1 cenoura ralada
  • 1 cebola ralada
  • 1 talo de salsa picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ limão pequeno
  • 1 colher (sopa) de semente de linhaça Jasmine

Modo de preparo:

Limpe as sementes de abóbora e de melão e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Mexa algumas vezes até ficarem torradas e crocantes. Reserve. Corte o tomate em cubos pequenos. Em um recipiente, misture o repolho, a cenoura, o tomate, a cebola e os talos de salsa. Tempere com azeite e limão. Coloque as sementes torradas e as sementes de linhaça no liquidificador e triture levemente. Adicione ao servir.

Receita de bolinho de casca de chuchu

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de cascas de chuchu e folhas de beterraba e cenoura;
  • ½ cebola picada;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de água;
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo integral;
  • sal marinho Jasmine a gosto.

Modo de preparo:

Bata o ovo até que fique espumoso e misture aos outros ingredientes até que se incorporem completamente. Faça bolinhos e leve ao óleo quente para fritar. Escorra bem em papel absorvente e sirva.

Para um consumo consciente e sem desperdícios, é essencial tomar cuidados como preferir alimentos fora das embalagens, para poder ver melhor a condição de todos os itens, comprar produtos frescos e evitar comprar grandes quantidades. Além disso, o armazenamento correto é fundamental.

SUGESTÃO JASMINE

Quer preparar essas receitas com aproveitamento integral dos alimentos? Confira alguns produtos da Jasmine que fazem parte desses pratos. A Semente de Abóbora pode ser consumida como aperitivo ou como petisco, como lanche entre as refeições, ou ainda, adicionada em saladas, pães e farofas.  Farinha de Trigo Integral, obtida por meio da moagem dos grãos inteiros do trigo, mantém a estrutura do farelo e do gérmen, que são as principais fontes nutritivas do grão. A  Linhaça Dourada em Grãos  possui ômegas 3 e 6, que são ácidos graxos essenciais à dieta humana, e é fonte de fibras solúveis e insolúveis. O Sal Marinho Atlantis é obtido de forma natural pela evaporação da água e mantém os traços minerais existentes no mar.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor

0800 701 8003

Atendimento Whatsapp