Você sabe qual a diferença entre Light ou Diet?

por Redação
em 23 de fevereiro de 2017

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de optar entre um produto light ou um alimento diet. E você, sabe a diferença entre eles? Chocolate diet é bom para quem está de dieta? Produtos light têm realmente redução de calorias?

LEIA MAIS
Açúcar mascavo: vantagens em relação ao refinado e ao demerara
LEIA MAIS
Fique de olho na gordura trans!

Confira abaixo as principais diferenças para acertar na próxima ida ao supermercado!

Conheça mais sobre os produtos diet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define os produtos dietéticos como “aqueles destinados a dietas com restrição de nutrientes (carboidratos; gorduras; proteínas; sódio), alimentos para controle de peso e alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares”. Mas cuidado: essa pode não ser uma boa opção para quem está querendo emagrecer. Em alguns casos, o açúcar é substituído por outra substância para conferir um sabor doce, que acaba tendo uma quantidade elevada de calorias. Um exemplo é o sorbitol, usado com frequência, e que tem 2,4 calorias por grama, que equivale a cerca de 60% das calorias do açúcar comum.

“Os produtos diet não são indicados para quem está fazendo dieta. Eles são indicados para quem possui alguma restrição alimentar e precisam excluir por motivos de doenças algum nutriente de sua alimentação”, explica a nutricionista Maria Angélica Grecco.

Nem sempre o chocolate diet é uma boa opção para emagrecer: pode ser que tenha menos açúcar, mas possua maior teor de gordura (foto: istock)

Nem sempre o chocolate diet é uma boa opção para emagrecer: pode ser que tenha menos açúcar, mas possua maior teor de gordura (foto: istock)

Nos refrigerantes também ocorre uma substituição que pode não ser boa para as grávidas, por exemplo. A concentração do sódio acaba sendo aumentada para compensar a falta do açúcar. E o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial, causar retenção de líquido, além de riscos de lesões no fígado e rins.

E o chocolate diet? Para as chocólatras de plantão que querem manter a forma, é preciso ficar de olho no rótulo: o chocolate diet pode ser tão calórico (ou às vezes até mais) como a opção comum, pois costuma ter mais gorduras.

O que são produtos light

Um produto é considerado light quando tem redução de algum nutriente (açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol ou sódio) ou do seu valor energético. Segundo a Anvisa, “um alimento pode ser considerado light se tiver no máximo 40 calorias (sólidos) ou 20 calorias (líquidos) ou, ainda, se tiver 25% de redução mínima no valor energético quando comparado a produtos similares convencionais”. Ou seja, um alimento é light quando tem baixas calorias ou redução delas.

Mas, antes de trocar tudo pelo light, é importante consultar um nutricionista para que avalie e indique quais são as melhores opções para você, dependendo das suas necessidades e objetivos. 

Você está em uma dieta de redução de calorias? Confira uma receita de bolinho de chuva light para matar sua vontade de doces, sem comprometer sua meta! 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!