Fale Conosco

Marmitas saudáveis: uma quarentena com a alimentação em dia

por Jasmine
em 29 de junho de 2020

Para muitas pessoas que estavam acostumadas a fazer as refeições fora de casa todos os dias, o período de pandemia trouxe uma nova realidade: a necessidade de fazer almoço em casa. Neste texto você conhecerá dicas de como fazer marmitas saudáveis para manter a alimentação equilibrada nesse período.

Com restaurantes fechados ou com atendimento limitado, essa é a opção mais segura para cumprir as regras de distanciamento social. Porém, há um lado bom e um lado ruim nessa novidade. 

A boa notícia é que preparando sua comida em casa você pode escolher opções mais saudáveis. A má notícia é que se você não se organizar terá que passar algumas horas todos os dias na cozinha. 

É possível conciliar alimentação de qualidade com a quarentena? Sim, é possível e aqui estão algumas dicas para você não descuidar da qualidade daquilo que põe na mesa e preparar marmitas saudáveis.

Adiante o trabalho nos finais de semana

Se você tiver que passar duas horas todos os dias na cozinha, é bem provável que na primeira oportunidade “sem tempo” você deixe a sua alimentação saudável de lado em prol de uma opção mais rápida e menos nutritiva. A dica para comer bem todos os dias sem sair de casa é planejamento.

marmitas saudáveis

Aproveite o final de semana para preparar quantidades suficientes de comida para a semana toda. Separe-a em porções diárias e congele. Isso fará com que na hora do almoço você só precise esquentar sua marmita. Mesmo se sobrarem poucos minutos para fazer isso, eles serão suficientes para que você resista à tentação de recorrer ao fast food.

Varie o cardápio, se possível

Outra razão pela qual muitas pessoas não se alimentam bem em casa é o fato de que as marmitas repetem o cardápio dia após dia. Ao final de uma semana alguns já não aguentam mais comer a mesma coisa e se sentem desestimulados a continuarem com uma dieta saudável, recorrendo aos alimentos que parecem mais apetitosos.

marmitas saudáveis

Novamente, o planejamento é um diferencial. Você não precisa fazer marmitas iguais para todos os dias. Aposte em uma boa variedade de verduras e diversifique-as ao longo da semana. Mantenha o arroz e o feijão como base da alimentação, mas troque os acompanhamentos, os molhos e até mesmo os temperos. Você verá que não é difícil ser versátil na cozinha.

Fuja dos alimentos altamente refinados

Eles até podem parecer uma alternativa mais prática, mas os benefícios param por aí. Alimentos refinados têm índices mais altos de açúcar, gordura e aditivos químicos. Quando consumimos esses produtos nosso organismo tem mais dificuldade para processá-los e eliminá-los e o resultado é aquele que você já conhece: gorduras localizadas e falta de nutrientes de qualidade.

Em vez disso, opte por snacks mais saudáveis como Bites Orgânico Mediterrâneo ou Cookie Integral Laranja. Eles são tão práticos quanto qualquer outro salgadinho daqueles que você pode comer na frente do computador, mas em contrapartida são muito mais saudáveis e não têm ovos, leite ou derivados na sua constituição.

Deixe para colocar o tempero na hora

Quer uma ótima dica para deixar a comida descongelada com o mesmo gostinho como se tivesse sido feita na hora? Prepare-a sem tempero. Ao cozinhar feijão para congelar, por exemplo, retire a panela do fogo dez minutos antes do tempo indicado na receita. Além disso, não inclua tempero no cozimento.

marmitas saudáveis

Na hora que você for consumir o feijão ou o arroz, acrescente o tempero ainda com ele congelado e “finalize” o processo. Há duas grandes vantagens de recorrer a esse método: primeiro que os alimentos congelados podem durar mais tempo na geladeira; e segundo que como o tempero estará fresquinho, a refeição ficará ainda mais saborosa.

Mantenha um horário fixo

Independentemente se você prefere almoçar mais cedo ou mais tarde, é importante que você defina para si um horário para as refeições todos os dias. Se optar por almoçar das 12h às 13h, por exemplo, tente repetir esse período diariamente para acostumar seu organismo a esperar por esse momento.

A rotina de trabalho em casa pode ser diferente daquela que você tinha no escritório, portanto adapte-a à sua nova realidade. Não pule refeições e não deixe para comer “quando der tempo”. A alimentação é fundamental para que você possa se manter produtivo, seja no trabalho ou nos estudos.

…..

Está sem ideias de quais pratos preparar para as próximas refeições da semana? Não se preocupe. No nosso site há uma seção de receitas com dezenas de alternativas saudáveis e práticas que podem transformar a mais simples das refeições em um verdadeiro banquete. Use e abuse da criatividade para experimentar novos pratos, mas sempre optando por alimentos mais saudáveis. Qual vai ser o cardápio de hoje?


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!