leite dourado
leite dourado

Leite dourado: a bebida de ouro da medicina ayurvédica

por tatiana.barros
em 30 de outubro de 2017

A medicina ayurvédica guia o estilo de vida indiano há séculos e é considerada a mãe da tradicional medicina chinesa. Faz relativamente pouco tempo que o ocidente passou a dar a importância que esse conhecimento milenar merece. Sabe-se que contribui para uma melhor qualidade de vida, pois considera a influência dos elementos da natureza no ser humano.

Há uma receita muito utilizada pela Ayurveda, que tem conquistado veganos e adeptos de uma vida mais saudável e natural: o golden latte ou leite dourado em português.

LEIA MAIS
Ayurveda: a medicina indiana que une saúde física e emocional
LEIA MAIS
9 dicas da Ayurveda para uma boa digestão

O que é o leite dourado

De coloração amarela intensa, o leite dourado é uma das joias da alimentação ayurvédica. Seu principal ingrediente é a cúrcuma (ou açafrão-da-terra), especiaria indiana que tem alto poder anti-inflamatório e antioxidante, graças a uma substância chamada curcumina. Esse pigmento reduz as reservas de gordura no corpo, acelera o metabolismo e ajuda no processo de digestão de proteínas.  Tudo isso faz com que seja um aliado de quem deseja perder peso. A cúrcuma ainda melhora a pele, protege o fígado e fortalece o sistema imunológico.

A receita leva também leite vegetal, que pode ser de arroz, amêndoas, castanhas, entre outros. Esse tipo de leite tem diversas vantagens em relação ao de origem animal, uma vez que não possui lactose e é livre de colesterol. As bebidas vegetais também são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino e combatem a prisão de ventre, e possuem baixo índice glicêmico.

Já a pimenta-do-reino e o óleo de coco potencializam a absorção da curcumina. A canela não apenas confere um sabor especial à preparação, como também possui antioxidantes, combate infecções, ajuda na digestão, entre outros benefícios.

Como preparar o leite dourado

Ficou curioso para experimentar essa bebida? Confira o passo a passo.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de cúrcuma em pó;
  • ¼ colher (chá) de gengibre em pó;
  • ¼ colher (chá) de canela em pó;
  • 1 pitada de pimenta-do-reino;
  • 2 colheres (sopa) de água fervente;
  • 2 xícaras  (chá) de leite vegetal.

Modo de preparo

Em uma tigela média, misture o mel, açafrão, gengibre, a pimenta-do-reino e canela. Misture bem e, em seguida, acrescente a água fervente para dissolver o mel. Junte o leite vegetal. Se quiser, adicione mais mel dissolvido em água fervente para adoçar.

Como consumir

É importante consumir o leite dourado logo após a preparação, para que a bebida não perca suas propriedades nutritivas. Um copo por dia é a quantidade recomendada, para não afetar o metabolismo. Muitas pessoas preferem beber à noite, antes de dormir, uma vez que também colabora para uma boa noite de sono.

Vale ainda usar o leite dourado como base para outras receitas, como smoothies, bolos e chás.

Sugestão Jasmine

O leite vegetal é item indispensável na preparação dessa bebida repleta de benefícios para o organismo, como o Extrato de Soja Jasmine, que equivale ao leite de soja. A linha de produtos Jasmine conta ainda com o Biov, bebida nutritiva que traz todos os benefícios do arroz e da aveia orgânicos prontos para beber. O Biov está disponível na versão líquida (sabores de Aveia, Arroz Original e Arroz com Amêndoas) e na versão em pó (sabores Original, Cappuccino e Chocolate).


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!