lanche integral
lanche integral

Lanches integrais: Por que investir em pequenas refeições durante o dia?

por tatiana.barros
em 3 de julho de 2017

A rotina corrida impede que você se alimente de forma saudável entre o almoço e o jantar? Saiba que comer a cada três horas ajuda a manter o metabolismo ativo. E quando você fica sem ingerir nada por longos períodos, o organismo passa a funcionar de forma mais lenta, para economizar energia e priorizar apenas as funções vitais. Com isso, a saúde e até a beleza ficam prejudicados. Para evitar esses problemas, vale apostar em lanches integrais, práticos e nutritivos.

Por que apostar em lanches integrais?

Para que o organismo funcione bem, o ideal é fazer cinco ou seis refeições por dia, sendo três principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches integrais nos intervalos. Essa prática garante o controle do apetite e ativa todas as funções celulares, entre elas a regeneração dos músculos e da pele.

O organismo funciona bem quando as refeições são constantes porque entende que está bem alimentado e que não precisa estocar as calorias ingeridas e focar somente nas funções vitais. Em contrapartida, ficar muito tempo sem comer faz com que o corpo busque se reprogramar para não ficar sem reserva. Isso ocorre com a redução do metabolismo, para economizar energia. O resultado pode ser ganho de peso.

LEIA MAIS
Como lidar com imprevistos e manter uma alimentação saudável
LEIA MAIS
Como preparar a lancheira ideal

Lanches integrais para um peso saudável

Então comer é o segredo para emagrecer ou manter um bom peso? Exatamente! Em geral, os programas de reeducação alimentar indicados por especialistas são compostos por várias refeições ao longo do dia. Esse procedimento ajuda na perda de peso porque a sensação de saciedade é prolongada e evita que a pessoa chegue à hora do almoço ou jantar com muita fome e não consiga se controlar. Também ajuda a evitar problemas como azia, refluxo, gastrite e úlcera.

O lanche da tarde, em especial, evita a queda dos níveis de serotonina no organismo e breca a elevação dos níveis de cortisol. Esse processo é muito bom para controlar os efeitos do estresse no corpo, especialmente para quem trabalha. O desempenho no trabalho também é beneficiado com essa pequena refeição, pois ela fornece energia para o sistema nervoso, o que reflete em bem-estar, memória mais ativa, mais disposição e bom humor. Os lanches ainda diminuem riscos de resistência à insulina e controlam os níveis de colesterol no sangue.

Como distribuir as refeições

Especialistas recomendam que o número de calorias ingeridas por dia seja dividido na seguinte proporção:

Café da manhã: 25%

Lanche da manhã: 5%

Almoço: 35%

Lanche da tarde: 5%

Jantar: 25%

Ceia: 5%

Sugestões Jasmine de lanches integrais

Está em dúvida do que comer na hora do lanche? A dica é apostar em alimentos ricos em fibras, que ajudam a controlar a fome e evitam o ganho de peso. Por isso, frutas e cereais integrais são sempre ótimas opções. Confira algumas sugestões para ter sempre um cardápio bem variado:

Granola,  iogurte natural e maçã crocante: Boa opção para o lanche da manhã, pois gera saciedade e ainda confere alto nível de energia para encarar um dia cheio de atividades.

Abacate, quinoa em flocos e calda de agave: Combinação excelente de gorduras e proteínas de boa qualidade.

Cenouras baby,  aipo e tahine: Os ingredientes formam um lanche rico em fibras e muito sabor.

Cookies integrais: Para quem é fã de biscoitos, essas são alternativas saborosas e muito mais saudáveis, por serem feitos com cereais integrais. Vale investir em cookies de diferentes sabores, como laranja, coco, limão e chocolate.

Biscoitos integrais salgados: Quem prefere algo salgado no lanche pode manter sempre na bolsa esse tipo de biscoito, que é fonte de fibras, tem baixo nível de gorduras saturadas e possui 40% menos sódio. Opções de sabores não faltam, como Alho e Orégano, Cebola e Gergelim e Linhaça.  A Jasmine também oferece os Soyast, que são salgadinhos de soja super saudáveis.

Frutas secas: Um snack natural, que mantém todos os nutrientes das frutas frescas. É uma boa forma de consumir as superfrutas, como cranberry, blueberry e goji berry. A Jasmine apresenta essas opções separadas ou ainda o Mix Fruits.

Red Berries, chá verde e nuts: Para quem deseja garantir a dose diária de antioxidantes.

Pipoca: Bateu aquela vontade de comer pipoca no meio da tarde? A Pipoca Zero Jasmine é um alimento saudável e saboroso, feito sem óleo, com sal integral moído e possui apenas 78 calorias por porção. Experimente o sabor Alho e Orégano.

Banana com aveia: Essa combinação é perfeita para a ceia, pois contém nutrientes que aumentam os níveis de serotonina (neurotransmissor que regula humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e temperatura corporal), proporcionando tranquilidade para uma boa noite de sono.

Conheça nossa linha completa de produtos integrais. É sempre válido consultar um nutricionista para montar um cardápio saudável e que atenda à sua necessidade nutricional.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!