Fale Conosco

Aveia: entenda a importância desse cereal em uma dieta saudável

por jasmine
em 13 de maio de 2020

Razões não faltam para que você inclua a aveia na sua dieta. Esse poderoso cereal é rico em fibras e minerais, proporciona a sensação de saciedade e ajuda a manter o intestino em ordem. 

Estudos mostram que bastam 3 colheres de sopa de aveia por dia para obter todos esses benefícios. E o melhor de tudo: existem diversas formas de consumir esse produto, seja in natura ou como ingrediente em pães, massas, doces e salgados. 

Se você ainda tem alguma dúvida de que deveria incluir esse cereal na sua dieta, então é hora de esclarecer todas elas e descobrir os benefícios que a aveia pode proporcionar para o seu organismo.

Os principais benefícios do consumo de aveia

Aumenta a sensação de saciedade

A aveia possui fibras insolúveis e solúveis. As do primeiro tipo são como a celulose e o nosso organismo não consegue processá-las. Porém, entre as fibras solúveis, o destaque são as beta-glucanas. 

Elas têm a capacidade de drenar a água que está no intestino, aumentando de tamanho e criando uma espécie de forro nas paredes do estômago e do intestino. Com isso, o estômago demora mais para ser esvaziado, o que prolonga a sensação de saciedade. Não é à toa que esse ingrediente é amplamente recomendado para quem faz dieta de emagrecimento.

Auxilia a regular o intestino

Já mencionamos a característica que a aveia tem de funcionar como uma espécie de forro para o intestino. Essas fibras também estimulam o crescimento da microbiota intestinal, pois servem de energia para os lactobacilos.

Desse processo surge uma substância chamada ácido butírico, que estimula os movimentos peristálticos. Esse estímulo faz com que as substâncias tóxicas sejam eliminadas mais rapidamente, favorecendo a renovação celular e prevenindo contra o câncer nesta região.

Auxilia na prevenção de doenças crônicas

As beta-glucanas, de novo elas, têm ainda mais uma função. A película que elas formam faz com que a glicose e o colesterol fiquem mais tempo presos ali antes de serem absorvidos. Ao absorver os carboidratos de forma mais lenta, os níveis glicêmicos não sobem de uma hora para outra, ou seja, permanecem regulares.

Quem tem colesterol alto pode se beneficiar bastante da ingestão do cereal, especialmente na forma de Farelo de Aveia. Estudos mostram que ele pode ajudar a reduzir esse índice em até 10%. A aveia também é rica em potássio, substância que auxilia na regulação da pressão arterial, ainda que não de forma direta.

Aveia é sinônimo de alegria

O triptofano é um precursor da serotonina, responsável pelo controle do humor e do bem-estar. Para que o triptofano se converta em serotonina, ele precisa de uma reação com algumas enzimas, como é caso do magnésio. Aí entra em cena a aveia, cereal rico neste mineral.

Dessa forma, ainda que não de maneira direta, a aveia pode ser um alimento importante para auxiliar no combate à tristeza e à depressão. Obviamente, o consumo de aveia não funciona como um “remédio” nesse sentido, mas certamente é um elemento que tem uma grande parcela nessa equação.

Uma ótima fonte de energia

Cerca de 30 gramas de aveia por dia são suficientes para que você possa obter todos os benefícios que esse cereal proporciona. É importante lembrar que a aveia, assim como outras fibras, devem ser consumidas sempre com líquidos, o que facilita a digestão. 

Como fonte energética, cada 100 gramas de aveia oferece cerca de 67 gramas de carboidratos – o que a coloca atrás apenas da quinoa e do farelo de trigo. Cálcio e ferro são outros nutrientes abundantes da aveia e que serão muito bem aproveitados pelo seu organismo.

…..

Você ainda tem alguma dúvida de que esse cereal deveria estar mais presente na sua dieta? A Jasmine Alimentos disponibiliza a aveia em três versões: Aveia em Flocos Finos, Aveia em Flocos Grossos e Farelo de Aveia. Há também as versões sem glúten: Aveia Sem Glúten em Flocos Grossos e Aveia Sem Glúten em Flocos Finos. Experimente ainda algumas de nossas receitas com aveia.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!