horta em casa
horta em casa

Horta em casa: no solo ou vertical, aprenda como plantar

por Redação
em 16 de maio de 2017

Unir o útil ao agradável. Exatamente assim pode ser resumida a decisão deliciosa de cultivar uma horta em casa. Afinal, além de ser uma maneira de consumir produtos orgânicos, essa é considerada uma eficiente forma de terapia, que ajuda a combater o estresse e a ansiedade tão presentes em nosso dia a dia.

E a falta de um grande espaço em casa não deve ser desculpa para não fazer o cultivo. Existem diversas formas de plantar variados tipos de hortaliças, seja no quintal, no terraço, em uma sacada, na varanda ou na garagem. O importante é escolher os vegetais mais adequados e considerar as condições ideais para que a planta se desenvolva.

Lembre-se que o termo hortaliças vai muito além das folhas verdes. Embora verduras como alface e couve sejam parte importante das hortaliças, há muitos outros alimentos que constituem essa categoria alimentar, como raízes, tubérculos e leguminosas.

O que é necessário para criar uma horta caseira

O primeiro passo é definir onde a horta será cultivada. Para isso, é preciso considerar alguns pontos:

• O lugar deve ter boa luminosidade. O ideal é que o local receba pelo menos cinco horas de luz solar para que as hortaliças se desenvolvam.

• Privilegie um local onde haja água potável próximo para poder regar a horta regularmente.

• É importante ainda que seja um terreno drenado, para que as hortaliças possam respirar.

• Se for em um quintal, o indicado é que se forme canteiros de 15 a 20 centímetros de altura, com cerca de 1 metro de largura, com um corredor entre os canteiros de 40 a 50 cm de largura para a circulação.

• Adube bem o canteiro com esterco curtido ou composto orgânico.

• Vale utilizar materiais baratos para fazer o canteiro, como baldes, caixotes, latas, garrafas e pneus. O importante é escolher recipientes que resistentes à umidade e que tenham furos para escorrer a água.

• Tubérculos, como cenoura e rabanete, precisam de canteiros com mais profundidade para se desenvolverem.

• A horta vertical é boa opção para quem mora em apartamento e consiste na plantação em estruturas presas às paredes. Para isso, vale usar vasos, garrafas, estruturas de madeira (como palettes) e, até mesmo, sapateiras.

hortaliças

Foto: Istock/Getty Images

Dicas de como cultivar 15 espécies de hortaliças

Agrião: A semente pode ser plantada em espaço pequeno, na primavera ou no outono. Mantenha sempre o solo irrigado e a colheita poderá ser feita entre 60 e 80 dias após o plantio.

Alecrim: Também pode ser plantada a semente ou a muda. Prefira fazer o plantio na primavera ou no verão. Regue o alecrim com mais frequência quando ele estiver jovem e espace o tempo depois de desenvolvido. Colha a partir do terceiro mês após o plantio, mas não retire mais da metade dos ramos de uma só vez.

Alface: Prefira plantar as sementes na primavera ou no outono, quando as temperaturas estão mais amenas. A colheita pode ser feita entre 55 e 130 dias após o plantio e o indicado é cortar a alface pela base, deixando 2,5 cm de caule acima do solo para que possa brotar novamente.

Beterraba: A semente ou muda deve ser plantada em um solo leve e sem qualquer tipo de detrito. Prefira plantar no início do outono. As raízes não devem ficar fora da terra e a colheita pode ser feita entre dois e seis meses após o plantio.

Brócolis: A semente ou muda pode ser plantada em espaços pequenos. Embora possa ser plantado em qualquer época do ano, prefira quando a temperatura estiver mais amena. Mantenha o solo sempre nutrido com adubo orgânico. A colheita pode ser feita entre 60 e 110 dias após o plantio.

Cebolinha: Pode optar por plantar a semente ou a muda, em qualquer época do ano. Mantenha o solo irrigado e adubado e colha de dois meses e meio a quatro meses após o plantio. Corte as folhas inteiras, retirando-as pela base.

Cenoura: Plante as sementes em solo com boa profundidade e livre de qualquer tipo de detrito. Evite plantar em épocas com temperaturas muito elevadas ou com muito frio. Mantenha sempre o solo irritado, mas sem encharcá-lo. A colheita pode ser feita de dois a quatro meses após o plantio

Couve: Essa hortaliça se desenvolve melhor em espaços maiores. Se puder fazer o plantio apenas em vasos, opte por aqueles que tenham, pelo menos, 25 cm de diâmetro. A semente ou a muda se desenvolve melhor em temperaturas amenas ou frias, por isso evite plantar no verão. Mantenha o solo sempre adubado e irrigado. Pode colher entre 10 e 16 semanas após o plantio. Para isso, corte a ponta do caule principal e deixe no pé algumas folhas mais jovens.

Espinafre: Também pode ser plantado em espaços menores e, de preferência, em épocas com temperaturas amenas. Mantenha a planta sempre irrigada e a colheita poderá ser feita entre 40 e 100 dias após o plantio. Prefira retirar as folhas mais externas ou a planta inteira, com 2,5 cm de caule acima do solo.

Hortelã: Pode ser plantada por mudas ou sementes. Evite local onde não bate vento forte para não prejudicar o crescimento. Mantenha sempre o solo adubado e irrigado. Pode colher quando quiser, seja pela haste ou apenas algumas folhas.

Manjericão: Plante as sementes do manjericão em épocas em que as temperaturas estejam acima de 18º C. Mantenha o solo sempre irrigado e a colheita poderá ser feita entre dois e três meses após o plantio.

Morango: Como o fruto não tem raízes profundas, o plantio da muda ou semente pode ser feito em vasos. Prefira plantar no fim do outono ou do verão e em dias nublados e frescos. A colheita pode ser feita entre 60 e 80 dias após o plantio.

Rabanete: O plantio das sementes deve ser feito em solo leve, com profundidade e livre de detritos no local definitivo. Prefira plantar em épocas de temperaturas amenas e regue o solo com frequência. A colheita pode ser feita entre 25 e 80 dias após plantio, dependendo da espécie.

Salsinha: Prefira plantar a semente em canteiros que tenham profundidade de, pelo menos, 30 cm. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, mas evite dias de calor ou frio intenso. A dica é manter o solo sempre irrigado e fazer a colheita entre dois e três meses depois do plantio. Corte as folhas inteiras.

Tomatinho cereja: Plante a semente no início da primavera. Entre 60 e 70 dias após o plantio os frutos já devem estar maduros para a colheita.

Você ainda pode contar com a ajuda da tecnologia para cultivar sua horta. Vale a pena baixar aplicativos como o Minha Horta, Plantit e Guia Salad, que mostram a melhor forma de cultivo de diversos alimentos, calendários para semear e colher, ferramentas necessárias e outras dicas úteis. Os três programas estão disponíveis para download na App Store e Google Play.

Sugestão Jasmine

Assim como você, nós também acreditamos na agricultura orgânica, protegendo a vida animal, vegetal e respeitando o equilíbrio da natureza. Conheça nossa linha de produtos orgânicos integrais, livres de compostos químicos nocivos à saúde, agrotóxicos e sementes transgênicas!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!