frutas que emagrecem
frutas que emagrecem

Saiba quais são as principais frutas que emagrecem

por tatiana.barros
em 6 de julho de 2017

Quem quer perder peso não consegue fugir de uma palavra: dieta. Com ela, vem a necessidade de cortar o consumo de uma série de alimentos calóricos e gordurosos. Mas nem só de restrição vive o controle de peso. O cardápio pode – e deve – conter frutas que ajudam a reduzir a compulsão por doces, são saborosas e aumentam o aporte de fibras e vitaminas. Algumas oferecem nutrientes específicos que agem a favor da redução de medidas. Ficou curioso para saber quais são elas?

10 frutas que emagrecem

Confira quais são os alimentos que não podem faltar na sua rotina alimentar:

Frutas vermelhas

Entram nessa categoria morango, mirtilo, amora, goji berry, red berry, cranberry e framboesa. São alimentos ricos em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. São ainda boas opções para um lanchinho, pois têm baixo índice de açúcar e de calorias.

LEIA MAIS
Como higienizar frutas e verduras corretamente
LEIA MAIS
O poder das superfrutas: Cranberry, Açaí e Goji Berry

Banana

Embora seja mais calórica do que outras frutas, a banana é fonte de triptofano, aminoácido ligado à sensação de bom humor e bem-estar que combate o desejo compulsivo de ingerir doces. A fruta também é fonte de potássio, um mineral que ajuda a prevenir cãibras, essencial para quem pratica atividade física.

Maçã

A fruta é fonte de pectina, um tipo de fibra solúvel que colabora para reduzir a absorção de gorduras pelo organismo e dá sensação de saciedade no estômago.

Mamão

Quem não abre mão dessa fruta no café da manhã faz sempre uma ótima escolha. O mamão ajuda a regular o nosso sistema digestivo e evita problemas como a prisão de ventre e a retenção de líquidos. Bexiga e intestino que funcionam bem contribuem para a perda de peso.

Abacate

Por ser um alimento rico em gorduras, muitas pessoas acreditam que o consumo de abacate leva a ganho de peso. Na verdade, o efeito é contrário: a fruta é rica em gorduras boas,  que reduzem o colesterol ruim e protegem o coração. O abacate ainda prolonga a sensação de saciedade. Só não vale ingerir o alimento com açúcar!

Limão

Quem nunca ouviu falar que água com limão em jejum ajuda a emagrecer? São vários os fatores que fazem da fruta uma poderosa aliada na perda de peso. Fonte de vitamina C, o limão ainda tem poucas calorias, tem ação diurética e ajuda a desintoxicar o organismo.

Coco

Assim como o abacate, o coco é um fruto gorduroso, mas rico em gorduras que são benéficas para o organismo. A polpa ainda contém triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são responsáveis por acelerar o metabolismo e ajudam a queimar calorias.

Pera

A pera é mais uma fruta rica em fibras. Por isso, consuma o alimento se deseja comer menos, regular os níveis de açúcar no sangue e melhorar o funcionamento do intestino.

Melancia

Já ouviu falar em alimentos com calorias negativas? É o caso da melancia!  Isso quer dizer que a fruta exige do organismo um gasto de energia maior para sua digestão do que a quantidade de calorias que possui. Além disso, é riquíssima em água, possui ação diurética, combate o inchaço e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Abacaxi

Mais uma fruta rica em água e com efeito diurético. Ajuda o organismo a eliminar toxinas e líquidos retidos e, assim, contribui para a redução de medidas.

Vale lembrar sempre que nenhum alimento faz emagrecer de forma isolada. É fundamental inserir essas frutas e outros vegetais em uma dieta variada e balanceada, além de reduzir o consumo de produtos ricos em açúcar e gordura ruim.

Sugestão Jasmine

Para potencializar os efeitos dessas frutas, vale ainda acrescentar alguns complementos como a chia, a Granola ou a linhaça Jasmine. Experimente polvilhar os grãos sobre uma salada de frutas.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!