Fale Conosco
Ecogastronomia
Ecogastronomia

Ecogastronomia: alimentação saudável, natural e gostosa

por jasmine
em 28/09/2015

A ecogastronomia, uma onda ecológica e sustentável  vem ganhando força e conquistando espaço à mesa dos brasileiros. Prova disso é o crescimento de 98% da procura por alimentos naturais e orgânicos no Brasil entre 2009 e 2014, segundo pesquisa da consultoria Euromonitor. Neste cenário,  o conceito se fixa como um estilo de vida sustentável, baseado em uma alimentação saudável, natural e gostosa.

O que é ecogastronomia

Segundo a gastrônoma Ana Luísa Salles, a ecogastronomia engloba ao menos quatro princípios fundamentais. “O conceito da ecogastronomia é, praticamente, uma filosofia de vida que defende alguns pilares básicos, como a preservação da biodiversidade, o respeito ao alimento e ao agricultor, o uso consciente dos recursos naturais e a escolha de ingredientes de qualidade”, explica.

• Preservação da biodiversidade: a ideia é que a ecogastronomia seja cada vez mais conhecida e aplicada à diversificação de produtos, ampliando o leque da oferta de alimentos produzidos e consumidos. Alguns exemplos são a couve-flor roxa, a couve portuguesa, a couve chinesa, entre outros.

Respeito ao alimento e ao agricultor: estimular o consumidor a fazer a escolha de alimentos de qualidade, produzidos com responsabilidade e consciência ambiental. Respeito ao produtor e às famílias que hoje ainda têm como atividade principal a agricultura familiar e agroecológica.

• Uso consciente dos recursos naturais: na ecogastronomia trabalha-se a ideia de não desperdiçar água, manejar a terra de forma a mantê-la produtiva, realizar a adubação verde e o uso de defensivos naturais.

• Escolha de ingredientes de qualidade: dar prioridade a produtos com a procedência conhecida, com pouco processamento, além de respeitar a sazonalidade dos ingredientes e priorizar a valorização do produto local.

LEIA MAIS
Como ter uma alimentação saudável e sustentável
LEIA MAIS
Você sabe o que é Comfort Food?

Atitudes sustentáveis também pautam a ecogastronomia

“Existem algumas atitudes importantes que podemos e devemos seguir em nossa rotina, como optar por ingredientes orgânicos, de pequenos produtores ou ainda provenientes da agricultura familiar. Também dar prioridade a comidas feitas em casa e deixar de lado os alimentos processados, procurando aproveitar ao máximo os ingredientes para evitar o desperdício. Ou seja, utilizar folhas, talos, raízes e cascas”, finaliza a gastrônoma Ana Luísa.

Sugestão Jasmine

O nosso compromisso é oferecer o melhor produto, com garantia de qualidade e segurança em todas as etapas para a sua alimentação. Por isso, também oferecemos uma linha de produtos orgânicos e a linha Gourmet Integral, perfeitas para preparações culinárias do dia a dia. Conheça a nossa linha completa de produtos!

Saiba onde encontrar os nossos produtos na sua região.

Fonte: Ana Luísa Salles – Gastrônoma e Professora do Curso de Ecogastronomia da Faculdade de Medicina de Petrópolis.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade