Dieta da lua: como o calendário lunar pode influenciar na alimentação

por tatiana.barros
em 23 de janeiro de 2018

A influência da lua em diversos fenômenos na Terra é um fato considerado desde as civilizações antigas, quando povos usavam o calendário lunar para a contagem do tempo. Ao longo dos anos, foi-se percebendo como ela influencia as marés, a agricultura, o ciclo menstrual feminino e, até mesmo, o humor.

LEIA MAIS
Melhores dietas do mundo: conheça as 10 eleitas por especialistas
LEIA MAIS
Como a alimentação pode ajudar no ciclo menstrual da mulher

Quem acredita no poder da lua sobre o nosso organismo defende que, assim como ela age nas marés, também exerce um poder no corpo humano, uma vez que cerca de 70% dele é composto de água.

O que considerar em uma dieta da lua

Essa relação da lua com nossas vidas também pode ser usada como um guia para novas atitudes. Não é à toa, por exemplo, que muitas mulheres consultam a fase da lua antes de cortarem o cabelo. Quer que o cabelo cresça, lua crescente. Volume? Lua cheia!

Vale ainda estender essa influência para a sua alimentação, sabia? Há quem acredite que cada fase está ligada a comportamentos alimentares. Entenda de que maneira isso funciona e como pode te ajudar na eliminação daqueles quilinhos a mais indesejados.

Lua Nova

Esse é o momento ideal para adotar novos hábitos alimentares, como iniciar uma dieta ou fazer um detox, por exemplo. Nessa fase, o corpo se limpa mais facilmente. Se você está adiando começar a praticar uma atividade física, deixe de preguiça, pois essa é a hora também. Aproveite para eliminar maus hábitos, que prejudicam a sua vida e a sua saúde.

Lua Crescente

Essa fase pede moderação e isso vale para comidas e bebidas. Isso porque trata-se de um período em que o ganho de peso é favorecido, já que o nosso corpo costuma aproveitar mais o que é ingerido. Portanto, se você não deseja engordar, vá com calma!

Lua Cheia

Essa é uma fase em que o sistema digestivo funciona de forma mais lenta e o corpo fica mais propenso a doenças estomacais e retenção de líquidos. Há uma tendência ao peso estabilizar, portanto, se você está querendo emagrecer, vá com calma. Tenha uma atenção extra ao que ingere para evitar enjoos e indisposições.

Lua Minguante

Nessa fase, a lua favorece a eliminação de calorias, líquidos e toxinas, por meio do suor, fezes e urina. Fica mais fácil também controlar a compulsão por doces e outras tentações calóricas. Por tudo isso, esse é um momento em que é mais fácil perder peso.

O que acha de testar novos hábitos alimentares baseados nas fases da lua?


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!