Fale Conosco

Dicas para uma ceia de Natal saudável

por Jasmine
em 11 de dezembro de 2020

Para muitas pessoas, a primeira imagem de Natal que vem à cabeça é a de uma família reunida em torno da mesa para a ceia. Trata-se de uma data especial na qual os alimentos têm parcela fundamental nesse processo de socialização e aproximação de laços.

Porém, uma mesa farta e com muitas variedades de alimentos não precisa ser sinônimo de comer muito ou de deixar a alimentação saudável de lado. Aliás, muito pelo contrário. O que não falta são opções saborosas, nutritivas e de fácil digestão para acompanhar essa data. 

Que tal acordar no dia seguinte sem ressaca nenhuma e passar pelo período de festas sem deixar de lado uma alimentação nutritiva e balanceada? Siga as nossas dicas e garanta uma ceia de Natal inesquecível.

Prefira alimentos in natura e evite ultraprocessados

Uma das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira é a de evitar sempre que possível alimentos ultraprocessados ou preparações muito gordurosas. Em contrapartida, prefira alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, ou alimentos minimamente processados.

Refrigerantes, sorvetes, chocolates e embutidos são exemplos de produtos que, se consumidos em excesso, deixam a sua alimentação desbalanceada. O ideal é evitá-los, mas se não for possível, consuma-os em quantidades reduzidas. Deixe que alimentos nutricionalmente mais atrativos sejam os responsáveis pela maior parcela da sua alimentação.

Limite as quantidades de sal e açúcar

Ao cozinhar alimentos, reduza as quantidades de sal e açúcar. Alimentos ultraprocessados podem conter grande quantidade de sódio. Em excesso, o sódio pode causar hipertensão, doenças renais e cardiovasculares, conforme destaca o Ministério da Saúde. Por isso, o principal conselho é moderação.

Já o açúcar em excesso, também segundo o Ministério da Saúde, é um dos responsáveis pelo envelhecimento das células, podendo causar doenças como diabetes, obesidade e câncer. Sua alimentação pode conter esses itens, é claro, mas quanto menores forem as quantidades, melhor para o seu organismo. 

Dê preferência a alimentos preparados em casa

Quando preparamos as nossas próprias refeições, fica mais fácil escolher quais serão os ingredientes que farão parte delas. Por esse ser um momento especial, se você tiver oportunidade, prefira você mesmo preparar cada um dos pratos. Além de regular melhor quantidades de sal, açúcar, óleo, corantes e conservantes, escolha também alimentos integrais

As fibras presentes neles aumentam a sensação de saciedade, auxiliam no funcionamento do intestino e proporcionam uma sensação de bem-estar. Todos esses benefícios são fundamentais para quem não quer ficar com mal-estar por ter comida demais na hora da ceia.

Aposte em alimentos mais saudáveis

Grãos como lentilhas, grão de bico, soja e ervilhas são sempre bem-vindos por serem ricos em proteínas e minerais. Outra vantagem é que eles são versáteis, pois podem fazer parte desde um prato quente a um prato frio. As frutas são uma ótima opção para enriquecer as entradas e saladas, além da sobremesa, é claro.

Atenção: dê mais valor à qualidade nutricional dos alimentos do que às quantidades preparadas. Muitos dos exageros nesta época do ano se devem ao fato de que erramos ao dimensionar as quantidades de preparação, e acabamos tendo uma mesa cheia, com muitos alimentos que acabam nem sendo consumidos.

E no dia seguinte?

Se você se saiu bem à ceia de Natal, então no dia seguinte poderá acordar renovado e sem nenhuma ressaca por conta do excesso de alimentos ou de bebidas. Porém, mesmo com todas as dicas acima pode ser que você não tenha resistido à tentação. Acontece, não é mesmo? Esses conselhos podem ajudá-lo a ficar mais disposto rapidamente no dia seguinte:

  1. Beba bastante água.
  2. Faça exercícios no dia seguinte.
  3. Beba sucos e chás feitos com ervas.
  4. Faça refeições leves e com bastante legumes e verduras.
  5. Evite bebidas alcoólicas.
  6. Evite alimentos gordurosos e doces.
  7. Coma a cada 3 horas: não adianta ficar em jejum para tentar compensar.

…..

A Jasmine Alimentos conta com uma linha completa de produtos integrais, sem glúten ou sem lactose. Eles são fabricados a partir de ingredientes selecionados para que não haja nenhum risco de contaminação. Nossas opções incluem pães, bites, cookies, granola, aveia, bolo e biscoitos

Nutritivos e saborosos, eles são perfeitos para quem se submete a dietas restritivas ou mesmo para aqueles que querem reduzir naturalmente a ingestão dessas substâncias através de uma alimentação mais saudável.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!