Dicas para ceia de Natal
Dicas para ceia de Natal

Dicas para ceia de Natal: como não exagerar na celebração

por tatiana.barros
em 9 de dezembro de 2017

Não há como negar que todas as delícias gastronômicas que compõem a ceia de Natal são algumas das responsáveis pela grande expectativa em relação à celebração. São tantos pratos doces e salgados típicos dessa época que resistir a todos eles se torna um desafio difícil de cumprir. Mas os exageros na comilança acabam desencadeando consequências, como ganho de peso e indigestão, apenas para citar os principais.

Dicas para ceia de Natal

E se você está achando que essa é uma missão impossível de cumprir e que exige grandes sacrifícios, calma! Você não precisa fechar a boca na ceia. Muito pelo contrário! Confira nossas dicas para se deliciar, sem sofrer com o peso na balança – e na consciência.

LEIA MAIS
Dicas para uma ceia de Natal simples, saudável e nutritiva
LEIA MAIS
Receita de Bolo Natalino com Nozes e Blueberries

Não fique muito tempo sem comer

Sempre tem alguém que diz que vai ficar o dia todo sem comer, para “guardar espaço” para a hora da festa. Esse é um grande erro! O segredo é justamente manter o estômago abastecido para que não se chegue com tanta fome na ceia e assim devore tudo.

Equilibre o prato

Não deixe de comer todos os grupos de alimentos para montar um prato balanceado. Por isso, invista nos cereais integrais, legumes, verduras, uma carne (magra, de preferência) e um carboidrato. E dica extra: ao investir na salada, opte por temperos naturais e deixe de lado os molhos industrializados, ricos em sódio. O azeite de oliva é um grande aliado da saúde e confere um sabor especial ao prato.

Prefira as proteínas

As carnes magras são protagonistas dessa celebração, especialmente o peru e o chester. E elas são ótimas opções para a saúde, por serem fontes de proteínas, com um teor mais baixo de gordura ruim.

Aposte nas frutas secas

Itens como a uva-passa, o damasco, a tâmara e a ameixa estão presentes em diversos pratos típicos dessa época. Você pode até não ser fã de todas essas frutas secas, mas a verdade é que elas são ótimas para ajudar a manter a dieta em dia, uma vez que são ricas em fibras. Isso quer dizer que elas conferem saciedade e reduzem a compulsão por comida.

Beba bastante água

Durante as celebrações é normal optar pelo consumo de bebidas alcoólicas, mas isso não é desculpa para deixar de beber água. Pelo contrário! O álcool causa uma desidratação e, por isso, é essencial se manter hidratado. A água ainda ajuda a digerir todo o alimento e causa saciedade, o que é importante para comer menos.

Não exagere nos doces

Para algumas pessoas essa é a parte mais difícil de resistir. E tudo bem se render a um pedaço do seu doce favorito. O grande problema é o exagero. Uma boa alternativa é optar por consumir frutas da estação ou até mesmo um sorvete com baixo teor de gorduras.

Na medida do possível, mantenha sua rotina

Dezembro é um mês atípico, com mil festividades. Por isso, se sentir que passou da conta em uma festa, controle-se na seguinte. E procure manter a rotina de exercícios físicos, algo essencial para a manutenção do peso corporal.

Não exagere no álcool

Tudo bem beber uma taça ou outra, mas prefira uma taça de vinho, que é mais saudável, ou um espumante, que contém menos calorias. E mais uma vez: não deixe de se hidratar e não fique de estômago vazio, uma vez que isso faz com que o organismo absorva o álcool mais rapidamente.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!