aprender a cozinhar
aprender a cozinhar

Aprender a cozinhar: como criar gosto pela culinária

por tatiana.barros
em 7 de julho de 2017

Não há dúvida sobre onde fica o coração de uma casa. A cozinha é o lugar onde a família se reúne, os amigos são bem recebidos e muitos momentos de descontração acontecem. Não há quem resista a uma conversa à beira do fogão, mas é fácil encontrar quem foge desse ambiente quando o assunto é cozinhar.

Tem gente que não vê prazer em executar receitas. Mas servir um prato preparado pelas próprias mãos pode se revelar uma das atividades mais prazerosas que existem. Argumentos não faltam: além de ser uma boa oportunidade para receber pessoas queridas, faz bem à saúde e ao bolso –  nada é mais saudável e econômico do que uma boa comida caseira.

LEIA MAIS
Chaves Lagarto: o chef que cozinha apenas o que cultiva
LEIA MAIS
11 dicas simples para ter uma cozinha sustentável

Como aprender a cozinhar

Não sabe como desenvolver o gosto pela culinária? Confira algumas dicas de cozinha para iniciantes que ajudam nesse processo:

Observe

Todo mundo tem um cozinheiro preferido: a avó, a mãe, o pai, o namorado… Comece observando como essa pessoa cozinha. Preste atenção nos pequenos detalhes, tire dúvidas, ofereça ajuda e pegue dicas práticas, como o ponto certo de determinada receita, o melhor tempero e a textura ideal.

Arrisque-se

Muitos dizem que não sabem cozinhar sem nunca ter tentado, por medo de errar. Mas não há como aprender sem tentar! Se até cozinheiros experientes comentem deslizes, qual o problema no erro de um iniciante? Coloque o avental sem medo! Se errar, está tudo bem. Oportunidades não faltarão para tentar de novo até acertar. Só não é permitido desistir.

Siga as receitas

Não dá para inventar pratos sem ter experiência na cozinha. Por isso, as receitas serão suas melhores amigas. Siga o passo a passo, respeitando as quantidades, os utensílios e os tempos determinados.

Comece pelo básico

Não adianta querer preparar uma refeição completa e elaborada antes de aprender a fazer pratos básicos. Para criar gosto e repertório na cozinha, comece por uma receita simples, como arroz, macarronada ou uma boa salada.

Sem desculpas

Para adiar algo, quase sempre recorremos à desculpa mais comum: a falta de tempo. Mas a verdade é que sempre encontramos um espaço na rotina para o que gostamos. Por isso, comprometa-se com esse objetivo e estabeleça ao menos um dia na semana para se dedicar a esse novo aprendizado, que logo se tornará um hobby.

Crie o cenário ideal

A cozinha deve ser um ambiente acolhedor, onde você queira ficar. Para que seja assim, alguns detalhes são essenciais, como ter um bom espaço para preparar os alimentos e uma iluminação adequada. Mantenha a geladeira e a despensa limpas e organizadas. Também é importante deixar todos os ingredientes e utensílios da receita à mão, para facilitar o processo.  Para deixar o cenário ainda mais agradável, aposte em outros elementos que dão prazer, como uma boa playlist e uma taça de vinho para relaxar.

Atente-se ao que agrada

Para descobrir suas habilidades, uma boa alternativa é considerar os pratos de que mais gosta. Se você for da turma das refeições salgadas, pode fazer uma massa simples com molho. Se preferir pratos leves, prepare sanduíches nutritivos ou saladas. Para a turma dos doces, uma receita de bolo simples e gostosa é uma boa pedida. Dedique-se e busque receitas mais complexas à medida que se sentir mais confiante.

Teste novos temperos

O segredo para um prato saboroso é um bom tempero. Não tenha medo de experimentar. Invista em condimentos naturais e mais saudáveis, como alho, orégano, cominho, pimenta e outras ervas. Vale ir a uma loja de especiarias e conhecer as opções disponíveis. Para salgar os pratos, invista no sal marinho, que é mais saudável. Mas não exagere nos elementos! Acrescente aos poucos e experimente sempre.

Use a tecnologia como aliada

Diversos aplicativos, sites e canais de vídeo dão dicas e receitas para iniciantes na cozinha. Sempre é bom aprender truques que facilitam o processo. Alguns canais até ensinam como utilizar aquilo que você já tem na geladeira ou despensa, para não precisar investir em ingredientes caros para cozinhar.

Ficou com vontade de aprender a cozinhar? Confira as receitas disponíveis no site da Jasmine e aposte em pratos simples, práticos, saborosos e que beneficiem a sua saúde! Acompanhe ainda matérias que explicam como os alimentos são essenciais para ter qualidade de vida e bem-estar.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!