Fale Conosco
Como cozinhar grao-de-bico
Como cozinhar grao-de-bico

Dicas de como cozinhar grão-de-bico sem perder os nutrientes

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 23 de agosto de 2017

O grão da felicidade. Assim é conhecido o grão-de-bico, leguminosa que é ótimo substituto do feijão nas refeições. Esse título tem um bom motivo: o alimento é fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. O efeito desse alimento no cérebro é o mesmo de um chocolate, com a vantagem de o grão ser bem menos calórico e não conter gorduras.

LEIA MAIS
Como cozinhar legumes e outros alimentos para manter seus nutrientes
LEIA MAIS
O que são grãos ancestrais?

Se você ainda não inseriu esse grão na sua dieta porque acha que a preparação é complicada, agora não tem mais desculpas.

Como cozinhar grão-de-bico

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.

Feito isso, saiba como preparar o grão-de-bico de diferentes formas.

Na panela de pressão:

Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.

 Na panela comum:

Depois de deixar os grãos de molho por 12 horas, escorra-os e coloque-os em uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora pelo menos, até os grãos ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.

 No micro-ondas:

O processo inicial para o molho é o mesmo. Passadas as 12 horas, escorra a água e leve ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.

Retirar a casca do grão de bico é simples: Basta apertar os grãos com a ponta dos dedos até sair toda a pele.

Propriedades nutricionais do grão-de-bico

É uma das melhores fontes de proteína vegetal, sendo uma ótima alternativa para vegetarianos e veganos. A leguminosa é rica em minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e cobre. O magnésico é um dos nutrientes mais presentes no alimento, o que o torna importante para o sistema imunológico e para a saúde cardiovascular.

E mais: o grão-de-bico é especialmente benéfico para as mulheres, uma vez que é fonte de fitoestrógenos, que ajudam na reposição hormonal na menopausa. Já a vitamina B9 colabora para a fertilidade feminina.

Receita de homus

Esse é um dos usos mais comuns para o grão-de-bico. Saiba como preparar.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 1 xícara (chá) de tahine
  • Suco de 1 limão espremido
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • Sal marinho
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
  • Água do cozimento do grão

Modo de preparo

Cozinhe os grãos da maneira que preferir. Depois, peneire os grãos e reserve a água. Triture bem o grão-de-bico no processador. Adicione o tahine, o suco do limão, o cominho e o azeite. Bata até chegar na textura que preferir. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco da água do cozimento dos grãos.

Sugestão Jasmine

Quer preparar um homus de grão-de-bico? A Jasmine conta com o Sal Marinho e o Tahine no portfólio de produtos. Confira nossa linha completa.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor

0800 701 8003

Atendimento Whatsapp