Como cozinhar grao-de-bico
Como cozinhar grao-de-bico

Dicas de como cozinhar grão-de-bico sem perder os nutrientes

por tatiana.barros
em 23 de agosto de 2017

O grão da felicidade. Assim é conhecido o grão-de-bico, leguminosa que é ótimo substituto do feijão nas refeições. Esse título tem um bom motivo: o alimento é fonte de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. O efeito desse alimento no cérebro é o mesmo de um chocolate, com a vantagem de o grão ser bem menos calórico e não conter gorduras.

LEIA MAIS
Como cozinhar legumes e outros alimentos para manter seus nutrientes
LEIA MAIS
O que são grãos ancestrais?

Se você ainda não inseriu esse grão na sua dieta porque acha que a preparação é complicada, agora não tem mais desculpas.

Como cozinhar grão-de-bico

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.

Feito isso, saiba como preparar o grão-de-bico de diferentes formas.

Na panela de pressão:

Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.

 Na panela comum:

Depois de deixar os grãos de molho por 12 horas, escorra-os e coloque-os em uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora pelo menos, até os grãos ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.

 No micro-ondas:

O processo inicial para o molho é o mesmo. Passadas as 12 horas, escorra a água e leve ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.

Retirar a casca do grão de bico é simples: Basta apertar os grãos com a ponta dos dedos até sair toda a pele.

Propriedades nutricionais do grão-de-bico

É uma das melhores fontes de proteína vegetal, sendo uma ótima alternativa para vegetarianos e veganos. A leguminosa é rica em minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e cobre. O magnésico é um dos nutrientes mais presentes no alimento, o que o torna importante para o sistema imunológico e para a saúde cardiovascular.

E mais: o grão-de-bico é especialmente benéfico para as mulheres, uma vez que é fonte de fitoestrógenos, que ajudam na reposição hormonal na menopausa. Já a vitamina B9 colabora para a fertilidade feminina.

Receita de homus

Esse é um dos usos mais comuns para o grão-de-bico. Saiba como preparar.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 1 xícara (chá) de tahine
  • Suco de 1 limão espremido
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • Sal marinho
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
  • Água do cozimento do grão

Modo de preparo

Cozinhe os grãos da maneira que preferir. Depois, peneire os grãos e reserve a água. Triture bem o grão-de-bico no processador. Adicione o tahine, o suco do limão, o cominho e o azeite. Bata até chegar na textura que preferir. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco da água do cozimento dos grãos.

Sugestão Jasmine

Quer preparar um homus de grão-de-bico? A Jasmine conta com o Sal Marinho e o Tahine no portfólio de produtos. Confira nossa linha completa.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!