Alimentos que fazem bem para o coracao
Alimentos que fazem bem para o coracao

4 alimentos que fazem bem para o coração

por Redação
em 22 de fevereiro de 2017

Um coração saudável bate cerca de 72 vezes por minuto e bombeia, em média, 9 litros de sangue por dia. É o funcionamento dele nessa toada que faz com que o restante do organismo funcione sincronizado e de forma harmônica. O que muitos de nós não sabe, ainda, é que o cardápio do dia a dia interfere diretamente no funcionamento desse músculo. Por isso, vale a pena investir em alimentos que fazem bem para o coração, mesmo que indiretamente.

LEIA MAIS
Temperos naturais para um cardápio mais saudável
LEIA MAIS
Alimentos antioxidantes para uma vida mais saudável

“Alimentos que auxiliam no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por exemplo, mantêm a integridade das artérias e, com isso, ajudam para que a pressão arterial fique controlada” explica a médica especialista em nutrologia e medicina do exercício e do esporte, Alice Amaral

Confira as dicas de alimentação destacadas pela especialista para que o coração bata bem e por muitas décadas.

Cardápio que fortalece o coração

1. Ômegas 3 e 9

peixes

Os peixes ricos em ômega 3 e 6 ajudam a reduzir os níveis de triglicerídeos e a evitar arritmias cardíacas Foto: Istock/Getty Images

Inclua os alimentos mais ricos em ômegas em sua dieta. São eles: a sardinha, o arenque e algumas sementes, como a linhaça. Os Ômegas 3 e 9 contribuem para a saúde cardiovascular, diminuindo as atividades plaquetárias e prevenindo coágulos, que são uma das causas de infarto agudo do miocárdio. Eles também ajudam a reduzir os níveis de triglicerídeos e a evitar arritmias, pois estabilizam a atividade elétrica cardíaca.

2. Vitamina E

A vitamina E é um potente antioxidante, presente em grande quantidade em ovos, fígado e sementes. De acordo com a Dra. Alice, as doenças cardíacas estão diretamente relacionadas com as reações de oxidação do organismo. “Duas pesquisas realizadas pela Escola de Saúde Pública de Harvard, publicadas em 2013, constataram que quem usou doses suplementares de Vitamina E, em qualquer quantidade por pelo menos dois anos, teve um risco de ataque cardíaco 40% menor se comparado a quem não usou”, afirma a médica.

3. Vitaminas do complexo B

Nozes

Nozes colaboram para que as veias não fiquem entupidas Foto: Istock/Getty Images

As vitaminas do complexo B, presente em peixes, frutas, hortaliças verdes, ovos, carnes e nozes, agem na decomposição química das gorduras, protegendo as artérias de possíveis entupimentos.

4. Fibras Solúveis

As fibras estão presentes em grande quantidade em frutas, vegetais, leguminosas, frutas secas e grãos integrais. Elas ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue e são indispensáveis na alimentação em prol do coração. “Em contato com a água elas formam uma espécie de gel que aumenta a viscosidade do conteúdo intestinal, se unindo às moléculas do colesterol e diminuindo a sua absorção pelo organismo”, explica.

E mais!

  • Mantenha uma alimentação equilibrada
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Durma bem
  • Fuja do estresse
  • Evite consumir álcool em excesso
  • Não fume!

ATENÇÃO!

“Vale lembrar que a saúde e a doença começam pela boca. Por isso, deve-se evitar o consumo de refrigerantes, sucos engarrafados e alimentos processados. Quanto mais natural, mais saudável será a alimentação,” orienta a médica.

SUGESTÃO JASMINE

Gostou das dicas de alimentos que fazem bem para o coração? Então conte com a Jasmine para ajudá-lo a ter uma alimentação equilibrada e saudável. Conheça a nossa linha completa de produtos!

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!